sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Seminário sobre cobrança pelo uso da água (FIRJAN)

O V Seminário Gestão da Água na Indústria acontece dia 18 de março, na sede do Sistema FIRJAN, no Centro do Rio. Nesta edição, o tema principal será a discussão sobre a cobrança pelo uso da água e a aplicação desses recursos financeiros oriundos dessa ferramenta, instituída pela Política Nacional de Recursos Hídricos.

A palestra principal será proferida por Peter Gammeltoft, chefe da Unidade de Água da Diretoria-Geral de Meio Ambiente da Comissão Europeia. Gammeltoft apresentará como o tema evoluiu em alguns países da Europa e mostrará modelos eficientes de cobrança, planejamento e emprego dos recursos financeiros.

A abertura do evento, que começa às 14h, será feita pelo presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da FIRJAN, Isaac Plachta.

A segunda parte do evento reunirá os maiores especialistas sobre o tema no Brasil, que participaram da criação da atual Política Nacional de Recursos Hídricos. São eles: Jerson Kelman, professor da Coppe-UFRJ e ex-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA); Marilene Ramos, ex-presidente do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea); Mônica Porto, professora da Universidade de São Paulo (USP); e Raymundo José Garrido, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBa).

Luis Gabriel de Azevedo, diretor de Sustentabilidade da Odebrecht, completa o painel, que será mediado por Percy Soares Neto, coordenador da Rede Indústria de Recursos Hídricos da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

As inscrições estão abertas até 17 de março através do e-mail faleconosco@firjan.org.br ou pelos telefones 0800 0231 231 e 4002-0231.

Confira a programação completa:

14h às 14h15 – Abertura
Isaac Plachta - presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da FIRJAN

14h15 às 14h45 – A cobrança pelo uso da água na Comunidade Europeia
Peter Gammeltoft - chefe da Unidade de Água, da Diretoria-Geral de Meio Ambiente da Comissão Europeia

14h45 às 16h30 – debates: Cobrança pelo uso da água: uma visão sistêmica

Percy Soares Neto (mediador) - coordenador coordenador da Rede Indústria de Recursos Hídricos da CNI
Marilene Ramos – ex-presidente do Inea
Mônica Porto – professora da USP
Jerson Kelman – ex-presidente Agência Nacional de Águas
Luis Gabriel de Azevedo – diretor de Sustentabilidade da Odebrecht
Raymundo José Garrido – professor da Universidade Federal da Bahia

16h30 às 17h30 – Perguntas dos participantes e encerramento

Fonte: http://www.firjan.org.br/data/pages/2C908CEC442B63910144465852D40616.htm

Seja Brigadista do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO)


Coleta Seletiva (RJ) - Inexigibilidade de licença ambiental para cooperativas de catadores de recicláveis (RJ)

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) estabelece que as cooperativas de catadores de recicláveis devem ser inseridas no processo de coleta seletiva a ser implantado nos municípios brasileiros.

No entanto, na hora de destinar seus resíduos recicláveis os geradores vêm esbarrando dificuldades para encontrar cooperativas que possuem licença ambiental.

Entendendo esta dificuldade e considerando que os galpões de triagem não geram altos riscos ambientais, o Estado do Rio de Janeiro publicou no final de 2013 uma resolução isentando estas cooperativas da obtenção de licença ambiental. Agora, elas podem solicitar apenas a certidão de inexibilidade de licenciamento ambiental, que constitui em um processo muito mais simples e ágil.

Resolução Conema Nº 56 de 13 de dezembro de 2013 - estabelece critérios para a inexigibilidade de licenciamento ambiental para associações e cooperativas de catadores para atividade de recebimento, prensagem, enfardamento e armazenamento temporário de resíduos sólidos recicláveis não perigosos, inertes, oriundos de coleta seletiva.

Para encontrar cooperativas de catadores de recicláveis no Estado do Rio de Janeiro, você pode recorrer ao site Roda da Reciclagem ou ao site do Programa Coleta Seletiva Solidária. Clicando nas logos abaixo você será direcionado para as respectivas páginas de pesquisa.

             

Resolução Conema Nº 55, de 13 de dezembro de 2013 - estabelece procedimento de diferenciação mínima de cores para a coleta seletiva simples de resíduos sólidos urbanos e de resíduos de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, a ser adotado na identificação de coletores e veículos transportadores, para a separação de resíduos no Estado do Rio de Janeiro

Concurso público da SEDAM - Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia.

Estão abertas as inscrições para concurso público da SEDAM - Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia.

São 08 vagas para Biólogos e o salário é de R$3.000,00.

O local de atuação é nos municípios de Alta Floresta do Oeste, Ariquemes, Distrito de Extrema, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Porto Velho e Vilhena.

As inscrições serão recebidas pelo site www.funcab.org, até o dia 23 de março de 2014.

A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia no dia 13 abril de 2014.

Mais informações:
http://migre.me/i3mU6

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Água em Jogo - Atividade educativa

Aproveitem esta oportunidade que o projeto ÁGUA E GESTÃO da ANA oferece para quem quiser participar de uma atividade sobre uso e conservação da água!

É o ‪#‎AguaemJogo‬ !

Gratuito e online, é um passatempo educativo:
- Professores podem usar a atividade como apoio na abordagem desse tema em sala de aula.
- Aos alunos de ensino médio que estão se preparando para Enem e vestibulares, o curso garante uma excelente bagagem referente ao tema água, possível temática de redação, visto que em 2018 o Fórum Mundial da Água será no Brasil.
- Aos participantes, é um forma de conhecer o método de ensino Ead autoinstrucional, que hoje é uma alternativa muito eficaz para capacitação.

http://www.aguaegestao.com.br/br/curso/360

VAGAS DO DIA 27/02/2014

Gerente QHSE
Local: Campos/Macaé
Faixa de R$ 13.000,00. + Benefícios
Proposta/Missão: Gerenciar as atividades de HSE da Empresa ou de um projeto específico, baseando-se nas políticas e regras corporativas do Grupo e requisitos do cliente que versam sobre a matéria, nas normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001, identificando os requisitos legais e contratuais de HSE, definindo os recursos necessários para atendimento dessas prerrogativas, elaborando a documentação pertinente e disseminando entre os colaboradores as práticas de HSE, visando minimizar riscos e custos envolvidos nos empreendimentos e atingimento dos objetivos de HSE da empresa.
Requisitos:
- Formação: SUPERIOR COMPLETO – Engenharia.
- Especialização: Engenharia de Segurança do Trabalho ou Gestão Ambiental.
- Idioma: Inglês fluente
- Experiência: 10 anos.
- Outros Treinamentos recomendáveis: Gestão de pessoas; Liderança, Negociação e Comunicação; Investigação de Acidentes. Windows, Word e Excel; Integração PIT/ QHSE; Integração PIT/ MPT, RH e Segurança Patrimonial; Auditor Líder OHSAS 18001 ou ISO 14001.
Responsabilidades principais
1. Gerenciar a equipe de HSE, distribuindo tarefas aos subordinados, esclarecendo dúvidas e orientando-os quanto à realização dos serviços, a fim de capacitá-los a desenvolver plenamente as suas atribuições;
2. Assessorar a equipe gestora dos projetos ou ativos em assuntos referentes a HSE, participando de reuniões, discutindo aspectos e impactos de HSE, propondo medidas corretivas e preventivas quando aplicável e reportando os resultados ao Superintendente de QHSE por meio de relatórios estatísticos, a fim de propiciar o suporte necessário ao desenvolvimento dos trabalhos;
3. Acompanhar os indicadores de desempenho de HSE (reativos e pro ativos, banco de dados - Synergi, etc..) a fim de propor medidas e programas para atingimento de objetivos e promoção da prevenção e melhoria contínua do sistema.
4. Participar de reuniões internas com a Superintendência Corporativa de QHSE, reportando atividades planejadas /realizadas, dificuldades e riscos encontrados, visando prover o suporte necessário ao atendimento dos objetivos /metas de HSE definidos;
5. Representar a área /empresa em reuniões de HSE junto ao cliente, órgãos públicos (fiscalização trabalhista, órgãos ambientais, etc.) equipes de projeto e colaboradores, discutindo eventuais acidentes e não conformidades ocorridas, bem como, apresentando soluções técnicas de HSE, a fim de possibilitar o atendimento às necessidades do cliente, legislação aplicável e normas do Grupo;
6. Gerenciar a necessidade de elaboração e/ou revisão documentos de HSE (Manuais, Planos, Procedimentos, PPRA, etc.), analisando prioridades, recursos e disponibilidades de acordo com as necessidades da Empresa e do negócio, visando satisfazer aspectos legais e contratuais, bem como, o sistema de gestão de HSE do Grupo; 7. Elaborar e ministrar treinamentos com base na política e nos procedimentos de QHSE, desenvolvendo planos de aula, transmitindo informações inerentes ao sistema de HSE aplicado em projetos e sites do Grupo, bem como, difundindo conceitos e ferramentas de HSE, visando a capacitação dos colaboradores;
8. Realizar inspeções e auditorias de HSE em projetos, sites e eventualmente em fornecedores, verificando o atendimento a requisitos legais, corporativos e do cliente, com base nas normas internacionais de HSE, a fim de atestar o padrão exigido pela Empresa e subsidiar a Superintendência de QHSE com informações necessárias à tomada de decisões;
9. Representar a Empresa em auditorias promovidas pelo cliente e Organismos Certificadores, atuando como guia e/ou auditado, propondo e gerenciando ações corretivas e preventivas quando aplicável;
10. Gerenciar as atividades de riscos de HSE nas diferentes etapas do projeto, supervisionando o tratamento de ações corretivas /preventivas referentes às não conformidades do sistema de HSE;
11. Acompanhar e monitorar programas de auditoria e treinamento;
12. Responder pela própria segurança e demais na área e otimização dos recursos disponíveis (humanos e equipamentos) .
OS CANDIDATOS NO PERFIL ACIMA DEVEM ENCAMINHAR O CURRRÍCULO PARA
fernandarocha@parceriaconsult.com.br ASSUNTO GERENTE QHSE – MACAÉ/CAMPOS

