sexta-feira, 27 de junho de 2014

8 Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Publicações Projeto Planágua

Em 2002 a antiga Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semads-RJ) e a GTZ como fruto da Cooperação Técnica Brasil-Alemanha lançou o Projeto Planágua, com 16 publicações técnicas relacionadas a recursos hídricos no Estado do Rio de Janeiro.

A equipe técnica do projeto contou com a colaboração das antigas Serla e Feema, além de pesquisadores de universidades.

Algumas já estão desatualizadas pois desde esta época a legislação já sofreu alguma alterações, mas outras trazem conceitos que continuam atuais.

Vale a pena conhecer este material que é de qualidade, escrito de forma clara e didática e pode constituir uma boa fonte de pesquisa.

Clique no livro de seu interesse para ser direcionado à página de download do livro em pdf.

             
   

Curso sobre Gestão Integrada de Resíduos da Construção Civil e Operação de Usina de Reciclagem de Entulho

Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do curso sobre Gestão Integrada de Resíduos da Construção Civil e Operação de Usina de Reciclagem de Entulho. Dia 14 de agosto, às 7h30, em São Paulo.

INSCRIÇÕES

SERÃO ENFATIZADOS OS SEGUINTES ASPECTOS:
· Sustentabilidade urbana e a construção civil;
· Resíduos sólidos urbanos e a especificidade relativa aos resíduos da construção e demolição;
· Gestão de RCC no cenário nacional – Legislação e normas regradoras;
· Gestão integrada de RCC: o desafio do exercício da responsabilidade;
· Oportunidades de negócios: reciclagem e valorização dos resíduos.

Em 14 de agosto de 2014 – Período Integral (7h30 às 19h) - Local: AUDITÓRIO SECONCI/UREOSASCO
1º lote – valor: R$ 595,00 (vagas limitadas)

Forma de pagamento: Envio de boleto bancário
*O boleto bancário será enviado por e-mail após o preenchimento do formulário.
**Qualquer alteração no endereço ou na data do curso será comunicada por e-mail, telefone ou SMS com pelo menos 48h de antecedência.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Inscrições para 5 cursos sobre Recursos Hídricos - Gratuitos EAD (até domingo)

Aos interessados nas capacitações do Projeto Água: conhecimento para gestão, o prazo para inscrição em 5 cursos é só até domingo, 6 de abril. No total são 540 vagas.

Um deles, chamado Cobrança pelo uso dos recursos hídricos, lança a sua primeira turma. A capacitação tem como público-alvo membros de comitê de bacia e agentes gestores e apresenta as principais discussões acerca da temática.

Abaixo está a relação de cursos. Para ver mais detalhes e fazer inscrição é só clicar sobre o nome de cada um.

Comitê de Bacia: Práticas e procedimentos

Cobrança pelo uso dos Recursos Hídricos

Plano de Recursos Hídricos e Enquadramento de Corpos de Água

Outorga do Direito de uso dos Recursos Hídricos

Qualidade de água em reservatórios

VAGAS DO DIA 24/06/2014

Gerente de HSE
Gerência de HSE nível Brasil para multinacional localizada em Curitiba.
Perfil:
- Ampla experiência na área de HSE, tendo já ocupado cargos de Coordenação ou gerência
- Inglês avançado
Cadastro no LINK

Gerente de Educação Sustentabilidade 
(FEE – Fundação Espaço Eco)
- Ensino Superior completo, preferencialmente com mestrado ou doutorado.
- Ampla e profunda experiência em desenvolvimento e implementação de programas educativos. - Comprovada experiência prática em sustentabilidade e conhecimento sobre organizações do terceiro setor (entidades da sociedade civil).
- Conhecimento do pacote office e aplicações de IT para ambiente web, bem como gerenciamento de projetos são competências técnicas essenciais a vaga. Inglês fluente, espanhol intermediário.
Responsabilidades:
- Deverá assegurar o desenvolvimento de programas e de atividades de educação na América Latina, por meio de parcerias públicas e/ou privadas, gestão de equipe, de consultores e de fornecedores, visando disseminar conhecimentos na área de sustentabilidade aplicada (análise de ciclo de vida, ecoeficiência e socioecoeficiência) e educação socioambiental para os públicos de interesse das empresas, ao longo da cadeia de valor.
- Grande exposição e atuação junto ao meio empresarial e acadêmico, com atuação em outros países, em ambientes e times multidisciplinares, multiculturais e diversos.
Local da Vaga: São Paulo – SP
Cadastro no LINK

Supervisor de SSMA
- Atuar com alto foco em segurança, assegurando a implantação dos processos e normas e seu cumprimento com excelência. Liderar, planejar, controlar e implementar o sistema de Saúde e Segurança.
- Implementar plano de indicadores e metas para a área e do comitê da CIPA. Coordenar atividades com as entidades do governo.
Salário: A combinar
Horário: Período Integral
Local da Vaga: Cianorte – PR
Cadastro no LINK

