quarta-feira, 29 de outubro de 2014

IX ENEGeA - Encontro Nacional de Estudantes de Gestão Ambiental (De 15 a 19 de Dezembro)



Todos os anos, estudantes do Brasil inteiro se reúnem para discutir sobre as peculiaridades de cada curso da suas regiões e como se integrar no meio profissional depois de formados. Neste encontro são debatidos leis, estatutos, conselhos onde validarão nossa profissão, oferecendo também palestras e mini-cursos durante uma semana de evento.

http://ixenegea.yolasite.com/

Neste ano, a região Sudeste será palco desde encontro, com o IX ENEGeA sendo sediado em Três Rios – RJ, o evento acontecerá entre os dias 15 a 19 de dezembro de 2014 na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Instituto Três Rios.

Aguarde o IX ENEGeA vem aí! #enegeatresrios

Fique ligado nas  novidades: Curta a página no Facebook>
https://www.facebook.com/enegeatresrios

ANA oferece 200 vagas em curso de especialização semipresencial (pós-graduação) - Inscrições até 10/11


A Agência Nacional de Águas (ANA) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) abre inscrição para o curso de pós-graduação Lato Sensu em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para a Gestão Municipal de Recursos Hídricos na modalidade semipresencial. São ofertadas 200 vagas gratuitas até o dia 10 de novembro, quando o prazo de inscrições termina.

O curso tem o objetivo de capacitar técnicos dos serviços municipais a atuarem na concepção, captação de recursos, implementação e prestação de contas de projetos ligados às políticas de âmbito municipal (ambiente, saneamento, uso e ocupação do solo) com potencial impacto sobre os recursos hídricos.

Para concorrer a uma das 200 vagas dessa primeira turma o candidato deverá cumprir três requisitos básicos: i) possuir graduação em qualquer área do conhecimento; ii) ser servidor com vínculo efetivo com a administração pública municipal, estadual ou federal; e iii) estar liberado e autorizado pelo órgão de origem para as atividades presenciais e a distância oferecidas pelo curso.

Uma comissão de avaliação formada por representantes da ANA e do IFCE avaliará e validará as inscrições, tendo como base os critérios definidos no Edital PRPI/DEAD nº 001/2014. Os resultados de todas as etapas do processo seletivo serão publicados no site http://prpi.ifce.edu.br/ifce_ana.

A duração do curso está estimada em 18 meses, com três encontros presenciais nos 12 primeiros meses da capacitação nas cidades polo definidas no edital, a saber: Manaus, Fortaleza, Brasília, São Paulo e Florianópolis, de acordo com a respectiva região geográfica.

O curso é gratuito e as despesas com deslocamento, hospedagem e alimentação correrão a expensas dos participantes ou de suas instituições de origem.

O resultado final da seleção deverá ocorrer na data provável de 21 de novembro, com divulgação no site do IFCE. O início das aulas está previsto para ocorrer no dia 1º de dezembro de 2014.


Vertente indutora
Como instituição responsável pelo desenvolvimento de ações de capacitação no âmbito do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh), a Agência Nacional de Águas identificou a demanda para formação especializada de técnicos atuantes nos municípios brasileiros e, de forma inédita no Brasil, apoiou o IFCE na estruturação do curso de pós-graduação Lato Sensu em Elaboração e Gerenciamento de Projetos para a Gestão Municipal de Recursos Hídricos.

A expectativa da Agência é capacitar, em duas turmas, 600 profissionais e, assim, permitir que os municípios tenham as aptidões e o conhecimento necessários para captar recursos para financiamento nas áreas de saneamento, meio ambiente e planejamento do uso do solo.

Texto:Carol Braz, Ascom/ANA

Consulta Pública sobre a logística reversa para embalagens em geral (Até 20/11)



LOGÍSTICA REVERSA DE EMBALAGENS EM GERAL
CONSULTA PÚBLICA! 

Envie, até 20/11, sugestões sobre a logística reversa para embalagens em geral. Já foram enviadas 860 contribuições.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social destinado a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação.