Analista Ambiental
Local: Rio de Janeiro
Para atuar em empresa de consultoria
Atividades:
- Apoio ao licenciamento ambiental e gestão ambiental dos clientes
Requisitos:
- Ensino superior em Gestão Ambiental ou biologia
- Experiência em licenciamento ambiental, inventário de resíduos, CTF Ibama e outras declarações ambientais
- Conhecimentos em ISO 14001 e auditoria ambiental
- Domínio de pacote office
- CNH
Os interessados deverão encaminhar currículo atualizado, anexado ao e-mail para selecaoprofamb@gmail.com com o título ANALISTA AMBIENTAL

Analista Socioambiental
Local: Duque de Caxias
Atividades:
- Controle Normativos Sistema de Gestão para Sustentabilidade;
- Sistema de Informações;
- Gestão de Indicadores de Desempenho;
- Desenvolver e executar programa de educação ambiental junto as comunidades próximas, escolas, público interno, etc;
- Apoiar nos processos de licenciamentos, obtendo licenças e pareceres junto aos órgãos responsáveis;
- Avaliar e monitorar aspectos ambientais da Unidade;
- Apoiar tecnicamente implementação de projetos sustentáveis da comunidade em parceria com a empresa;
- Apoiar as atividades de QSMA.
Salário: A combinar. Estamos trabalhando com pretensão salarial.
É imprescindível o envio do currículo no corpo do e-mail com a pretensão salarial.
Benefícios: Assistência médica e odontológica + Vale Refeição + Vale Transporte + Seguro de Vida + PLR
Local de trabalho: Duque de Caxias (Se faz necessário morar na cidade ou próximo)
Os interessados deverão encaminhar currículo atualizado, no corpo do e-mail , para: processoseletivo.caxias@gmail.com

Analista de QSMA 
Empresa líder em seu segmento, contrata: 
Local de trabalho: Duque de Caxias 
Escolaridade: Ensino Superior em Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental ou em áreas correlacionadas.
Atividades: 
- Acompanhar a fiscalização ambiental e de segurança do trabalho, bem como as ações corretivas para a solução de pendências relacionadas, quando aplicável; 
- Mediar reuniões de análise critica retroalimentando o sistema de gestão e o Corporativo e das Unidades; 
- Abrir e controlar solicitações de ações corretivas e preventivas referentes ao processo e sistemas de gestão integrada; Avaliar e acompanhar quesitos e reclamações das partes interessadas; 
- Identificar problemas relativos ao processo e sistemas de gestão integrada; Identificar, avaliar e controlar os riscos, aspectos e impactos ambientais, quando aplicável; 
- Acompanhar a execução das atividades descritas nos programas de gestão corporativos e regionais; Programar as auditorias internas; 
- Zelar pela implementação dos sistemas e manutenção das certificações
Salário: À Combinar. Estamos trabalhando com pretensão salarial.
Benefícios: Vale Refeição + Vale Alimentação + Vale transporte ou Auxílio combustível + Assistência médica e Assistência odontológica + Seguro de Vida e PLR (Participação nos lucros).
Os interessados deverão encaminhar currículo com a pretensão salarial, para: processoseletivo.caxias@gmail.com

Engenharia Civil ou Ambiental 
Local: Altamira-PA
Requisitos:
- Experiência em Saneamento (qualidade de água e efluentes) para atuar em projeto da UHE Belo Monte.
Benefícios: Salário R$3.000,00, refeição, plano de saúde, moradia, retorno para casa a cada 45 dias.
Enviar currículo para: isabela.coelho@biocev.net
Obs: É necessário disponibilidade para mudança com urgência.

Bolsista para pesquisa
Estão abertas as inscrições para a seleção de bolsistas do projeto "Dimensionamento e Acompanhamento do Gasto Ambiental Federal".
Podem se candidatar pesquisadores com graduação ou mestrado em Economia, Administração, Ciência Política, Gestão Ambiental ou Estatística.
Confira os detalhes: http://goo.gl/8KiZNZ

Estágio Gestão Ambiental
Local: Rio de Janeiro
Para atuar em empresa de consultoria ambiental
Requisitos:
- Cursando ensino superior em Gestão Ambiental ou biologia
- Conhecimentos em ISO 14001 e auditoria ambiental
- Domínio de pacote office
Os interessados deverão encaminhar currículo atualizado, anexado ao e-mail para selecaoprofamb@gmail.com com o título ESTÁGIO GESTÃO AMBIENTAL

Estagiário (a) de Geoprocessamento
Conhecimentos desejáveis:
de preferência conhecimentos básicos em SIG, preferencialmente ArcGis
Qualidades necessárias
Comprometimento com o trabalho
Capacidade de gerenciar múltiplas tarefas e de trabalhar com prazos
Interesse na área de Geoprocessamento
Bom relacionamento Interpessoal
Comportamento assertivo e proativo
Residir em São Paulo - SP, de preferência próximo a Região Oeste.
Horário de trabalho: 06 horas diárias, 5 dias na semana (segunda a sexta-feira)
Bolsa : R$ 755,00 + vale transporte
Empresa localizada em Alphaville - SP
Enviar currículo para: virginia.valentim@geoflor.com.br
com o titulo: Estagiário de Geoprocessamento

Estagiário Gestão Ambiental 
A EMPENHO RH recruta e seleciona para seu cliente:
Para realizar as funções abaixo descritas:
Realizar visitas a clientes, para avaliação de problemas com pragas e utilização correta de inseticidas;
Testes de eficácia de inseticidas em campo;
Elaborar relatórios técnicos informativos sobre os testes desenvolvidos;
Acompanhar a execução dos serviços ;
Confecção de pareceres técnicos sobre situação de infestações;
Elaboração de medidas preventivas e corretivas para clientes;Implantação de sistemas de gestão ambiental e de segurança em processos e procedimentos de trabalho
Experiência: Não necessária
Escolaridade: Cursando ensino superior em Ciências biológicas / Química / Gestão Ambiental / Agrônomia.
Benefícios: Seguro de vida em grupo, Tíquete-refeição, Vale-transporte;
Salário Base: R$ 1.032,00 (Bolsa + Insalubridade)
De segunda-feira a sexta-feira.
Interessados, favor enviar currículo no corpo do email para rodrigo.empenhorh@yahoo.com colocando no assunto: Estágio Gestão Ambiental