Analista de Meio Ambiente Júnior
- Ensino Superior completo em Engenharia, Administração, Biologia, Geologia, Química, Tecnólogo em Meio Ambiente ou Tecnólogo em Petróleo e Gás.
- Conhecimentos imprescindíveis: MS Office, Gestão Ambiental ISO 14.001:2004, Identificação e Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais, Interpretação e Implantação da NBR ISO 14.001:2004.
- Conhecimentos desejáveis: Espanhol, Inglês, Legislação Ambiental Aplicada ao SGA, Conhecimento de Orçamento/Contratos, Controle Ambiental no Setor de Petróleo e Gás, Projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) para Geração de Créditos de Carbono. Sólida experiência em atividades similares às listadas abaixo. Características comportamentais: capacidade de estabelecer bom relacionamento interpessoal, de trabalhar em equipe e dinamismo.
Responsabilidades:
- Acompanhar os estudos de identificação e avaliação de aspectos e impactos ambientais nos processos operacionais da empresa; conduzir a implementação de programas de gerenciamento de riscos ambientais; definir as melhores práticas e estratégias para os controles preventivos e mitigadores das ações a serem desenvolvidas na preservação do meio ambiente com o objetivo de monitorar e controlar as questões ambientais que possam apresentar situações de risco ou potencial de melhoria.
- Assessorar na elaboração de projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo, prestar suporte técnico especializado nas auditorias e levantamento de informações, pesquisar linhas de negócios e atividades econômicas com potencial para o desenvolvimento de novos projetos, controlar todo desenvolvimento dos processos em tramitação, obedecer à diretiva do Protocolo de Kyoto e outras que venham a surgir nesta prática de redução e controle de emissões buscando a geração de créditos de carbono para o grupo.
- Coordenar as auditorias ambientais internas para obras e atividades do grupo com base em normas e procedimentos internos; acompanhar a abertura de planos de ação e fechamento das não conformidades oriundas dos informes emitidos nestas auditorias; verificar a eficácia dos relatórios de ação corretiva; assegurar a conformidade legal das auditorias realizadas; garantir a melhoria contínua do Sistema Integrado de Gestão; auxiliar na condução das auditorias ambientais legais externas. 
- Controlar os documentos e registros recebidos e emitidos em relação às atividades de meio ambiente; elaborar e implementar programas, normas, procedimentos e formulários de Meio Ambiente, fornecendo suporte técnico às outras áreas da companhia para adequações e regularizações às normas e outros requisitos ambientais aplicáveis de conformidade legal; elaborar cadernos de encargos para licitações que envolvam critérios de meio ambiente, visando à melhoria contínua dos padrões ambientais do grupo. 
- Levantar as informações relacionadas com os indicadores de meio ambiente do grupo; executar o tratamento dos dados ambientais para inserção nas planilhas e sistemas informáticos de controle de indicadores; controlar os prazos de recebimento e envio de indicadores para todo o grupo; propor alternativas viáveis para a diminuição de situações críticas que possam trazer impactos negativos ao meio ambiente; estudar os níveis de resíduos, efluentes e emissões atmosféricas das atividades ligadas aos negócios da empresa, mantendo o controle conforme os padrões permitidos pela legislação, visando aliar aspectos econômicos aos componentes de sustentabilidade. 
- Controlar e gerir os resíduos gerados nas instalações do grupo e apoiar tecnicamente às áreas na elaboração da documentação necessária. Desenvolver campanhas internas de conscientização para preservação do meio ambiente; ministrar treinamentos e palestras aos colaboradores internos e clientes externos; promover atividades socioambientais para todo o corpo funcional do grupo; buscar a unificação das soluções ambientais existentes; manter os programas já implantados na empresa que preservem o meio ambiente; dirimir as dúvidas que surjam de colaboradores e clientes do grupo quanto ao uso e impactos causados nas obras necessárias objetivando, através da sensibilização, mudanças no comportamento dos empregados voltadas para a promoção da sustentabilidade. Identificar os requisitos legais aplicáveis às atividades do grupo; levantar junto às áreas envolvidas o cumprimento destes requisitos legais e atualizar o banco de dados corporativo com as evidências de cumprimento ou planos de ações para atendimento aos requisitos. Levantar e coordenar o desenvolvimento de Projetos de Redução de Gases do Efeito Estufa e eficiência energética (EE).
-Local da Vaga: Rio de Janeiro – RJ (1 vaga)
Cadastro no LINK

Supervisor de SSMA- Superior completo.
- Inglês intermediário/ avançado.
- Sólida experiência na área.
- Desenvoltura; Dinamismo; Espírito de liderança; Postura; Proatividade.
Responsabilidades:
- Supervisionar as áreas ligadas a Saúde, Segurança e Meio Ambiente.
Salário: a combinar
Local da Vaga: Pernambuco
Cadastro no LINK

Coordenador de SMS – Ambiental
- Experiência em Offshore como Coordenador de SMS.
- Inglês fluente. 
Desejável: Curso das normas ISO 9001 – Qualidade; 14001 – Meio Ambiente; Oshas 18001 – Segurança e Saúde Ocupacional e Norma BS800 RS; Disponibilidade para viagem a trabalho.
- Coordenar o sistema de SMS a fim de garantir a aderência aos parâmetros das normas nacionais e internacionais e exigências do mercado, dentro das políticas e indicadores de desempenho de SMS definidas pela empresa, visando contribuir para o aprimoramento dos processos e sistemas de informação, mitigando os riscos ao meio ambiente e garantindo a qualidade dos serviços da empresa e a manutenção da certificação nas normas ISO.
Local da Vaga: Rio de Janeiro (RJ)
Cadastro no LINK

Coordenador de SSMA
- Ensino Superior Completo em Engenharia de Segurança do Trabalho ou Especialização em Segurança do trabalho.
- Experiência mínima de 06 meses na função em unidade fabril. Desejável Inglês Intermediário.
Responsabilidades:
- Assessorar as 3 fábricas nos assuntos de SSMA, definindo métodos e processos adotados pelos colaboradores visando à prevenção de acidentes e do meio ambiente. Coordenar as equipes de SSMA nas unidades de negócio da MdB.
- Realizar estudos sobre acidentes de trabalho e doenças profissionais, consultando técnicos de diversos campos, bibliografia especializada, visitando fábricas e outros estabelecimentos, para determinar as causas desses acidentes e elaborar recomendações de segurança. Estudar as condições de SSMA dos locais de trabalho e das instalações e equipamentos. Analisar estatísticas de acidentes e doenças ocupacionais, investigando as causas e propondo medidas corretivas e preventivas, bem como calcular o custo dessas ocorrências.
- Aplicar políticas, conceitos e especificações técnicas de Meio Ambiente aos projetos industriais, além de repassar informações à equipe e conduzir tecnicamente as atividades ambientais. Controlar toda documentação da área de SSMA, organizando, elaborando e coordenando a elaboração de todos os laudos técnicos junto aos órgãos competentes. Assessorar na elaboração e formalização de documentação técnica de todos os projetos, processos e sistemas relacionados a SSMA.
Local da Vaga: São Paulo – SP (1 vaga)
Cadastro no LINK

Engenheiro de Projetos Sr (Hydro)
- Gerenciar atividades de projeto para usinas hidrelétricas, incluindo estudos de viabilidade, pacotes técnicos para fins de licitação, projeto final, projeto detalhado e etapas do plano de trabalho;
- Realizar análise técnica completa de uma usina de energia para as partes civis e hidráulicas;
- Realizar trabalhos especiais: barragens (RCC e terra), túnel de dimensionamento e projeto preliminar;
- Definir as pesquisas necessárias para realizar um projeto de usina de energia em suas diferentes fases;
- Gerenciamento da documentação geral do projeto;
- Gerenciar o plano de concepção dos projetos atribuídos;
- Executar as atividades do projeto hidrológico/hidráulico.
Perfil desejado:
- Inglês Intermediário;
- Mestrado em Engenharia (preferencialmente nas áreas civil, hidráulica ou design ambiental);
- Experiência em engenharia civil/hidráulica, estudos hidrológicos, cálculos estruturais e geotécnicos;
- Experiência em projetos de infraestrutura hidráulica e civil em usinas hidrelétricas;
- Conhecimento em ferramentas de design, metodologias utilizadas em estruturas civis e hidráulicas;
- Disponibilidade de viagem;
- Capacidade analítica, trabalho em equipe e organização.
Cadastro no LINK