Para acessar os documentos com o texto proposto (140 - Proposta de Acordo Setorial para a implantação de Sistema de Logística Reversa de Embalagens em Geral) clique no link abaixo
https://www.consultas.governoeletronico.gov.br/ConsultasPublicas/consultas.do?acao=exibir&id=140


COMO PROCEDER?

As contribuições deverão ser feitas no site Governo Eletrônico , a fim de dar transparência e publicidade ao processo. As sugestões recebidas estão disponíveis no mesmo endereço. Após a manifestação do CORI, será fechado o texto final do acordo, seguida da assinatura pelo MMA e de todos os proponentes. A minuta da proposta de acordo de embalagens em geral (as embalagens de agrotóxicos e óleos lubrificantes já existem acordos específicos) é assinada por 20 entidades representativas da cadeia de embalagens.

O comitê é formado por representantes dos ministérios do Meio Ambiente, Saúde, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Agricultura e Abastecimento e Fazenda. Seu objetivo é definir as regras para a implantação da logística reversa, que garantirá retorno dos resíduos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reutilizado) à indústria, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos.

Assessoria de Comunicação (61) 20282227

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA - TURMA 2015 (MESTRADO ACADÊMICO)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM OCEANOGRAFIA - TURMA 2015
MESTRADO ACADÊMICO

A Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) faz saber aos
interessados que, no período de 01 a 18 de dezembro de 2014, estarão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos ao Programa de Pós-graduação em Oceanografia, Curso de Mestrado, Área de Concentração em Caracterização, Diagnóstico e Evolução de Ambientes Marinhos, para turma com início em 2015 / 1ºsemestre.

EDITAL

O Programa de Pós-Graduação em Oceanografia, Área de Concentração em Caracterização,

Diagnóstico e Evolução de Ambientes Marinhos, estrutura-se em torno de 02 (duas) Linhas de Pesquisa, a saber:
a) Processos Oceanográficos na Interface Continente-Oceano;
b) Dinâmica, Ciclicidade e Modelagem de Processos Marinhos.

I - VAGAS E CLIENTELA:

I.1. Serão oferecidas 15 (quinze) vagas para o curso de mestrado, destinadas a portadores de diploma de graduação plena, outorgado por instituição oficial ou reconhecida, em qualquer área das Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Biológicas e Ciências Agrárias.

I.2. Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.

I.3. A Coordenação do Programa reserva-se o direito de não preencher o total de vagas oferecidas.

II - INSCRIÇÕES:
II.1. Período e Local das inscrições:
a) As inscrições serão realizadas no período de 01 a 18 de dezembro de 2014, de segunda-feira
à sexta-feira, das 13:00 às 16:00 horas.
b) O local para as inscrições será a Secretaria do Programa, situada à Rua São Francisco Xavier,
nº 524, Pavilhão João Lyra Filho, 4º andar, Bloco E, sala 4018, bairro Maracanã, CEP 20550-
013, Rio de Janeiro - RJ. Telefone(s): (21) 2334-0621 ou 2334-0624

V - MATRÍCULA:
a) Terão direito à matrícula os candidatos aprovados e selecionados, respeitados os limites das vagas estabelecidas pelo Programa.
b) No ato da matrícula o candidato deverá apresentar os originais dos documentos: diploma de graduação, histórico escolar completo, CPF e identidade, para fins de conferência junto à Coordenação do Programa.
c) Em caráter excepcional, poderá ser aceita, provisoriamente, declaração de previsão de conclusão
da graduação plena, mantendo-se a apresentação dos demais documentos previstos. A não apresentação da declaração de conclusão da graduação plena até 30 de junho de 2015 implicará
no desligamento do aluno do Programa.
A matrícula dos candidatos selecionados para o Programa de Pós-Graduação em Oceanografia se realizará de 26/01/2015 a 28/01/2015, de 2ª feira a 4ª feira, das 13:00 h às 16:00 h, na Secretaria do
Programa.
d) Em caso de desistência da matrícula poderão ser convocados outros candidatos aprovados. A data para a reclassificação de candidatos encontra-se estabelecida no calendário deste edital.

Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental (UERJ)






A Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEN/UERJ) faz saber aos interessados que, no período de 29 de outubro a 28 de novembro de 2014, estarão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental, Curso de Mestrado, Área de Concentração em Saneamento Ambiental: Controle da Poluição Urbana e Industrial, para turma com início em 2015/1º semestre.

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental, Área de Concentração em Saneamento Ambiental, Controle da Poluição Urbana e Industrial, estrutura-se em torno de 4 (quatro) Linhas de Pesquisa, a saber:
a) Controle de Efluentes Líquidos e Emissões Atmosféricas;
b) Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos;
c) Saúde Ambiental e Trabalho;
d) Tratamento e Destino Final de Resíduos Sólidos.

I - VAGAS E PÚBLICO-ALVO:
Serão oferecidas até 32 (trinta duas) vagas para o curso de mestrado, para portadores de Diploma de
Graduação Plena de Nível Superior, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.

Ver edital de seleção no site:
http://www.peamb.eng.uerj.br/download/Edital_PEAMB_Selecao_2015.pdf

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Seja Voluntário no Parque Nacional da Tijuca-RJ!

Seja Voluntário no Parque Nacional da Tijuca-RJ! 
Parque Nacional da Tijuca - Oficial 
Mais informações: 21 2492-2252 / 2492-2253

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

ATRIBUIÇÕES DO TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL



Volta e meia meus alunos ou colegas Tecnólogos em Gestão Ambiental apresentam dúvidas quando às atribuições deste profissional.

É importante saber que o Conselho Federal e os Regionais determinam as atribuições de cada profissional no âmbito de sua área de atuação.

Para este tecnólogo existe a possibilidade de se registrar no CREA ou no CRQ. Alguns se registram no CRA, mas eu recomendaria um dos outros, tendo em vista o caráter mais técnico das atribuições e não somente administrativo.

Abaixo apresento um resumo das atribuições previstas pelas resoluções do CONFEA e do CFQ, e o que o MEC estabeleceu para esta formação.

Devem ser consideradas as atividades destacadas, sempre aplicadas especificamente para a área de formação, que no caso é a gestão ambiental.

Espero que ajude a esclarecer esta questão para vocês.





PARA PROFISSIONAIS REGISTRADOS NO CREA

Para quem possui registro no CREA se aplica a Resolução CONFEA n° 218.

"Art. 23 - Compete ao TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR ou TECNÓLOGO:
- o desempenho das atividades 09 a 18 do artigo 1º desta Resolução, circunscritas ao âmbito das respectivas modalidades profissionais;
II - as relacionadas nos números 06 a 08 do artigo 1º desta Resolução, desde que enquadradas no desempenho das atividades referidas no item I deste artigo.

ART 1°
•Atividade 06 - Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;
•Atividade 07 - Desempenho de cargo e função técnica;
•Atividade 08 - Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão;
•Atividade 09 - Elaboração de orçamento;
•Atividade 10 - Padronização, mensuração e controle de qualidade;
•Atividade 11 - Execução de obra e serviço técnico;
•Atividade 12 - Fiscalização de obra e serviço técnico;
•Atividade 13 - Produção técnica e especializada;
•Atividade 14 - Condução de trabalho técnico;
•Atividade 15 - Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;
•Atividade 16 - Execução de instalação, montagem e reparo;
•Atividade 17 - Operação e manutenção de equipamento e instalação;
Atividade 18 - Execução de desenho técnico."

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A RESOLUÇÃO CONFEA N° 218
http://normativos.confea.org.br/ementas/visualiza.asp?idEmenta=266













PARA PROFISSIONAIS REGISTRADOS NO CRQ

Para quem possui registro no CRQ, se aplica a Resolução Normativa nº 36 de 25/04/1974, do Conselho Federal de Química – CFQ

“Art. 6º - Compete ao profissional com currículo de "Química Tecnológica" , de acordo com a extensão do mesmo, o desempenho de atividades constantes dos números 01 a 13 do artigo 1º desta Resolução Normativa.