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

VAGAS DO DIA 25/02/2014

Gerente de Projetos SOS Mata Atlântica
A Fundação SOS Mata Atlântica contrata Gerente de Projetos. O profissional será responsável pelo planejamento e gerenciamento de programas, projetos e atividades institucionais e supervisão de equipe multidisciplinar. Confira os detalhes e o perfil a seguir.
Atividades e atribuições:
Supervisionar, coordenar e acompanhar equipe multidisciplinar no âmbito dos programas, projetos e atividades das áreas de Florestas, Mar e Ambiente Urbano de acordo com o Plano de Gestão Anual;
Desenvolver, junto aos diretores e/ou coordenadores, planos para a operacionalização das atividades a serem executadas no âmbito dos programas e projetos;
Apresentar à Diretoria-executiva um plano para a contratação de profissionais necessários ao bom cumprimento das atividades;
Supervisionar, monitorar e avaliar o desempenho profissional dos funcionários contratados ou que prestem serviço aos projetos e atividades;
Cumprir metas e prazos;
Dar suporte às equipes e aos parceiros beneficiados na elaboração, implantação, execução, solução de problemas e conclusão dos projetos;
Promover o apoio profissional e fornecer às diretorias as informações necessárias para deliberações e tomadas de decisão;
Produzir relatórios técnicos e financeiros e prestar contas à Diretoria-executiva e Conselhos;
Planejar, elaborar e apresentar novas propostas respeitando as prioridades e temas institucionais;
Construir em conjunto com os diretores e coordenadores, os planos de gestão anual – PGA;
Articular, estabelecer e manter relações com órgãos instituições governamentais e não governamentais, academia e empresas privadas.
Qualificação desejada:
Grande experiência em gerenciamento de equipes, coordenação e administração de projetos; Formação superior em área afim.
Experiência e habilidade para articular e trabalhar em estreita colaboração com organizações governamentais, não governamentais, academias, comunidades locais e empresas privadas.
Desejável conhecimento e afinidade com os temas conservação da natureza, políticas públicas e educação ambiental e Terceiro Setor.
Organização.
Comunicação fluente, escrita e oral em inglês e português.
Disponibilidade para trabalhar em período integral e dedicação exclusiva.
Base na cidade de São Paulo, disponível para viagens a serviço.
Interessados devem enviar currículos com proposta de trabalho e pretensão salarial até 7 de março para o e-mail cv-gerenteprojetos@sosma.org.br com assunto “VAGA PARA GERENTE DE PROJETOS”. Só serão analisados texto e currículos apresentados no corpo do e-mail e que correspondam ao perfil solicitado. Indicar e-mail e telefone de 3 pessoas que podem ser consultados para referência.

Coordenador de Meio Ambiente
Empresa: PSA Peugeot Citroën 
Local: Porto Real/RJ
Descrição da vaga:
- Responsável pelo Sistema de Gestão Ambiental da fábrica de Porto Real;
- Responsável técnico perante aos órgãos governamentais: INEA, DPF, DFAE, CRQ e Exército;
- Garantir a aplicação e cumprimento da Legislação Ambiental em todo a fábrica e a manutenção da certificação ISO 14001;
- Gestão de equipe de efetivos;
- Gestão de contratos de limpeza e de tratamento do residuos.
Competências e experiência desejadas
- Formação: Engenharia Química ou Ambiental
- Idioma: Inglês e/ou Francês
- Experiência em gestão de equipe preferencialmente em indústria de grande porte
- Vivência na aplicação da norma ISO 14001, Sistema de Gestão Ambiental e legislações aplicáveis
Os interessados devem se cadastrar no Linkedin neste LINK

Consultor de Gestão Ambiental
Empresa: Fibria
Local: Jacareí/SP
Os desafios para esta oportunidade serão:
#Gestão de indicadores de performance ambientais/florestais
#Gestão do inventário de gases de efeito estufa – GHG
#Quantificação e negociação de serviços ecossistêmicos
#Análises financeira de projetos ambientais
#Gestão e melhoria de processos corporativos (rotina)
Para esta oportunidade não poderá faltar:
#Curso Superior Completo
#Inglês avançado
#Habilidade em análise financeira de projetos
#Conhecimento em gestão de projetos
Será um diferencial se o candidato tiver:
#Espanhol avançado
#Visão ampla dos negócios e suas relações
#Conhecimento em valores intangíveis
#Desenvolvimento de premissas e cenários de médio e longo prazo
#Conhecimento em certificações florestais (FSC e PEFC) e indicadores voluntários (DJSI, ISE, GRI)
Os interessados devem se cadastrar no Linkedin neste LINK

Analista AmbientalEmpresa: Duratex
Local: São Paulo
Os desafios para esta oportunidade serão:
#Gestão de indicadores de performance ambientais/florestais
#Gestão do inventário de gases de efeito estufa – GHG
#Quantificação e negociação de serviços ecossistêmicos
#Análises financeira de projetos ambientais
#Gestão e melhoria de processos corporativos (rotina)
Para esta oportunidade não poderá faltar:
#Curso Superior Completo
#Inglês avançado
#Habilidade em análise financeira de projetos
#Conhecimento em gestão de projetos
Será um diferencial se o candidato tiver:
#Espanhol avançado
#Visão ampla dos negócios e suas relações
#Conhecimento em valores intangíveis
#Desenvolvimento de premissas e cenários de médio e longo prazo
#Conhecimento em certificações florestais (FSC e PEFC) e indicadores voluntários (DJSI, ISE, GRI)
Os interessados devem se cadastrar no Linkedin neste LINK

Engenheiro Ambiental
Empresa de Engenharia de projetos seleciona com urgência:
- Acompanhar o processo de licenciamento ambiental, monitorando as demandas e contribuindo com a implementação dos planos de resposta de cada projeto.
- Controlar a implementação das ações de atendimento às condicionantes ambientais.
- Elaborar e revisar os memoriais descritivos ambientais dos projetos para fins de licenciamento. Controlar as demandas dos materiais e dos bens a serem aplicados em cada projeto.
- Avaliar criticamente a execução física e financeira dos projetos.
- Elaborar cronogramas físicos e financeiros dos projetos.
- Obter relatórios de pesquisa nos contratos no ambiente SAP R3.
- Realizar análise crítica dos gastos para os projetos, participar da elaboração de minutas dos documentos contratuais, seus anexos e planilhas de suporte a análise das licitações, para o processo de contratação.
- Elaborar apresentações e relatórios técnicos e gerenciais dos projetos.
- Participar da aplicação, nas frentes de serviços, das listas de verificação e das verificações de conformidade
de procedimento junto às empresas contratadas.
- Analisar os relatórios produzidos pelas contratadas, participar da elaboração e revisão dos marcos gerenciais dos projetos.
- Participar das reuniões de projeto, desde a coordenação e SMS dos contratos, controlando as pendências.
- Participar das inspeções de SMS nas frentes de serviço e atualização do plano de tratamento de desvios.
- Acompanhar o tratamento dos desvios e não conformidades relacionadas à SMS nas frentes de serviço.
- Elaborar e controlar os procedimentos de gestão dos projetos.
- Elaborar e controlar o plano de comunicação dos projetos.
Requisitos:
- Experiência na área de sistemas submarinos.
- Ensino Superior completo em Engenharia Ambiental.
- Conhecimentos básicos na metodologia de gerenciamento de projetos.
- Conhecimentos em informática (editores de texto, planilhas eletrônicas, cronograma eletrônico e sistema de apresentação de slides) e SAP. Possuir registro no CREA.
- Salário: R$ 6.296,00
- Idiomas: Inglês - Básico
Enviar currículo para: recrutamentorh85@yahoo.com, mencionando no assunto o código da vaga.

Bióloga(O)
Local de trabalho: Irajá
Sexo: INDIFERENTE
Escolaridade: Ensino Superior em Biologia
Recém Formada(o)
É necessário ter CRBio ATIVO
É necessário ter vasta experiência na função .
Horário do Trabalho: Segunda a Sexta:08:00 ás 17:00 horas
Sábado: 08:00 ás 12:00 ou 13:00 ás 17:00 hrs
É necessário que tenha experiência análises de água, ar, solo.
Experiência em Análise Ambiental
Salário:R$ 1.286,68 + insalubridade
Benefícios: Assistência Médica,Assistência Odontológica, Vale Transporte, Convênio Farmácia e Vale Refeição/Alimentação.
Interessados e dentro do perfil, favor enviar o currículo no corpo de e-mail para: recrutamento.talentorj@yahoo.com.br

Estagiário 
Empresa no Ramo de Serviços contrata:
Cursando: Biologia, Química, Gestão Ambiental ou Agronomia, não é necessário experiência.
Atribuições:
Vai realizar visitas a clientes, acompanhar a execução dos serviços, elaboração
de medidas preventivas e corretivas, testes em laboratório/campo, relatórios,
parecer e palestras técnicas.
Bolsa
+ insalubridade R$ 1.032,00 + VT + TR e Seguro de Vida.
Enviar currículo no corpo do e-mail, para rhdenise52@yahoo.com.br, colocando no assunto Estagiário.