Professor técnico de Gestão e Educação Ambiental
- Identificar tipos de poluição. Compreender a gestão ambiental e empresarial. Conhecer as leis ambientais e normas. Identificar modelos de gestão ambiental.
- Prever estratégias para evitar poluição. Atuar de acordo com a gestai ambiental. Aplicar leis ambientais e normas. Realizar modelos de gestão ambiental.
Local da Vaga: Santos – SP (4 vagas)
Cadastro no LINK

Analista de Desenvolvimento Sustentável
- Desejável conhecimento em indústria.
- Responder pelo controle da execução dos requisitos legais aplicáveis ao meio ambiente e saúde e segurança ocupacional e seleção de fornecedores de serviços ambientais, de gerenciamento, tratamento de resíduos, efluentes e emissões atmosféricas, bem como acompanhar os processos de Licenciamento Ambiental das Unidades e apresentar sugestões de ações e programas educativos.
Local da Vaga: Farroupilha – RS (1 vaga)
Cadastro no LINK

Analista de Incorporação- Montagem de processos para registro de incorporação imobiliária. Tramitação de processos de licenciamento ambiental e parcelamento do solo.
- Montagem de processos para aprovação de projetos. Tramitação de aprovação de projetos na prefeitura de belo horizonte. Conhecimento do processo de licenciamento ambiental em belo horizonte.
Local da Vaga: Belo Horizonte – MG (1 vaga)
Cadastro no LINK

Engenheiro de Meio Ambiente
- Formação Superior Completa em Engenharia, preferencialmente em Meio Ambiente.
- Inglês Avançado | Fluente. Experiência na área de Meio Ambiente. Disponibilidade de Viagens
Responsabilidades:
- Este profissional será responsável por Meio Ambiente de forma corporativa, olhando para todas as unidades da empresa no Brasil. Conhecer e manter-se atualizado o funcionamento de processos e gestão de meio ambiente de todas as unidades da companhia.
- Garantir as licenças e documentações de regulamentação ambiental atualizadas no prazo. Gerenciar os projetos da Estação de Tratamento de Água e Estação de Tratamento de Efluentes. Gerenciar a coleta seletiva e os descartes de resíduos. Terá o suporte de um Estagiário para o controle de legislação e dos órgãos reguladores ambientais.
Local da Vaga: Jacareí – SP (1 vaga)
Cadastro no LINK

Assistente de Sustentabilidade
- Formação Técnica em Meio Ambiente. Desejável cursando superior em Saneamento Ambiental / Meio Ambiente / Gestão Ambiental e áreas afins.
- Conhecimento em Pacote Office.
- Visita as obras. Suporte as atividades relacionadas as ações sociais e treinamentos. Indicadores da área. Gerenciamento de resíduos nas obras.
Local da Vaga: Campinas – SP (1 vaga)
Cadastro no LINK

Engenheiro de Meio Ambiente
- Formação: Engenharia com Especialização em Meio Ambiente.
Inglês avançado (Espanhol desejável). Experiência em fábricas de porte médio, envolvido com a legislação ambiental (principalmente as NRs) e sistemas de certificação integrada.
Responsabilidades:
- Suportar a liderança da unidade nas questões ambientais, implementando e mantendo um sistema de gerenciamento ativo, preventivo e eficiente.
- Coordenar e gerenciar os quesitos ambientais da unidade mantendo o diagnóstico dos riscos ambientais conforme normas e procedimentos internos e externos. Assegurar que a unidade esteja atualizada com relação as leis ambientais.
- Elaborar materiais e capacitar gestores e colaboradores nas normas de meio ambiente, promovendo a sensibilização e conhecimento para atender a legislação ambiental. Coordenar o programa das auditorias de certificação ambientais da unidade. Ser o interlocutor ambiental junto aos órgãos do governo, sociedade e outras partes interessadas.
Local da Vaga: Rio de Janeiro – RJ (1 vaga)
Cadastro no LINK

Analista de Meio Ambiente
- Técnico Ambiental, Engenharia Ambiental, Química com especialização na área ambiental.
- Deve possuir CREA ou CRQ.
- Experiência na gestão de fornecedores de resíduos bem como gerenciamento de documentação de fornecedores, auditorias internas de meio ambiente, coleta seletiva, 5S. Conhecimentos em legislação ambiental.
Responsabilidades:
- Gerenciamento dos fornecedores de resíduos inertes e perigosos. Responsável técnico junto ao IBAMA para os resíduos perigosos gerados pela empresa. Definição de processos internos para coletas e tratativa de resíduos. Auditorias em fornecedores quando necessário.
Inventário de resíduos. Gerenciamento da documentação dos fornecedores. Emissão e gerenciamento dos Manifestos de Transporte. Emissão e controlo dos implementação e manutenção coleta seletiva. Auditorias ambientais. Elaboração de relatórios. Treinamentos aos envolvidos.
Local da Vaga: Manaus – AM (1 vaga)
Cadastro no LINK

Analista Ambiental Júnior
- Responsável pelo licenciamento e controle dos resíduos da Companhia. Relacionamento e suporte às diferentes áreas da Companhia. Monitorar inventário, identificar erros e sugerir melhorias.
Trabalhar com indicadores ambientais. Disponibilidade para viagens.
Local da Vaga: São Paulo – SP (1 vaga)
Cadastro no LINK

Engenheiro Ambiental Júnior
- Formação em Engenharia Ambiental ou Engenharia Civil com Pós-Graduação em Engenharia Ambiental.
Vivência em rotinas de obra. Experiência com relatórios de sustentabilidade. Experiência com leitura e análise de projetos de Engenharia. Conhecimento na legislação de licenciamento ambiental. Inglês e Espanhol avançados.
Responsabilidades:
- Apoiar a Engenharia na elaboração dos projetos. Buscar informações com as áreas de interface para procedimentos dos relatórios de sustentabilidade.
Analisar projetos para atendimento dos critérios de sustentabilidade. Apoiar as demandas de licenciamento ambiental.
Local da Vaga: Rio de Janeiro (RJ) (1 vaga)
Cadastro no LINK

Analista da Qualidade e Meio Ambiente
- Atuar no gerenciamento do sistema de gestão da qualidade e de meio ambiente, visando atender a ISO 9001 e 14.001.
- Vivência anterior na função. Conhecimento em elaboração de relatórios, certificados e data books, metrologia, ferramentas da qualidade, ISO 9001 e informática.
Local da Vaga: Santa Luzia – MG (1 vaga)
Cadastro no LINK

Assistente Ambiental
- Técnico em Meio Ambiente ou cursando Engenharia Ambiental.
- Inglês intermediário.
- Pacote Office. Conhecimento em estatísticas. Conhecimento em controles ambientais de empreendimentos em fase de construção. Desejável treinamentos em ISO14.001, OSHAS 18001, Auditoria em SGA e Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Local da Vaga: Fortaleza – CE (1 vaga)
Cadastro no LINK

MMA reabre inscrições para Circuito Tela Verde

Cena do filme Albatroz - Um projeto pela vida
Até 04 de julho, instituições podem se cadastrar como espaços exibidores da 5ª Mostra de Produção Audiovisual Independente

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) reabriu, até 04 de julho, o prazo para cadastramento de novas instituições interessadas em serem espaços exibidores dos vídeos da 5ª Mostra de Produção Audiovisual Independente - Circuito Tela Verde. Para participar, basta clicar aqui, preencher o formulário e aguardar o resultado, que será divulgado na segunda semana de julho. O espaço cadastrado receberá do MMA um kit com 39 filmes para exibição contendo: guia de orientação para realização da Mostra, cartaz e adesivo para identificação dos espaços e três DVD com os vídeos selecionados.