Art. 1º - fica designado, para efeito do exercício profissional, correspondente às diferentes modalidades de profissionais da química, o seguinte elenco de atividades:

01 - Direção, supervisão, programação, coordenação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições respectivas.
02 - Assistência, assessoria, consultoria, elaboração de orçamentos, divulgação e comercialização, no âmbito das atribuições respectivas.
03 - Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento e serviços técnicos; elaboração de pareceres, laudos e atestados, no âmbito das atribuições respectivas.
04 - Exercício do magistério, respeitada a legislação específica.
05 - Desempenho de cargos e funções técnicas no âmbito das atribuições respectivas.
06 - Ensaios e pesquisas em geral. Pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos.
07 - Análise química e físico-química, químico-biológica, bromatológica, toxicológica e legal, padronização e controle de qualidade.
08 - Produção, tratamentos prévios e complementares de produtos e resíduos.
09 - Operação e manutenção de equipamentos e instalações, execução de trabalhos técnicos.
10 - Condução e controle de operações e processos industriais, de trabalhos técnicos, reparos e manutenção.
11 - Pesquisa e desenvolvimento de operações e processos industriais.
12 - Estudo, elaboração e execução de projetos de processamento.
13 - Estudo de viabilidade técnica e técnico-econômica no âmbito das atribuições respectivas.

O CFQ determina que o tecnólogo pode realizar qualquer atividade dentro da área da Química, menos aquelas que envolvam planejamento, projeto e montagem de equipamentos e instalações industriais.

Determina ainda que estes profissionais podem assumir a Responsabilidade Técnica por quaisquer empresas da área da Química, setor de empresa ou prestação de serviço, quando não envolverem atividades que se situam no âmbito privativo da Engenharia Química

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 36/1974 DO CFQ
http://www.crq4.org.br/resolucao_normativa_n_36__de_250474

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PUBLICAÇÃO “O PROFISSIONAL DA QUÍMICA” DO CRQ-IV.
http://www.crq4.org.br/downloads/livro_2005.pdf





DE ACORDO COM O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Segundo o Catálogo. Nacional de. Cursos superiores de Tecnologia – MEC, as atividades realizadas por este profissional são:

“O tecnólogo em Gestão Ambiental planeja, gerencia e executa as atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras – corretivas e preventivas – recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental, elaboração de laudos e pareceres são algumas das atribuições deste profissional, podendo elaborar e implantar ainda políticas e programas de educação ambiental, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza.”

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O CATÁLOGO. NACIONAL DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DO MEC
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=7931&Itemid


quinta-feira, 9 de outubro de 2014

SENAI oferece Cursos Online Gratuitos

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Objetivos: Dar ciência ao aluno das questões ambientais relevantes no mundo de hoje, com base na economia;
- Possibilitar ao aluno uma reflexão embasada na história e nas leis ambientais relacionadas com o desenvolvimento sustentável e nas questões discutidas nas reuniões oficiais dos líderes estatais;
- Ensinar ao aluno como pequenas mudanças de hábitos podem transformar o planeta.
Carga horária: 40 horas
ANO/TURMA                 DATAVALOR
2014 / 002                    28/10/2014 à 26/11/2014            Gratuito

POLUIÇÃO DO SOLO, AR E ÁGUA

Objetivos:  Este curso tem como objetivo verificar conceitos importantes referente ao meio ambiente, mas especificamente à poluição da água, do ar e do solo.
Carga horária: 18 horas
ANO/TURMA
DATA
VALOR

2014 / 002
                 28/10/2014 à 17/11/2014                     
Gratuito

MEIO AMBIENTE

Objetivos: Aplicar princípios básicos de proteção ambiental
Carga horária14 horas.
ANO/TURMA
DATA
VALOR

2013 / 001
Início imediato
Gratuito

CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA 
Objetivos : Tornar o estudante apto a tornar o consumo de energia elétrica em seu ambiente mais eficiente, sabendo de onde vem a energia elétrica utilizada, quais os impactos da geração de energia e quais são as formas de reduzir estes impactos, tornando o consumo mais sustentável.
Carga horária : 14 Hora(s).
ANO/TURMADATAVALOR
2013 / 001Início imediatoGratuitoINSCREVA-SE AQUI!!!