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS - Assistam minha palestra online

Ainda não é o ciclo de vídeos sobre o qual falei, mas na semana passada ministrei uma palestra no Ciclo Internacional de Palestras sobre Engenharia, promovido pela EADIC em parceria com a WOLI em ambiente virtual. Para se inscrever nas demais palestras acesse http://www.eadic.com.br/Cursos.aspx


Estas duas instituições se uniram para oferecer cursos de extensão e futuramente de pós-graduação voltados para os profissionais de engenharia do Brasil. A EADIC é uma empresa espanhola com grande tradição na oferta de cursos EAD sob demanda para empresas ou para profissionais independentes.

Na palestra abaixo, onde só aparece a minha foto porque eu estava e estou com catapora, eu falei um pouco sobre como surgiu, o que estabelece e as principais dificuldades da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Em breve oferecerei um curso EAD pela EADIC/WOLI sobre GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS SEGUNDO A PNRS. Fiquem de olho que divulgarei aqui. Por enquanto assistam esta breve discussão sobre o tema.

A minha palestra de fato se inicia aos 10:24 minutos do vídeo, mas vale a pena assistir à introdução que fala sobre a instituição, o ciclo de palestras e os cursos.

Espero que gostem e aguardo seus comentários.


São Paulo e suas águas: passado e presente


Curso Inglês Meio Ambiente (EAD)


Amplie seu vocabulário em Inglês com foco na engenharia ambiental. 

Aprenda de forma rápida e dinâmica, os termos mais utilizados, recursos eficientes para desenvolver documentos técnicos no idioma e as estratégias de comunicação em grupos de trabalho no contexto internacional. 

Curso ideal para profissionais e estudantes da área que queiram complementar seus conhecimentos com sessões práticas.

Para realizar a pré-inscrição e obter mais informações clique no link abaixo

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

VAGAS DO DIA 24/02/2014

Gerente de projetos
Empresa Multinacional localizada no Centro do Rio de Janeiro contrata.
Responsabilidades:
- Atuar como gerente de projeto, com especial atenção aos custos, escopo e qualidade dos estudos ambientais, participando da revisão e adequação dos documentos quando necessário;
- Coordenar equipe interdisciplinar em estudos ambientais, relatórios e trabalhos de campo;
- Auxiliar na elaboração de propostas;
- Relacionamento direto com clientes.
Pré-Requisitos:
- Formação Acadêmica em Geologia, Geografia, Engenharia Ambiental, Biologia, Sociologia, demais áreas afins.
- Ter no mínimo 5 anos na prestação de serviços com meio ambiente, preferencialmente participação na elaboração EIA/RIMA, PBA e outros estudos ambientais relacionados, ou implementação de projetos.
- Ter no mínimo 5 anos de experiência em trabalhos com equipes multidisciplinares.
- Demonstrar conhecimento do processo de licenciamento ambiental, preferencialmente na área de linha de transmissão;
- Ter domínio técnico de pelo menos uma área de conhecimento relevante para composição de um estudo ambiental;
- Planejar e executar atividades gerenciais;
- Conhecimento técnico para a elaboração de Analise Integrada de estudos dos meios físico, biótico e socioeconômico;
- Elaborar estudos de Avaliação de Impactos Ambientais;
- Conhecimento de outros idiomas ( preferencialmente inglês);
- Capacidade de coordenar equipes
- Capacidade de negociação em situação de conflito
- Capacidade para lidar com grande volume de trabalho, possivelmente sob restrições de tempo;
- Capacidade para trabalhar em vários projetos simultaneamente, em caráter matricial, atuando em diferentes posições;
- Disponibilidade para viagens (Apoio aos projetos)
Os candidatos interessados e DENTRO DO PERFIL deverão encaminhar currículo com pretensão salarial para ecobrh@gmail.com colocando no assunto: GERENTE DE PROJETOS.

Engenheiro de HSE SeniorEmpresa: Technip
Local de Trabalho: Rio de Janeiro.
Missão:
Realizar as atividades de Engenharia de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente da Empresa ou de um projeto específico.
Atividades:
* Orientar e realizar as atividades de Engenharia de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente da Empresa ou de um projeto específico, baseando-se nas políticas e regras Corporativas do Grupo que versam sobre a matéria, bem como, nas normas ISO 14001 e OHSAS 18001, identificando os requisitos legais e contratuais de Engenharia de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente, definindo os recursos necessários para atendimento dessas prerrogativas, elaborando a documentação pertinente e disseminando entre os colaboradores as práticas de Engenharia de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente, visando assegurar o atendimento às necessidades do cliente e do Grupo em conformidade com os preceitos legais exigidos;
* Assessorar a equipe gestora dos projetos em assuntos referentes à área de Engenharia de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente, participando de reuniões, discutindo aspectos e impactos de Engenharia de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente, propondo medidas corretivas e preventivas quando aplicável e reportando os resultados ao Superintendente de QHSE por meio de relatórios estatísticos, a fim de propiciar o suporte necessário ao desenvolvimento dos trabalhos;
* Participar de reuniões internas com a Superintendência Corporativa de QHSE, reportando atividades planejadas /realizadas, dificuldades e riscos encontrados, visando prover o suporte necessário ao atendimento dos objetivos /metas de HSE definidos;
* Representar a área /empresa em reuniões de HSE junto ao cliente, órgãos públicos (fiscalização trabalhista, órgãos ambientais, etc.) equipes de projeto e colaboradores, discutindo eventuais acidentes e não conformidades ocorridas, bem como, apresentando soluções técnicas de Engenharia de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente, a fim de possibilitar o atendimento às necessidades do cliente, legislação aplicável e normas do Grupo;
* Elaborar e/ou revisar documentos de Engenharia de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente (Manuais, Planos, Procedimentos, Instruções, etc.), analisando prioridades, recursos e disponibilidades de acordo com as necessidades da Empresa e do negócio, visando satisfazer aspectos legais e contratuais, bem como, o sistema de gestão de HSE do Grupo;
* Elaborar e ministrar treinamentos com base na política e nos procedimentos de HSE, desenvolvendo planos de aula, transmitindo informações inerentes ao sistema de gestão de Engenharia de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente aplicado em projetos e sites do Grupo, bem como, difundindo conceitos e ferramentas de Engenharia de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente, visando a capacitação dos colaboradores;
* Implementar, monitorar e atualizar os bancos de dados de HSE a fim de subsidiar a equipe gestora dos projetos com informações necessárias para relatórios estatísticos, tratamento das ações corretivas / preventivas e análise crítica do Sistema de Gestão de HSE.
Requisitos: Formação Superior Completa em Engenharia, com ênfase em Segurança do Trabalho.
Experiência anterior com atividades relacionadas ao cargo em questão.
Estamos trabalhando com pretensão salarial e a empresa oferece pacote atrativo de benefícios. - See Interessados devem se cadastrar no LINK