A quinta edição do Circuito Tela Verde foi lançada na Semana do Meio Ambiente, primeira semana de junho, no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2014). Desde então, milhares de instituições estão promovendo suas exibições. “Com a reabertura do prazo de cadastramento de novas instituições, um público maior será beneficiado pelos debates socioambientais motivados pelos conteúdos dos vídeos”, explica Nilo Diniz, diretor de Educação Ambiental do MMA.

Na edição anterior, participaram mais de 1,5 mil espaços exibidores espalhados em todo País. No entanto, mesmo que a instituição já tenha sido espaço exibidor em edições passadas, é necessário que ela se cadastre novamente, preenchendo o formulário.

EDUCOMUNICAÇÃO

O Circuito Tela Verde é uma iniciativa dos ministérios do Meio Ambiente e da Cultura. A iniciativa atende à demanda por materiais pedagógicos multimídias sobre a temática socioambiental. O objetivo é divulgar e estimular atividades de educação ambiental, participação e mobilização social por meio da produção independente audiovisual, no contexto da educomunicação.

Os vídeos divulgados na Mostra trazem temas como resíduos sólidos, agricultura familiar, comunidades tradicionais, consumo sustentável, biodiversidade, unidades de conservação, responsabilidade socioambiental. Os filmes são feitos em formatos variados, desde curtas, vinhetas e até animações. São produzidos a partir de filmadoras, câmeras de celular, digitais ou qualquer outro equipamento que capture imagem e som. As edições anteriores já exibiram mais de 190 filmes para quase 400 mil pessoas.

Mais detalhes aqui.

Fonte: http://www.mma.gov.br/informma/item/10217-mma-reabre-inscri%C3%A7%C3%B5es-para-circuito-tela-verde

XI Seminário Nacional de Resíduos Sólidos



Data: 6 a 8 de agosto de 2014
Local: Fiocruz Brasília (campus da UnB)

A Câmara Técnica de Resíduos Sólidos (CTRS) da ABES realiza a cada dois anos, com o apoio de
uma seção estadual, o Seminário Nacional que tem como objetivo, contribuir no debate com temas relevantes para o setor e aperfeiçoar a prestação dos serviços de manejo dos resíduos sólidos e a limpeza urbana no País.

O 11° Seminário Nacional deverá ser o espaço apropriado para examinar esses desafios, trabalhar os desdobramentos da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, incentivar a aprovação do Plano Nacional, buscando incentivar os atores mais relevantes a construir um pacto de ação.

O Seminário reunirá especialistas e profissionais, sócios e não sócios da ABES, para a atualização sobre temas de interesse nacional no setor de resíduos sólidos, identificando problemas e tendências e discutindo alternativas de solução.

Realização:
Câmara Temática de Resíduos Sólidos (CTRS) e Seção do Distrito Federal da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) 

Publicações sobre a biodiversidade do Cerrado



O ISPN lançou uma série de publicações sobre a biodiversidade do Cerrado. Todas as estão disponíveis para download gratuito.Para conhecer as publicações, acesse os links abaixo:

Série Boas Práticas de Manejo para o Extrativismo Sustentável


Série Manuais Tecnológicos de Aproveitamento Integral

terça-feira, 17 de junho de 2014

Prêmio Odebrecht "Contribuições das Engenharias, Arquitetura e Agronomia para o Desenvolvimento Sustentável"



Com o tema "Contribuições das Engenharias, Arquitetura e Agronomia para o Desenvolvimento Sustentável", poderão se inscrever estudantes universitários de graduação, de qualquer idade ou nacionalidade, que estiverem regularmente matriculados, até a data final para a entrega dos projetos (6 de outubro de 2014), em Instituições de Ensino Superior brasileiras reconhecidas pelo Ministério da Educação.
Informações: http://www.premioodebrecht.com/brasil/



Curso online gratuito sobre Energias Renováveis com certificação (ONU e Veduca)



Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e o Veduca – principal plataforma de ensino superior online do Brasil –, lançam o curso online Energias Renováveis, com certificação pela ONUDI. O acesso ao curso é totalmente aberto e gratuito. Os interessados podem se inscrever e estudar no site do Veduca a partir de 5 de junho, acessando www.veduca.com.br/play/7339

O curso foi desenvolvido a pedido do Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e Caribe, da ONUDI, por um grupo de conceituadas instituições espanholas formado pela Universidade de Salamanca (USAL), Universidade Politécnica de Madri, Centro de Investigações Energéticas, Ambientais e Tecnológicas (CIEMAT) e pela Fundação Centro de Educação a Distância para o Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (CEDDET).

“A carência de profissionais e de cursos voltados para desenvolvimento de energias renováveis é um dos maiores desafios para que a região consiga cumprir as metas de sustentabilidade estabelecidas pela ONU para 2030”, diz Gustavo Aishemberg, representante da ONUDI no Brasil e diretor do Observatório de Energias Renováveis para a América Latina e Caribe. “Nosso objetivo ao oferecer esse programa de capacitação é contribuir para que a região consiga fazer sua parte.”

O programa é destinado a profissionais e estudantes interessados em se capacitar e se aperfeiçoar no tema energias renováveis.

Está organizado em 7 módulos:

  1. Energia e Mudanças Climáticas
  2. Energia Minieólica
  3. O Biogás
  4. Pequenas Usinas Hidrelétricas
  5. Energia Solar Térmica
  6. Energia Solar Fotovoltaica
  7. Eficiência Energética em Edifícios


O curso também está disponível no site do Observatório de Energias Renováveis da ONUDI. Na plataforma do Veduca, o diferencial é que as videoaulas são divididas em partes e acrescidas de séries de quizzes para que o estudante possa testar seus conhecimentos enquanto assiste ao conteúdo. Cada módulo conta também com uma série de materiais complementares, para que o estudante possa se aprofundar em cada um dos temas.