MMA abre curso para elaboração de planos de resíduos sólidos

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) realiza mais um curso online. Desta vez, técnicos das prefeituras de municípios de pequeno porte, com menos de 20 mil habitantes, serão orientados na elaboração de Plano Simplificado de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. As inscrições abrem nesta quarta-feira (08/10) e podem ser realizadas pelo site da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Durante o curso, os alunos conhecerão técnicas metodológicas que permitirão desenvolver a maior parte ou a totalidade do plano local. "Os participantes terão a oportunidade de conhecer uma metodologia para a elaboração de planos de resíduos sólidos desenvolvida pelo Ministério do Meio Ambiente, baseada nos princípios, objetivos e diretrizes da Lei 12.305/2010, de modo que os profissionais capacitados possam ”pensar o todo” da gestão de resíduos, de forma qualificada e alinhada com os desafios postos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)", explica o gerente de Projeto do MMA, Eduardo Rocha.

O curso tem 20 horas de duração e será realizado no período de 6 de novembro a 10 de dezembro. São 2 mil vagas abertas até o dia 22 deste mês. Os interessados devem preencher formulário no site do AVA, pois serão priorizadas as pessoas que melhor atenderem o perfil indicado. O intuito é apresentar as etapas necessárias para elaboração dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos.

Edital para Mestrado e Doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (UFRJ)

Inscrições abertas para o Processo Seletivo 2015/1 de Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado do TPQB - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da UFRJ.

O TPQB é um dos 6 Melhores Programas de Mestrado Acadêmico e Doutorado da área de Engenharia Química, na Grande Área de Engenharias II.

São oferecidas 40 vagas no Mestrado Acadêmico e 25 vagas no Mestrado Profissional (ênfase em Biocombustíveis), obedecida a pontuação mínima a ser definida pela Comissão de Avaliação do Programa.

As inscrições são gratuitas e encerram no dia 31/10/2014. O Edital, os Critérios de Seleção e o Formulário Eletrônico de Inscrição podem ser acessados a partir da página abaixo:

http://tpqb.eq.ufrj.br/processo-seletivo/

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Concurso Prefeitura de Guapimirim (inscrições até 10/10/14)

As inscrições para o concurso público da Prefeitura de Guapimirim terminam no dia 10 de outubro. As provas serão realizadas no dia16 de novembro. São 344 vagas para cargos de nível médio e superior, com salários de R$850 a R$6.500 e contratação imediata. 

As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.ibap-rj.org.br/Formularios/Concurso/Detalhes.aspx?id=20 .

A taxa de inscrição é de R$75 para nível médio e R$100 para nível superior. E o concurso terá validade de 1 ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

As vagas de nível superior são para advogado, arquiteto, assistente social, bibliotecário, biólogo, contador, enfermeiro, enfermeiro plantonista, engenheiro ambiental, engenheiro civil, engenheiro florestal, fisioterapeuta, gestor ambiental, anestesista plantonista, angiologista, cardiologista, cirurgião geral, clínico geral, dermatologista, endocrinologista, gineco-obstetra, gineco-obstetra plantonista, neurologista, oftalmologista, ortopedista, ortopedista plantonista, otorrinolaringologista, pediatra, plantonista (fim de semana), pneumologista, psiquiatria, socorrista geral plantonista, socorrista pediatra e veterinário, nutricionista, odontólogo, orientador pedagógico, professor I em educação física, ciências, educação artística, ensino religioso, geografia, história, inglês, língua portuguesa e matemática, psicólogo, químico, sanitarista e supervisor educacional.

As vagas de nível médio são para agente de defesa civil, auxiliar de secretaria, fiscal ambiental, fiscal cadastrador, fiscal de obras, fiscal de posturas, fiscal sanitarista, fiscal tributário, guarda ambiental, guarda municipal, guia florestal, professor II, técnico ambiental, técnico florestal e topógrafo / agrimensor.

Curso de Educação Ambiental - PUC-Rio