Coordenador de Segurança e Meio AmbienteEmpresa: Natura
Local de trabalho: Cajamar
Responsabilidades:
• Responsável pelo desenvolvimento e implantação do gerenciamento ambiental das operações industriais da Natura visando reduzir os impactos ambientais;
• Coordenação dos indicadores ambientais de todas as operações da Natura e terceiristas, consolidando reportes mensais e anuais
• Responsável por propor e conduzir projetos de melhoria contínua na gestão ambiental, buscando a redução dos impactos ambientais dos processos, produtos e serviços Natura, além de garantir a correção de desvios por meio de ações de mitigação;
• Responsável por garantir a conformidade legal e mitigar os riscos ambientais associados à produtos, processos e serviços, alinhados à política e aos princípios de sustentabilidade;
• Representante das questões ligadas à Meio Ambiente junto aos órgãos ambientais no âmbito federal, estadual e municipal, conduzindo inclusive os processos de licenciamento ambiental das unidades.
Requisitos obrigatórios:
• Superior completo: Engenharia, Química, Biologia, e outros cursos afins;
• Pós Graduação. Especifique: Adm. Industrial, Gestão Ambiental, Economia, outros cursos afins;
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Coordenador de Meio Ambiente (CE)Empresa: Companhia Siderúrgica Pecém - CSP
Formação:
• Engenharia Ambiental, Engenharia Química, Química ou áreas afins (c/ Registro no órgão de classe profissional).
Idiomas:
• Inglês avançado / fluente
Experiências / Competências / Habilidades:
• Conhecimentos técnicos específicos ligados à área de meio ambiente aplicado à siderurgia ou/e implantação de grandes empreendimentos;
• Conhecimento de tratamento de resíduos e água de esgoto;
• Conhecimentos básicos sobre equipamentos mecânicos e elétricos;
• Experiência em operação de tratamento de água;
• Conhecimento da legislação sobre a regulamentação ambiental para o sistema de água (bruta, potável, esgoto e etc);
• Conhecimentos na gestão das rotinas de meio ambiente, destinação de resíduos.
Principais atribuições:
• Coordenar a operação e a manutenção do sistema de água;
• Investigação e elaboração de documentos em relação a abastecimento de água;
• Coordenar e controlar operações de campo, voltados para monitoramentos, gerenciamento de resíduos;
• Elaborar relatórios técnicos visando ao cumprimento dos contratos e ao atendimento às normas ambientais;
• Realizar e conduzir auditorias internas e externas;
• Elaborar e/ou revisar procedimentos operacionais, baseando-se em padrões estabelecidos, internamente ou oriundos de órgãos ambientais, para contribuir para normatização das operações ambientais.
Localidade da vaga: Fortaleza e São Gonçalo do Amarante - CE
OBSERVAÇÕES
• Disponibilidade para residir no Ceará;
ATENÇÃO: Somente serão analisados os currículos dentro do perfil desejado. -
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Coordenador de Eixo/Cursos Técnicos - Área de Conhecimento: Meio Ambiente (UniBH e UNA)Recrutamento Interno: Coordenadores de Eixo / Cursos Técnicos PRONATEC 2014
Instituições de Ensino: UNA e UniBH
Área de Conhecimento: MEIO AMBIENTE;
Coordenação dos cursos:
- TÉCNICO EM CONTROLE AMBIENTAL;
- TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE;
Objetivo do Cargo:
- Implementação e coordenação dos cursos inerentes a sua especialização e supervisão.
Requisitos Exigidos:
- Graduação e Especialização na área;
- Experiência profissional na área de atuação;
- Experiência no ensino técnico ou médio;
- Conhecimento de Informática: nível intermediário;
- Gestão de Processos.
Requisitos desejáveis:
- Gestão de docentes;
- Mestrado;
- Conhecimento em gestão de processos;
- Conhecimento prévio sobre o Pronatec;
- Conhecimento das legislações do MEC;
Perfil Comportamental:
- Cooperação;
- Inovação;
- Comprometimento;
- Respeito;
- Transparência.
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Gerente de meio ambiente corporativo
Empresa Multinacional do setor Sucroenergético / Commodities.
Local: São Paulo
Empresa Multinacional com atuação em diversas regiões do Brasil seleciona: Gerente de Meio Ambiente Corporativo com atuação em diversas localidades no Brasil no segmento agrícola, baseado no interior do estado de São Paulo região de São José do Rio Preto.
Este profissional será responsável por todas as operações relacionadas a área ambiental,licenças ambientais, contato com órgãos públicos.
Atuará também com operações das áreas de Saúde e Segurança do Trabalho e demais atividades relacionadas ao cargo.
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Gerente da Qualidade, Segurança e Meio Ambiente (QHSE) Empresa multinacional de médio porte na região de São Carlos, busca:
Local: São Carlos - SP
Responsabilidades:
- Garantir a aplicação da política QHSE conforme diretrizes da empresa;
- Receber as Auditorias/Fiscalizações do MAPA e representações estrangeiras;
- Garantir o atendimento à legislação (qualidade, segurança e meio ambiente);
- Gerir os trabalhos da equipe de Controle de qualidade;
- Gerir as atividades do responsável pela área de Certificações;
- Garantir a manutenção das certificações ISO9001, ISO14001, ISO22000;
- Garantir a obtenção e manutenção do SIF e das habilitações de exportação;
- Gerir as atividades do responsável pela área de Segurança;
- Acompanhar as tramitações de assuntos regulatórios;
- Garantir a manutenção das certificações OHSAS18000.
Requisitos:
- Inglês fluente para contatos diários com a matriz.
- Formação superior, preferencialmente, em Zootecnia, Veterinária ou Engenharia de Alimentos.
- Será dada preferência à candidatos com Pós-Graduação.
- Disponibilidade para trabalhar na região de São Carlos/SP.
Conheça mais sobre a STAUTRH: www.stautrh.com.br
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Especialista em Meio AmbienteIndústria química multinacional de grande porte, comercializa seus produto a clientes de diversos segmentos.
Local: São Paulo
Atividades:
- Organizar e estruturar a área de meio ambiente.
- Verificar as pendências para cumprimento da legislação e ISO 14001.
- Realizar auditoria, garantir que todas as ações estejam em conformidade com a CETESB, Receita Federal, corpo de bombeiros e entre outros.
- Analisar os procedimentos atuais e realizar os ajustes necessários, garantindo o cumprimento das normas e legislação.
- Operacionalizar as ações para garantir os ajustes necessários, presença e atuação ativa na área produtiva, garantindo que os clientes internos adotem os procedimentos exigidos pela ISO e legislação.
Requisitos:
- Experiência na função no ramo industrial e empresas de médio / grande porte do segmento químico.
- Ensino Superior completo Química ou Engenharia Química.
- Inglês avançado.
- Conhecimentos técnicos em legislações ambientais (atualizado), auditoria da ISO 14001, projetos de melhoria, indicadores e legislação do manuseio de transporte.
- Conhecimentos das NR 15, NR 20 e CETESB.
- Desejáveis conhecimentos em logística reserva e em transporte de produtos químicos.
- Ter iniciativa, proatividade, foco em resultados, engajamento e ótima comunicação.
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Tecnólogo de Meio AmbienteLocalidade: Jequitaí – MG
Principais atividades:
-Gerenciamento e supervisão de obra na área ambiental de obra de barragem;
- Realização de auditoria ambiental campo;
- Elaboração de relatórios de desempenho ambiental da obra;
- Participação em reuniões técnicas para planejamento das atividades de obra e apoio à solução de situações
que envolvam impactos ambientais;
- Assistência aos programas ambientais condicionantes ao processo de licenciamento;
- Acompanhamento do processo de licenciamento ambiental;
- Realização da interface com os diversos órgãos ambientais;
- Controle e monitoramento da destinação dos efluentes e resíduos sólidos, bem como as emissões atmosféricas
geradas no canteiro;
- Acompanhamento das atividades de supressão de vegetação;
- Apoio na gestão do canteiro e na área de saúde e segurança do trabalho;
- Desenvolvimento de programa de educação ambiental para a equipe da Engecorps;
- Acompanhamento da elaboração do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD.
Formação:
- Tecnólogo do Meio Ambiente
Requisitos:
- Experiência comprovada em barragem.
Benefícios:
Assistência Médica, Alojamento, Refeição no local e Transporte.
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Técnico em meio ambiente/ Gestor LEEDPara atuar em obra no PORTO MARAVILHA - RJ
Necessário experiência em construção civil e gestão LEED.
Caso não possua conhecimentos na Certificação LEED, será dado treinamento.
Ensino Médio Técnico Completo em Meio Ambiente, Química ou Segurança do Trabalho.
Salário e benefícios: R$ 3.500, V.R R$ 23,00 por dia + V.T ou Aux. Combustivel, Plano de Saúde, V.A, Celular e Notebook fornecidos pela empresa.
Horário: Seg á Sex 7 ás 17 (Se necessários pagamos hora extra)
Enviar currículo: waguinhorod@gmail.com