“O aluno conta com uma série ferramentas para melhorar sua experiência de aprendizagem online, como um caderno virtual e o fórum de discussão do curso, onde é possível trocar informações e interagir com outros estudantes”, diz Carlos Souza, CEO do Veduca.

Certificação por módulo

O curso possibilita a certificação, emitida pela ONUDI, Universidade de Salamanca, Universidade Politécnica de Madri, CIEMAT e CEDDET, em cada um dos 7 módulos. O estudante pode optar por se aprofundar e obter o certificado para quantos módulos desejar.

Após acessar o curso e estudar por meio da plataforma do Veduca, os estudantes interessados nas certificações devem realizar uma prova online, além de resolver estudos de caso e exercícios. Para mais informações sobre como obter a certificação, baixe o manual do aluno sobre o curso: http://bit.ly/1nmC59g

A certificação é totalmente gratuita.

Fonte: http://www.onu.org.br/onu-e-veduca-lancam-curso-online-gratuito-sobre-energias-renovaveis-com-certificacao/

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Prêmio Cidade Pró-Catador



A segunda edição do Prêmio Cidade Pró-Catador para reconhecer boas práticas de inclusão dos catadores de materiais recicláveis é promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República e pela Fundação Banco do Brasil, em parceria com Ministério do Meio Ambiente e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

O prêmio é dirigido aos municípios e visa incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que contribuam para a implementação de políticas de inclusão social e econômica de catadores e catadoras de materiais recicláveis, em especial na implantação de coleta seletiva com a participação ativa deste público. Algumas cidades já mantêm políticas que possibilitam a inclusão de pessoas de baixa renda, contribuindo para os esforços do governo federal na superação da pobreza extrema.

Edital 2014A segunda edição do Prêmio Cidade Pró-Catador tem como público alvo municípios ou consórcios intermunicipais. No caso de consórcios, a inscrição da iniciativa poderá ser realizada por qualquer dos municípios consorciados.
Edital de Seleção Pública

Inscrições
A inscrição deve ser realizada em uma das quatro categorias do Prêmio:
Categoria A Até 20.000 habitantes
Categoria B De 20.001 a 100.000 habitantes
Categoria C De 100.001 a 300.000 habitantes
Categoria D Mais de 300.000 habitantes

A classificação nas categorias é realizada conforme estimativa de população do IBGE para o mês de julho de 2013.

As inscrições ocorrerão no período de 6 de junho a 5 de setembro de 2014, data limite para preenchimento do formulário eletrônico. Não há taxa de inscrição para o prêmio.

Vencedores
Serão escolhidas três iniciativas por categoria, num total de 12, para avaliação in loco. Após as visitas, serão selecionadas quatro iniciativas vencedoras, uma por categoria, e todas terão o relato de sua experiência publicado.

Prêmio
As iniciativas vencedoras poderão apresentar proposta de investimento por meio de projeto conjunto da prefeitura e da cooperativa ou associação de catadores participantes da iniciativa no valor de até R$ 120 mil, conforme indicado no Edital.

Mais informaçõesTelefones: (61) 3411-2049, 3411-3176, 3411-2643 ou 3411-2946
Correio eletrônico: ciisc@presidencia.gov.br

Mestrado em Gestão de Áreas Protegidas (Inpa)



O programa de pós-graduação em Gestão de Áreas protegidas na Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está com processo seletivo de ingresso aberto para a turma de 2014. São 20 vagas no total, sendo cinco para candidatos de outros países que compõem a Bacia Amazônica. Os interessados devem se inscrever até 15 de junho. Confira o edital.

Dentre as exigências descritas no edital para participar do processo seletivo estão o preenchimento do formulário online, envio do comprovante de pagamento da taxa de inscrição e uma carta com as intenções do candidato com um breve relato de histórico profissional, expectativas do curso e perspectivas de atuação futura.

O processo seletivo será realizado em duas etapas. Na primeira serão realizadas uma prova de conhecimentos básicos conhecimentos básicos de ecologia, ciências sociais, além de noções de economia e administração; uma prova de redação sobre a temática ambiental da Amazônia e uma prova de proficiência em língua espanhola (para estudantes brasileiros). Para os estudantes de outros países, a prova será de língua portuguesa. A prova eletrônica será acontece em 19 de julho.

Na segunda fase serão analisados os currículos dos candidatos que passarem pela primeira seletiva. As atividades do programa terão início no dia 10 de setembro e a parte presencial obrigatória será ministrada em 14 de novembro.

Para mais informações clique aqui.

Fonte: MCTI/Inpa

Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis (UFF)

Início

Estão abertas as inscrições para o Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis da Universidade Federal Fluminense (UFF/PPSIG). As inscrições ocorrerão no período de 01 à 15 de julho, e os procedimentos para entrega dos documentos no ato da inscrição, estão explicitados no edital.

VAGAS
São 10 (dez) vagas e podem concorrer candidatos brasileiros natos ou naturalizados e candidatos estrangeiros. O candidato estrangeiro deverá ter visto permanente ou visto temporário de estudante obtido perante o Consulado do Brasil em seu País. Exige-se do candidato estrangeiro o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (CELPE-Bras).

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHA DE PESQUISA
Para cumprir seus objetivos, o curso está estruturado em uma área de concentração, Sistemas de Gestão da Sustentabilidade e em três linhas de pesquisa: Gestão das organizações sustentáveis, Tecnologias aplicadas para organizações sustentáveis e Apoio à decisão em organizações sustentáveis.

PÚBLICO ALVO
Profissionais com Título de Mestre em programa credenciado pela CAPES que atuem no ambiente acadêmico em docência, planejamento, pesquisa e desenvolvimento, bem como candidatos oriundos dos setores industriais e de serviços.

SERVIÇO
Inscrições: De 1 a 15 de julho de 2014 (09h às 18h)
Prova de compreensão de Inglês: 22 de julho de 2014
Apresentação de proposta de tese perante a Comissão de Seleção: 23 a 24 de julho de 2014 (horários agendados)
Previsão para o início das aulas do Doutorado PPSIG 04 de agosto de 2014
Outras informações:
Elaine Fragoso – msg3@latec.uff.br
Universidade Federal Fluminense
Latec – UFF – DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS
Tels.: (21) 2629-5612 2629-5615 / 97527-0992 / 27176390, ramal 29
Web: www.doutoradosg.uff.br

O Edital do Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis (PPSIG), foi publicado no Boletim de Serviço na página da UFF.

As inscrições ocorrerão no período de 01 à 15 de julho, e os procedimentos para entrega dos documentos no ato da inscrição, estão explicitados no edital.

Para visualizar o Edital na íntegra, segue o link do novo site do Doutorado PPSIG
 www.doutoradosg.uff.br

No site você encontrará informações e documentos importantes para melhor entendimento do Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis (PPSIG).

quarta-feira, 4 de junho de 2014

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - Minha participação no programa Setor Privado Mobilizado da Rádio Petroleira

Em homenagem ao dia Mundial de Meio Ambiente participei ontem do programa Setor Privado Mobilizado da Rádio Petroleira do Sindipetro-RJ.

Na entrevista falei um pouco sobre a utilização de antigas áreas industriais para a construção de residências, além de discutir alguns aspectos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) e outras questões ambientais relevantes.


Agradeço à minha amiga Lea Mendonça pelo convite e ao professor Ivan Luiz pelo espaço e oportunidade.

Estamos tentando agenda para que eu participe do programa da TV Petroleira de modo a termos um pouquinhos mais de tempo para abordar as questões ambientais.

Para acessar o áudio e a descrição da minha participação (programa 110 - 03/06/2014) acessem o site da Rádio Petroleira e para assistir ao vídeo do programa de rádio acessem o site do Professor Ivan Luiz ou o link diretamente do youtube.

Minha participação inicia aos 9 minutos de programa. Espero que gostem!



Nesta semana não esqueçam de conversas com seus colegas, alunos, professores e família sobre a importância de abraçarmos a causa ambiental. Preservar o meio ambiente é cuidar da nossa casa e garantir melhores condições de vida para as futuras gerações.

terça-feira, 3 de junho de 2014

EVENTO - Relatório de Impacto de Vizinhança (RIV): Proposta de regulamentação para a cidade do Rio de Janeiro

SEMANA DO MEIO AMBIENTE: Vídeos educativos sobre águas (ANA)


A Agência Nacional das Águas (ANA) lançou vídeos educativos com temas relacionados à gestão das águas. Assistam aos vídeos para aprenderem um pouco mais sobre o assunto.

Eles também são um bom material para professores trabalharem com seus alunos.

Para acompanhar as atualizações da ANA, inscreva-se na página da Agência no youtube em

Ciclo da Água

Comitês de Bacia Hidrográfica


A Lei das águas no Brasil

Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos

A Cobrança pelo Uso da Água

Plano e Enquadramento


Programa Produtor de Água

Rede Hidrometeorológica Nacional

Segurança de Barragens

VAGAS DO DIA 03/06/2014

HSE MANAGER
Local: Salvador- Bahia
About the Company: Our client in a largest independent onshore oil and gas E&P operator.
Responsibilities
· Contact to independent verification bodies in respect of certification of HSE and quality management systems;
· Manage and lead the department and onshore activities;
· Prepares and conducts the management review, including analysis of applicable data Prepares audit plans and carries out audits;
· Responsible for identifying needs for adjustment of HSE&Q related procedures for the entire Brazilian entity;
· Budget responsible for the department, including the laboratory;
· Initiates and carries out investigations on applicable HSEQ related incidents, with the aim of prevent reoccurrence;
· Supports the Operations Director in respect of defining goals for the HSEQ effort.
What we are looking for:
· Experience with Quality and HSE Management;
· Knowledge of Brazilian legislation related to HSEQ;
· Advanced English (writing and speak);
· Ability to work independently and consistent.
Why you should apply:
· Excellent opportunities for personal and professional growth;
· A salary that matches your skill set and qualifications.
Cadastro no LINK

HSE Engineer
Local: Santos - SP
About the Company
Our Client is a big international Company in the Oil & Gas industry.
Responsibilities
· To provide Safety, Occupational Health and Environmental advice and Guidance to the Macae Shore Base management team and staff, and to the FPSO’s operating under the discipline of the Shore Base.
· To assist and support the Brazil HSE Manager in the implementation of the Company’s MS both onshore and offshore as well as for ensuring legal compliance with international and local regulations.
· To support the audits on suppliers and service companies.
· Follow up accident investigation action items.
· Develop accident statistics for the operation, and compile records that include Petrobras Accident Reports.
· To provide to the Brazil HSE Manager with a monthly Safety Report.
· Take an active part in the implementation and updating of the 14001 standard, onshore and offshore and be aware of new Brazilian rules and regulations to be implemented.
· Liaise with Brazilian and Environmental Authorities ensuring waste management procedures are followed.
· Monitor the STOP program and compile records and statistical analysis
· Visit all company FPSO’s regularly.
· Ensure the Shore Base emergency response procedures are effective, comprehensive and where improvements are deemed necessary, to bring this to the attention of the Shore Base management team.
· Ensure that the Brazil HSE Manager is informed immediately of any safety, health and environment concerns that may arise.
· To work the Brazil HSE Manager as his Deputy in case of his absence of the Macae Shore Base.
· External working relationships with Client HSEDep’t as required and Brazilian Statutory Authorities as required.
What we are looking for:
· Recognised formal safety qualification equivalent to the NEBOSH General Certificate in Safety Engineering. Also recognised formal qualification in Environmental audit.
· At least 5 years in safety related activities, 3 of which should have been served offshore in the field of safety. Experience in environmental issues is recommended.
· Fluent English
Why you should apply:
· A competitive salary that reflects your competencies.
· An international environment in a company with strong growth.
Cadastro no LINK

ENGENHEIRO CIVIL GEOTÉCNICO
Local: Rio de Janeiro - RJ
A Empresa: Faça parte de uma empresa de grande porte reconhecida globalmente pela excelência no desenvolvimento, produção e comercialização de energia sustentável.
Desafio: Ser responsável pela disciplina de Geotecnia de um grande Projeto do segmento de Energia Renovável
Responsabilidades:
· Preparação e supervisão de campanhas geotécnicas e geofísicas.
· Elaboração de relatórios geotécnicos
· Avaliação de ofertas e acompanhar engenharia no local
Quem estamos buscando:
Candidatos devem ser graduados em Engenharia Civil com Especialização em Geotecnia. Experiência em posições similares no segmento de energia. Forte capacidade analítica e forte habilidade de comunicação complementam o perfil.
Porque se interessar:
· Pacote salarial atrativo
· Ingressar numa empresa com projetos de sustentabilidade em forte crescimento
Cadastro no LINK