Técnico de Meio Ambiente (PA)Empresa: Votorantim cimentos
Atividades:
- Fiscalizações de Campo
- Rotinas Administrativas da área
- Relatórios gerenciais
- Cuidar da gestão de Resíduos
- Envolver as pessoas que executam as atividades na empresa promovendo reuniões, palestras, treinamentos, e apoiando nas estratégias para conscientizar os trabalhadores.
Requisitos
- Curso Técnico em Meio Ambiente
- Boa comunicação
- Pro atividade e organização
- Capaz de fazer aliança com diversos públicos
- Experiencias com obras civis será o diferencial
- Bom conhecimento do Office, principalmente Excel e power point.
Local de trabalho: Primavera - PA
Contrato:
- Será realizado por empresa que presta serviço na Votorantim.
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Técnico em Meio Ambiente (PR)Empresa brasileira com atividades no mercado nacional e internacional, a APS Associados atua na customização de Sistema de Gestão para as áreas de Engenharia de Segurança, Medicina, Higiene Ocupacional, Engenharia Ambiental e Treinamento. Tem comprovada experiência no gerenciamento de SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente) em obras e operação de grandes empresas.
Local: Ortigueira - Paraná
Requisitos :
Experiência na área de meio ambiente, legislação e administração em meio ambiente, vivência em gerenciamento de resíduos sólidos, aspectos e impactos ambientais, em obras de construção civil e montagens eletromecânicas.
Conhecimento das normas CONAMA.
Formação :
Formação mínima: 2º grau completo, Técnico em Meio Ambiente.
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Técnico em meio ambiente (PA)Empresa: ADM, uma multinacional americana do segmento do agronegócio que transforma sementes oleaginosas em alimentos e energia. Atua em uma ampla rede de originação e logística mundiais, conectando culturas e mercados em mais de 60 países.
Local: Barcarena - PA
Responsabilidades:
- Atuar com legislação ambiental, gerenciamento de resíduos, monitoramentos ambientais (qualidade do ar, ruído e efluente).
- Identificacao e gestao de aspectos e impactos ambientais, aplicando métodos de eliminação ou de redução de impactos.
- Elaboração e execução de projetos e programas ambientais.
- Implementação e acompanhamento de sistemas de planejamento e gestão ambiental.
- Auxiliar na elaboração, acompanhamento e avaliação de estudos de impacto ambiental e processos de licenciamento e perícias.
- Interpretar e aplicar a legislação ambiental vigente no âmbito municipal, estadual e nacional.
- Manejo de programas de uso racional dos recursos naturais renováveis e não-renováveis.
Requisitos:
- Disponibilidade para residir em Barcarena/PA.
- Formação Técnica completa em Meio Ambiente e experiência na área.
Local de Trabalho: Barcarena/PA
Benefícios de uma empresa multinacional
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Encarregado de Meio AmbienteEmpresa: Cargill
Sumário do Cargo:
Coordenar as ações de gestão ambiental do site, visando o atendimento aos requisitos legais aplicáveis e politicas de Qualidade , Food Safety, Meio Ambiente e Segurança internas da empresa.
Principais responsabilidades:
* Executar auditorias anuais e visitas periódicas em locais de destinação de resíduos (recicláveis e não recicláveis), avaliando a operacionalização de modo geral, realizando eventuais questionamentos sobre o acúmulo de resíduos e formas de destinação, para certificar-se da descaracterização dos resíduos e suas marcas, assim como sua destinação final (reciclagem, compostagem ou aterro sanitário), de forma a evitar penalidades ambientais e legais para a empresa;
* Realizar treinamentos, integrações e reciclagens na área de meio ambiente dos funcionários contratados da empresa e terceiros;
Coordenadar, analisar e consolidar as análises da água utilizada na empresa e efluentes descartados, coletando amostras em locais determinados, analisando parâmetros exigidos pela legislação, visando aferir a qualdiade da água potável da empresa e tomar as medidas corretivas necessárias;
* Assessorar todas as áreas da empresas quanto aos licenciamentos ambientais em seus diversos orgãos reguladores em nível municipal, estadual e federal.
Coordenar e manter as estações de tratamento devidamente limpas e organizadas, visando atendimento a programas da empresa ( House keeping e 5S´s);
* Acompanhar as manutenções por empresas terceirizadas, avaliando o cumprimento de atividades e locais, assim como acompanhando a troca de caçambas das áreas, para organização e limpeza da área;
* Coordenar e consolidar as inspeções de tanques e contenções no site , visando identificar falhas nas estruturas materiais armazenados incorretamente nos locais ou válvulas dando passagens a eventuais vazamentos de produtos nela contidos;
* Coordenar , contratar empresas e acompanhar o descarte e destino correto de resíduos gerados no site e auxiliar as áreas com as boas práticas, visando a redução de geração nas fontes.
* Coordenar as calibrações de equipamentos das estações de acordo com procedimentos internos da empresa e avaliando suas necessidades e garantindo sua confiabilidade.
* Realizar e /ou Acompanhar auditorias internas e externas de clientes e prestadores de serviços do site na área ambiental;
* Manter e implementar ações voltadas a auditoria corporativa de Meio Ambiente;
* Liderar o Comitê e Semana do Meio Ambinte anualmente juntamente com a SIPAT.
Requisitos:
* Formação: Superior completo em Engenharia Ambiental, Tecnologia ambiental ou áreas afins;
*Experiência sólida em Gestão Ambiental;
*Habilidades: Conhecimentos técnicos em Meio Ambiente em suas diversas áreas, ISO 14001, Licenciamentos, Saneamento, Tratamento de água e Gestão de Resíduos
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Operador Estação D'agua Efluentes -Supervisão de Operações Meio AmbienteLocal: Rio de Janeiro
Formação: Ensino Fundamental Completo.
Experiência: Desejável em Estações de tratamento de efluentes e/ou processo de produção e ou manutenção industrial e/ou seguimentos químicos e petroquímicos.
Conhecimento: Desejável conhecimento básico de Informática.
Oportunidades e Desafios: Operar estação de tratamento d'agua e/ou efluentes industrial e/ou esgoto sanitário através do uso dos equipamentos e produtos químicos da estação de modo a obter o grau de depuração necessário para reutilização da água e/ou para seu lançamento em redes coletoras ou corpos d'agua.
Oferecemos todos os benefícios de uma empresa de porte tais como: Assistência Médica e Odontológica, Ticket Restaurante, Cesta Básica, Participação nos Lucros, Seguro de Vida em Grupo, Vale Transporte
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Estagiário Engenharia Ambiental
Empresa: AAM DO BRASIL
REQUISITOS:
Estar cursando Engenharia Ambiental, entre o 1º e 2º ano, noturno;
Ter disponibilidade para estagiar no horário das 08h as 15h na região de Araucária;
Desejável inglês avançado.
ÁREA:
Meio Ambiente
ATIVIDADES:
Auxiliar nas atividades da área de meio ambiente, estações de tratamento; elanoração e revisão dos processos e procedimentos e acompanhamento de auditorias.
LOCAL: Araucária
BOLSA / BENEFÍCIOS:
Bolsa estágio varia de acordo com o ano que o estudante está cursando:
R$ 1.100,00 a R$ 1.1300,00/mês
Transporte Fretado
Alimentação no local
Assistência médica
Seguro de Vida
PPR no valor de até um salário
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sábado, 22 de fevereiro de 2014

Vídeos sobre temas ambientais para o blog; O que vocês acham?


Estou pensando em começar a gravar uns videos sobre alguns temas na área ambiental para postar no blog.

De inicio penso em vídeos curtos tipo palestras e talvez entrevistas com alguns colegas da área.

O que vocês acham ?

A ideia ainda está `verde` por isso aceito e aguardo sugestões de vocês.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Concurso CEPEL Eletrobras


O Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL - associação civil sem fins lucrativos, com sede à Av. Horácio Macedo, 354, Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ - CEP 21.941-911, no uso de suas atribuições legais, do Estatuto Social da Empresa, torna pública a realização de Seleção Pública para provimento de vagas e formação de Cadastro de Reserva para os cargos de Profissional Pesquisador, com a formação de Nível Superior, de acordo com a legislação pertinente.

EDITAL

A Seleção Pública será regida por este Edital, seus Anexos e eventuais retificações, caso existam, e será realizada sob a responsabilidade, organização e operacionalização da Fundação BIO-RIO, doravante denominada FBR, endereço eletrônico: http://concursos.biorio.org.br e E-mail: cepel2014@biorio.org.br, com sede a Av. Carlos Chagas Filho, 791 - Cidade Universitária - Rio de Janeiro - RJ, CEP 21941-904, Caixa Postal 68042.


VAGAS NA ÁREA AMBIENTAL
Profissional Pesquisador I Código HID05Vagas: 2
Atribuições: Desenvolvimento de modelos Hidrológicos para Planejamento da Operação e Expansão de Sistemas Elétricos
Formação: Graduação Concluída em Engenharia (Civil ou Elétrica ou Ambiental ou Produção).
Conhecimento Básico e Específico:
Cálculo Diferencial e Integral: Funções; Derivadas; Integrais; Séries. Probabilidade e Estatística: Variáveis Aleatórias; Distribuições de probabilidades; Distribuições condicionadas; Distribuições amostrais; Teoria da estimação e teste de hipótese; Correlação. Álgebra Linear: Operações elementares com matrizes e vetores; Soluções de sistemas de equações lineares; Vetores Linearmente Dependentes e Independentes. Cálculo Numérico. Recursos Hídricos: Hidrologia; Ciclo Hidrológico; Precipitação: Formação, Tipos, Freqüência de totais precipitados, Precipitação média na bacia; Escoamento Superficial: Bacia Hidrográfica, Vazão, Coeficiente de Deflúvio, Tempo de concentração; Hidrograma. Aproveitamento hidroelétrico: Estudos hidrológicos; Estudos energéticos; Controle de cheias.