ENGENHEIRO DE PROJETOS EÓLICOS
Local: Rio de Janeiro - RJ
A Empresa: Nosso cliente é um dos maiores grupos de energia renovável no país, sendo uma das líderes mundiais no setor.
Desafio: Respondendo direto ao Gerente de Projetos, o Engenheiro Eólico irá colaborar ativamente na avaliação de recursos de energia eólicos de projetos nacionais e internacionais.
Responsabilidades
· Responsável pelo projeto (preliminar, construção básica) durante o desenvolvimento e/ou construção de parques eólicos no Brasil, trabalhando com o apoio das várias disciplinas da Unidade de Engenharia, com apoio externo de empresas de engenharia em coordenação junto a outros departamentos do Grupo (Desenvolvimento de Negócios, Construção, Suprimentos, Finanças, ICT, Segurança, etc.);
· Coordenar as avaliações, estimativas econômicas do custo (CAPEX), materiais e obras do projeto;
· Liderar o desenvolvimento de especificações técnicas internas para a padronização de critérios, execução de obras e de serviços de engenharia externa;
· Liderar e organizar o apoio a todas as disciplinas de revisões de projeto para validar os resultados necessários para a engenharia;
· Durante a fase de construção, garantir o apoio técnico da equipe do projeto (incluindo os Gerentes do Projeto, Gerentes de Construção, Gerentes de Comissionamento e Gerentes de Novos Negócios);
· Liderar a gestão técnica dos contratos de engenharia dos projetos dos quais faz parte.
Quem estamos buscando:
· Candidatos devem ser graduados em Engenharia;
· Possuir experiência técnica em gerenciamento em projetos de usinas eólicas;
· Conhecimentos em Pacote Office, AutoCAD, Microsoft Project e GIZ;
- Forte capacidade analítica, gestão de equipes e fortes skills de comunicação complementam o perfil;
· Inglês avançado.
Porque se interessar:
· Pacote salarial atrativo + bônus;
· Oportunidade de participar do start-up de novas usinas por todo o Brasil e América Latina;
· Ingressar em uma das empresas líderes de mercado na implantação e operação de usinas de energia renovável.
Cadastro no LINK

ENGENHEIRO CIVIL DE PROJETOS HIDRÁULICOS/HÍDRICOS
Local: Rio de Janeiro - RJ
A Empresa: Nosso cliente é um dos maiores grupos de energia renovável no país, sendo líder mundial no setor.
Desafio: O profissional irá realizar a gestão das atividades de desenvolvimento de projetos para as usinas da empresa.
Responsabilidades:
· Coordenar as atividades de projeto para usinas hidrelétricas, incluindo estudos de viabilidade, due diligences, pacotes técnicos para propostas licitatórias, assim como o projeto básico, projeto detalhado e projeto executivo;
· Acompanhando de todo o andamento do projeto;
· Coordenar o plano de concepção dos projetos, bem como a documentação técnica global dos mesmos.
Quem estamos buscando:
· Profissionais graduados em Engenharia Civil.
· Experiência em design em obras civis para Hydro Motor.
· Conhecimento de ferramentas de design, metodologias, máquinas e equipamentos utilizados na área hídrica.
· Necessário nível de Inglês Avançado.
Porque se interessar:
· Pacote salarial atrativo + bônus.
· Oportunidade de desenvolvimento de carreira no Brasil e/ou internacional.
· Ingressar em empresa líder de mercado em sua área de atuação.
Cadastro no LINK

EHS Manager
Local: São Paulo – SP
A Empresa: Grupo multinacional europeu do segmento de infraestrutura de energia e transporte
Responsabilidades:
· Monitorar a execução das atividades relacionadas a segurança do trabalho, saúde e meio ambiente, mediante ao cumprimento das normas do Ministério do Trabalho, Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Saúde, bem como emitir pareceres quando constatado alterações nas mesmas.
· Elaborar o orçamento anual da área mediante planejamento de gastos com equipamentos de segurança, EPI’s, etc. visando manter os padrões de qualidade ao menor custo possível.
· Monitorar a participação nas análises de acidentes e incidentes de potencial elevado, por meio de investigações de causas, a fim de propor medidas preventivas ou corretivas.
· Contribuir na avaliação, emissão de pareceres e laudos técnicos sobre exposições dos Colaboradores e empresas contratadas à agentes agressivos, físicos e químicos, através de inspeções técnicas e auditorias de segurança nos locais de trabalho, identificando riscos e propondo medidas de controle.
· Contribuir para a conscientização prevencionista em todos os setores, através de campanhas educativas, reuniões e treinamentos sobre as práticas e procedimentos de segurança
· Disseminar em toda a América Latina todos os conceitos e procedimentos corporativos de EHS a fim de homogeneizar os conhecimentos sobre o tema em toda a região.
· Contribuir nas defesas de reclamações trabalhistas, quanto ao aspecto de insalubridade e periculosidade por meio de consulta a banco de dados de riscos ambientais previamente levantadas, emitindo parecer.
· Auxiliar na melhoria da qualidade do meio ambiente, mediante o cumprimento das normas e procedimentos de prevenção ambiental.
· Analisar todos os indicadores de EHS e seu consecutivo acompanhamento mensal para propor ações prevencionistas e/ou corretivas.
O que estamos procurando::
· Formação em Engenharia (Obrigatória);
· Inglês fluente é mandatório;
· Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho;
· Conhecimentos nas ISOS 9001; 14000 e OHSAS 18001;
· Habilidade em influenciar e implantar mudanças;
· Conhecimento na legislação trabalhista específica;
· Habilidades em gerenciamento de equipes, comunicação, negociação, relacionamento interpessoal;
· Visão crítica dos processos a fim de eliminar acidentes e incidentes de trabalho.
Cadastro no LINK

Coordenador de HSEQ
Local: Manaus / Belém – AM / PA
A Empresa: Faça parte de uma empresa multinacional que abrange todo o território nacional, operando com moto-geradores de média velocidade, turbinas e outros importantes produtos, operados a diesel, gás natural e óleo combustível e vapor.
Desafio: Reportando ao Presidente Brazil e atuando em uma estrutura matricial, você será o ponto focal na supervisão e coordenação da área de Qualidade, Segurança e principalmente Ambiental.
Responsabilidades:
· Responsável por Supervisionar empresas da área ambiental ou instalações de produção em que há gestão da indústria e tratamento de águas residuais na avaliação e controlo de ruído;
· Planejar, coordenar e monitorar as atividades para o desenvolvimento, implementação e manutenção do sistema HSEQ;
· Analisar os problemas reais, e olha como minimizar os riscos potenciais;
· Conseguir o envolvimento e participação das partes interessadas nos programas propostos;
· Conhecimento de ISO 9001 V: 2008 V ISO 14001: 2004 e ISO 18:000 V: 2007;
· Promover, implementar e manter as políticas, objetivos, programas e procedimentos de sistemas de gestão para o seu cumprimento, etc.
Quem estamos buscando:
· Candidatos devem ser graduados, preferencialmente em Engenharia Ambiental com experiência prévia comprovada em posições similares. Gestão de recursos e proteção ambiental, foco no cliente e ética complementam o perfil. Desejável possuir Espanhol intermediário;
· Experiência desejável em estudos de impacto ambiental e licenciamento ambiental, a implementação de programas de gestão ambiental
· Sistemas de Gestão (Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente)
· Conhecer a legislação nacional (Ambiental, Segurança, Saúde, Trabalho)
Porque se interessar:
· Pacote salarial atrativo + benefícios
· Oportunidade de atuar em uma empresa multinacional, reconhecido como uma das melhore empresas em solução energética do mercado nacional;
· Grandes possibilidades de crescimento.
Cadastro no LINK