Profissional Pesquisador I Código MAB08
Vagas
: 1
Atribuições: Desenvolvimento de Metodologias e Incorporação de Técnicas de Geoprocessamento para Avaliação de Impacto Ambiental de Empreendimentos Elétricos
Formação: Graduação Concluída em Engenharia Ambiental ou Engenharia Civil, ou Geografia ou Meteorologia.
Conhecimento Básico e Específico:Cálculo Diferencial e Integral: Funções; Derivadas; Integrais. Álgebra Linear: Operações elementares com matrizes e vetores; Soluções de sistemas de equações lineares; Vetores Linearmente Dependentes e Independentes. Cálculo Numérico. Probabilidade e Estatística: Distribuições de probabilidades; Distribuições condicionadas; Distribuições amostrais. Sistemas de informações geográficas: Conceitos básicos: Definição de GIS; Componentes. Conceitos gerais de mapeamento: Tipos de informação; Características geográficas: Pontos; Linhas e polígonos. Símbolos; Técnicas de armazenamento de dados geográficos: Topologias; Temas. Sistemas de coordenadas; Projeções. Principais aplicações no planejamento ambiental do setor elétrico. Energia elétrica, meio ambiente e desenvolvimento: Principais conceitos; Energia, meio ambiente, e suas interações; Ecologia; Desenvolvimento econômico e social; Desenvolvimento sustentável; Evolução da questão ambiental - grandes marcos: Clube de Roma, NEPA, Estocolmo, Relatório Brundtland, Rio-92; Agenda 21 brasileira, Convenções e Acordos Internacionais (Convenção do Clima); Principais impactos ambientais associados aos empreendimentos do setor elétrico (locais, regionais e globais). Planejamento e Gestão Ambiental (aspectos institucionais, legais e principais instrumentos): Organização institucional; Aspectos legais; Política nacional de meio ambiente e seus instrumentos: Licenciamento Ambiental; Zoneamento; Normas e padrões de controle e monitoramento aplicáveis ao setor elétrico brasileiro; Política nacional de recursos hídricos, e seus instrumentos; Gerenciamento de bacias hidrográficas e seus rebatimentos com o setor elétrico brasileiro; Gestão e auditoria ambiental - ISO 14.000. Avaliação de Impacto Ambiental (AIA): Papéis da AIA; AIA x Licenciamento ambiental; Estudos de impacto ambiental; Conceitos (sistema ambiental, ecossistemas, impacto ambiental, classificação dos impactos, etc); Metodologia e conteúdo dos estudos de impacto ambiental; Avaliação ambiental estratégica.

Concurso Petrobras - Vagas para Engenheiro de Meio Ambiente Júnior

Petrobrás abre seletiva com 100 vagas imediatas e 1.132 oportunidades de cadastro reserva

A PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. - PETROBRAS realizará Processo Seletivo Público para provimento de vagas e formação de cadastro, mediante condições estabelecidas neste Edital.


O concurso está sendo organizado pela Fundação Cesgranrio e as Inscrições pela Internet estarão abertas de 24 de Fevereiro a 17 de Março de 2014 às 23:59 h pelo HORÁRIO DE BRASÍLIA.
Para a área ambiental estão sendo oferecidas vagas para Engenheiro de Meio Ambiente Júnior (2 + 24 CR) o edital deixa em aberto as outras formações que serão aceitas restringindo apenas à certidão do Conselho de Classe conferindo ao profissional as atribuições de engenheiro ambiental.

CARGO: ENGENHEIRO(A) DE MEIO AMBIENTE JÚNIORREQUISITOS: certificado de conclusão ou diploma, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior, bacharelado, em Engenharia Ambiental, reconhecido pelo Ministério da Educação, Secretarias ou Conselhos Estaduais de Educação. Outras formações na área Ambiental serão aceitas, desde que acompanhadas de certidão emitida pelo respectivo Conselho de Classe, atestando a posse de todas as atribuições profissionais de Engenheiro Ambiental. Registro no respectivo Conselho de Classe.
EXEMPLOS DE ATRIBUIÇÕES: acompanhar, participar e executar ações de gestão ambiental, promovendo a adequação da Companhia às exigências ambientais, bem como realizar avaliações ambientais de novos empreendimentos.
REMUNERAÇÃO: salário básico de R$ 4.929,01 com garantia de remuneração mínima de R$ 8.081,98.

5 vagas para consultor em Projeto do IICA em Certificação da Qualidade na Agricultura Irrigada







O IICA está com editais abertos para seleção de consultores no âmbito do projeto PCT BRA/08/002 – Desenvolvimento da Agricultura Irrigada sob cenários sustentáveis visando a Certificação da Qualidade na Agricultura Irrigada.

EDITAIS

Para participar dos processos de seleção de RH, o candidato deverá clicar no botão "Desejo Participar", preencher o cadastro e anexar o currículo no formato que se encontra disponível no website do IICA (Clique aqui).

Importante: o cadastro é único e vinculará o candidato ao processo seletivo em que houver manifestação de interesse.  Nas próximas oportunidades, basta digitar o login (email cadastrado) e senha para participar.
O cadastro funcionará como um banco de reserva para futuras seleções, no âmbito dos PCT e da Representação do IICA no Brasil, sempre que houver disponibilidade de vaga e de acordo com a especialidade do consultor.  É simples, veja o tutorial! (Clique aqui.)

VAGAS

Termo de referência 4214 - PCT 312/2014Identificação da consultoria: Contratação de especialista, na modalidade pessoa física, para serviços de consultoria voltados à concepção do modelo de certificação de conformidade voltada aos projetos de irrigação presentes nas unidades produtivas que praticam a agricultura irrigada no país.
Objetivo: Estabelecer procedimentos teóricos e práticos de certificação de projetos de irrigação a serem implantados ou que já estão em funcionamento em todo o país de modo a estimular a promoção do uso racional e sustentável da água, do solo e a diferenciação e reconhecimento entre os produtores, em suas diversas escalas, quanto ao uso eficiente de equipamentos mediante adoção de boas práticas operacionais de sistemas e projetos, legalmente concebidos, auxiliando desta forma à expansão da agricultura irrigada, tendo como foco os usos múltiplos dos recursos hídricos, o solo, o cumprimento de leis trabalhistas e ambientais, dentre outros, tornando-se, também, um instrumento de políticas públicas, na medida em que passam a ser estabelecidas referências para os irrigantes, distinguindo aqueles que atendem requisitos qualitativos, potencializando eventuais benefícios a serem concedidos por mérito.
Qualificação:
É obrigatório que o consultor disponha de:
  1. Nível superior; 
  2. Experiência de no mínimo 10 (dez) anos depois de completada o curso de nível superior; 
  3. Experiência de no mínimo 3 (três) anos na área de certificação de conformidade; 
  4. Experiência de no mínimo 2 (dois) anos em certificações ligadas ao agronegócio brasileiro; 
  5. O consultor deve ter disponibilidade para viagens no território nacional; 
  6. O consultor deve ter disponibilidade para a realização de pelo menos uma reunião mensal de trabalho na Secretaria Nacional de Irrigação, como no mínimo de 3 (três) horas de duração total. 
É desejável que o consultor disponha de:
  • Pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) relacionada à certificação de produtos, processos e projetos no setor agropecuário; 
  • Experiência em projetos de certificação de conformidade; 
  • Experiência em redação de textos técnicos e normas ligadas à área de certificação de conformidade; 
  • Experiência na área de gestão ou operação de programas de certificação. 
Termo de referência 4261 - PCT 313/2014
Identificação da consultoria: Consultoria técnica de pessoa física, na modalidade produto, para desenvolver metodologia de caracterização, avaliação de desempenho e evolução de APLs de agricultura irrigada.
Objetivo: Desenvolver metodologia de caracterização, avaliação de desempenho e evolução de Arranjos Produtivos Locais de agricultura irrigada, para orientar estudos e elaboração de estratégias de desenvolvimento para os perímetros públicos de irrigação.
Qualificação:
É obrigatório que o consultor disponha de:
  1. Nível superior; 
  2. Experiência de no mínimo 10 (dez) anos depois de completada o curso de nível superior; 
  3. Experiência de no mínimo 5 (cinco) anos na área de estruturação e validação de metodologias relacionadas com estudos ligados ao universo produtivo rural; 
  4. O consultor deve ter disponibilidade para viagens no território nacional; 
  5. O consultor deve ter disponibilidade para a realização de pelo menos duas reuniões mensais de trabalho na Secretaria Nacional de Irrigação, como no mínimo de 8 (oito) horas de duração total. 
É desejável que o consultor disponha de:
  1. Pós-graduação nas áreas da organização da produção, organização dos produtores, associativismo e cooperativismo, gestão e desenvolvimento humano; 
  2. Experiência em projetos de levantamento e sistematização de informações; 
  3. Experiência em redação de textos técnicos na área de agricultura irrigada. 