Engenheiro HSE
Local: Rio de Janeiro – RJ
A Empresa: Nosso cliente é líder mundial no segmento de transmissão e distribuição de energia.
Desafio: O Engenheiro de Saúde e Segurança terá o desafio de conduzir e elaborar atividades relacionadas à saúde e segurança em obras de construção de subestações e linhas de transmissão.
Responsabilidades:
· Gestão de projetos com monitoramento físico e financeiro;
· Elaboração de relatórios gerenciais de monitoramento de obras de construções.
Quem estamos buscando:
· Engenheiro de Segurança do Trabalho, registrado no Conselho de Engenharia (CREA);
· Experiência em empresas de projeto de engenharia ou construção ou concessionárias;
· Conhecimento do setor brasileiro de Saúde e Segurança (regulamentações da ANEEL, Procedimentos de rede da ONS) e sua estrutura (MME, ONS, CCEE, EPE);
· Inglês Avançado.
Porque se interessar:
· Pacote salarial atrativo + bônus;
· Oportunidade de desenvolvimento de carreira;
· Ingressar em empresa líder de mercado em sua área de atuação.
Cadastro no LINK

Engenheiro meio ambiente pleno
Empresa: BASF
Local: Guaratinguetá / SP
Requisitos:
Formação superior completo em Engenharia Química e áreas afins;
Desejável pós-graduação ou MBA;
Experiência em gestão e desenvolvimento de projetos e implantação de empreendimentos;
Experiência na área de Meio Ambiente como: gestão de resíduos sólidos, tratamento de efluentes industriais e passivos ambientais, execução de auditorias em prestadores de serviço de meio ambiente e industrializadores de produtos BASF;
Inglês avançado.
Principais atividades:
Verificar periodicamente a existência de requisitos legais na legislação ambiental em nível Municipal, Estadual e Federal, identificando aqueles aplicáveis à empresa; realizar a gestão de contratos de efluentes e resíduos industriais, da contratação dos serviços até a execução de auditorias ambientais; realizar auditorias nas empresas Prestadoras de Serviços de Meio Ambiente e/ou industrializadores de produtos BASF. Assessorar tecnicamente, na sua área de especialização, as demais áreas no que se refere aos programas e projetos na área de Meio Ambiente.
Cadastro no LINK

Análista de Sustentabilidade
Empresa: Talento Incluir
Local: São Paulo - SP
Responsabilidades: - Analisar, acompanhar e consolidar os indicadores da área de RS. - Apoio no contato diário com as operações para contribuir com os programas e ações socioambientais desenvolvidos, disseminando as diretrizes da área de Sustentabilidade. - Apoio no gerenciamento do grupo de RS, promovendo a gestão do conhecimento e a perpetuidade dos assuntos e temas que envolvem a área. -Apoio em todas as questões que tangem a área de responsabilidade socioambiental. Requisitos Gerais da Função:
• Formação: Superior em Gestão Ambiental ou Engenharia Ambiental ou Técnico de Engenharia Ambiental ou Tecnólogo ou Administração.
• Informática: Pacote Office intermediário;
• Idiomas: Desejável Inglês
• Experiência/Conhecimentos: Local de Trabalho: Alphaville Remuneração: R$4.000,00 à R$5.000,00 Benefícios: Assist médica, odontológica, fretado ou estacionamento no local ou VT, vale refeição de R$27,50 ao dia, previdência, PLR.
Cadastro no LINK

Analista Ambiental Júnior
Empresa: TAM linhas Aéreas
Local: São Paulo - SP
Responsável pelo licenciamento e controle dos resíduos da Companhia; Relacionamento e suporte às diferentes áreas da Companhia; Monitorar inventário, identificar erros e sugerir melhorias; Trabalhar com indicadores ambientais; Disponibilidade para viagens.
Cadastro no LINK

Analista de Meio Ambiente
Empresa: A empresa Louis Dreyfus Commodities, um dos maiores grupos empresariais do mundo, com destacada atuação no processamento e comercialização de commodities agrícolas, contrata para integrar sua da equipe.
Local: Ponta Grossa / PR
Requisitos:
- Superior em Química, Gestão Ambiental, ou áreas afins.
- Bons conhecimentos em informática.
- Conhecimento em ISO 14001.
- Inglês Básico.
- Experiência anterior na gestão do setor de meio ambiente, legislação e certificação.
Atividade: Irá atuar em trabalhos de campo, atividades administrativas e ministrar treinamentos. Cadastro no LINK

Técnico em Meio Ambiente
Empresa: Accenture
Local: Macaé / RJ
Buscamos candidatos com formação em curso Técnico Ambiental com registro no MTE - Ministério do Trabalho e Emprego. Desejável possuir o curso básico de Segurança em Plataforma.
Cadastro no LINK

Técnico de Meio Ambiente
Empresa: Stefanini
Local de Trabalho: Rio de Janeiro
Necessário: -Certificado do Curso Técnico em Meio Ambiente; - Registro no Órgão de Classe (CRQ); - Certificado do Curso Gestão Ambiental; - Certificado do Curso MOPP (Carga Horária 50 hs) - Experiência comprovada na função; - Conhecimentos de informática: MS-Office.
Horário de Trabalho: Das 07:00 as 19:00 (escala 12x36)
Remuneração: R$2000,00 + benefícios -
Cadastro no LINK

Estagiário(a) Técnico em Meio Ambiente
Local: Camaçari -BA
Pré-requisitos:
- Nível Técnico em Meio Ambiente, com a parte teórica do curso já concluída e apto para estagiar em período integral.
- Pacote Office intermediário.
Principais atividades:
- Elaboração de relatórios ambientais.
- Identificação e Investigação de desvios.
- Avaliação de aspectos e impactos ambientais.
- Controles estatísticos.
- Registro de ocorrências e encaminhamentos administrativos.
- Controlar documentos de gestão ambiental do Setor de SSMA.
- Acompanhamento da manutenção da ISO 14.001.
- Elaboração de documentos ambientais de saída de resíduos sólidos, efluentes industriais e orgânicos.
Remuneração:
- Bolsa-auxílio + plano de saúde + refeitório na empresa + transporte oferecido pela empresa. Cadastro no LINK