Termo de referência 4216 - PCT 314/2014
Identificação da consultoria: Contratação de pessoa física para realizar levantamento e sistematização da contribuição do meio acadêmico e das instituições de ensino superior a partir de 1.980 seja por meio da oferta de cursos de pós-graduação, seja por meio de estudos e pesquisas à temática do desenvolvimento da irrigação e áreas correlatas no Brasil.
Objetivo: Identificar ações de ciência e tecnologia e estruturar ações de médio e longo prazo para aumentar o aporte de recursos financeiros, por meio de editais de indução, de acordo com as demandas identificadas pela Secretaria Nacional de Irrigação - SENIR/MI para inovação em irrigação.
Qualificação
É obrigatório que o consultor disponha de:
  1. Nível superior; 
  2. Experiência de no mínimo 10 (dez) anos depois de completada o curso de nível superior; 
  3. Experiência de no mínimo 2 (dois) anos na área da Agricultura Irrigada; 
  4. O consultor deve ter disponibilidade para viagens no território nacional; 
  5. O consultor deve ter disponibilidade para a realização de pelo menos uma reunião mensal de trabalho na Secretaria Nacional de Irrigação, como no mínimo de 8 (oito) horas de duração total. 
É desejável que o consultor disponha de:
  1. Pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado); 
  2. Experiência em projetos de levantamento e sistematização de informações; 
  3. Experiência em redação de textos técnicos na área de agricultura irrigada; 
  4. Experiência na área de gestão ou operação de programas de pós-graduação.
Termo de referência 4217 - PCT 315/2014
Identificação da consultoria: Contratação de pessoa física para pesquisa, análise e sistematização de informações junto as Unidades da Federação (Estados e o Distrito Federal) para identificar com a maior precisão possível, as instituições que atuam no setor da agricultura irrigada, com os respectivos dirigentes, membros e os principais contatos.
Objetivo: Levantar, analisar e sistematizar as informações, no âmbito nacional, estadual e local, sobre as instituições (governamentais, não governamentais e da sociedade civil) que atuam no setor da agricultura irrigada, com os respectivos dirigentes, membros e os principais contatos, competências institucionais, áreas de atuação, região de abrangência, principais contribuições na área de recursos hídricos e irrigação.
Qualificação:
É obrigatório que o consultor disponha de:
  1. Nível superior; 
  2. Experiência de no mínimo 10 (dez) anos depois de completada o curso de nível superior; 
  3. Experiência de no mínimo 2 (dois) anos na área da Agricultura Irrigada; 
  4. O consultor deve ter disponibilidade para viagens no território nacional; 
  5. O consultor deve ter disponibilidade para a realização de pelo menos duas reuniões mensais de trabalho na Secretaria Nacional de Irrigação, como no mínimo de 8 (oito) horas de duração total. 
É desejável que o consultor disponha de:
  1. Pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado); 
  2. Experiência em projetos de levantamento e sistematização de informações; 
  3. Experiência em redação de textos técnicos na área de agricultura irrigada. 

Termo de referência 4215 - PCT 316/2014
Identificação da consultoria: Contratação de pessoa física para formular uma proposta de modelo de assessoramento técnico e organizacional ao produtor visando superar os obstáculos de caráter econômico, legal, político, organizacional e social e, por conseguinte, efetivamente viabilizar a adoção de uma tecnologia.
Objetivo: Formular uma proposta de um modelo de assessoramento técnico e organizacional, em base local, com frequência regular e continuada que será capaz de instrumentalizar cada usuário para superar os obstáculos de caráter econômico, legal, político, organizacional e social, e que vai efetivamente viabilizar a adoção de uma tecnologia.
Qualificação:
É obrigatório que o consultor disponha de:
  1. Nível superior; 
  2. Experiência de no mínimo 10 (dez) anos depois de completada o curso de nível superior; 
  3. Experiência de no mínimo 5 (cinco) anos na área de assistência técnica e extensão rural; 
  4. O consultor deve ter disponibilidade para viagens no território nacional; 
  5. O consultor deve ter disponibilidade para a realização de pelo menos uma reunião mensal de trabalho na Secretaria Nacional de Irrigação, como no mínimo de 8 (oito) horas de duração total. 
É desejável que o consultor disponha de:
  1. Pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) nas áreas da organização da produção, organização dos produtores, educação de adultos, associativismo e cooperativismo ou gestão e desenvolvimento humano;

Vila do Aventureiro (Ilha Grande - RJ): É necessária autorização para visitar

Vista ao fundo da praia do Aventureiro com a Praia do Demo

Atenção aos que vão passar o carnaval em Ilha Grande. A Vila do Aventureiro localizada na Ilha é de acesso restrito limitado a 560 pessoas por vez. Por isso, se você pretende visitar este pedacinho da ilha, é necessário obter a autorização da Fundação de Turismo de Angra dos Reis - TURISANGRA.

Segundo a secretaria de turismo da cidade "É proibido o camping selvagem no município de Angra dos Reis. Esta atividade só é permitida em estabelecimentos devidamente legalizados. O descumprimento desta lei pode levar a apreensão de equipamentos. Publicado no Decreto nº. 842/96."

O INEA informou que vai realizar operações de fiscalização junto coma Prefeitura de Angra e a Polícia Ambiental. Não estrague o seu carnaval de bobeira. Respeita as regras e curta com tranquilidade.

Para mais informações, entre em contato direto com a Secretaria.
SEDE DA TURISANGRA:
Av. Júlio Maria, nº 10 - Sobrado. Centro, Angra dos Reis/RJ - Brasil - CEP: 23900-502
Tels.: (24) 3367-7866 / 3368-4372 - CNPJ: 07.200.263/0001-93

Vagas para o Consórcio Intermunicipal para Gestão Ambiental das Bacias Hidrográficas da Região dos Lagos, Rio São João e Zona Costeira (CILSJ)

O Consórcio Intermunicipal para Gestão Ambiental das Bacias Hidrográficas da Região dos Lagos, Rio São João e Zona Costeira (CILSJ) torna público a abertura de processo seletivo simplificado para a contratação de profissionais para os cargos de Coordenador Geral, Coordenador Administrativo, Coordenador Financeiro, Assistente Técnico de Nível Superior, Técnicos de campo, para elaboração do diagnóstico socioambiental e do projeto técnico das ações de conservação de solo e água, no âmbito do Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas, em parceria com o Comitê de Bacias Hidrográficas dos rios Macaé e das Ostras.

O processo seletivo simplificado destina-se ao provimento das 8 (oito) vagas existentes atualmente e das que eventualmente forem criadas dentro do prazo de validade do presente processo seletivo simplificado, referente aos cargos dispostos no Anexo II sempre que houver necessidade de contratação temporária.

O período de inscrições se inicia às 18h00min do dia 17 de fevereiro de 2014 e termina às 18h00min do dia 28 de fevereiro de 2014.

O procedimento de inscrição ao processo seletivo simplificado previsto neste Edital será realizado mediante entrega de documentos dentro de envelope lacrado diretamente na sede do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, ou através do correio eletrônico específico produtordeagua@lagossaojoao.org.br. O candidato deverá identificar o envelope ou o assunto da mensagem com o texto PROCESSO DE SELECÃO SIMPLIFICADO PRODUTOR DE ÁGUA. Em ambos os casos deverá ser entregue ou enviada pelos candidatos a documentação listada no edital.



VAGAS
Coordenador Geral 
Escolaridade: Diploma, devidamente registrado no conselho de classe, em Engenharia Florestal, Agronômica, Ambiental, Recursos Hídricos, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Experiência profissional mínima de 3 (três) anos com capacidade de coordenar equipe com objetivos de levantamento, reunião, organização e análise de dados primários e secundários,
elaboração de documentos, planos, relatórios, projeto, diagnóstico ambiental, socioambiental, interpretação de mapas e adequação ambiental, métodos e custos para recuperação e conservação. Desejável pós-graduação e conhecimentos em pagamento por serviços ambientais.
Atribuições do cargo: O profissional desenvolverá a organização e execução das atividades do projeto,
bem como a coordenação da equipe técnica contratada para o projeto. Este profissional ficará responsável pela consolidação dos relatórios técnicos e acompanhamento da execução dos relatórios financeiros. Coordenará as equipes de campo e o levantamento de dados, em todas as etapas do projeto. Por fim, ficará a cargo deste profissional a elaboração do projeto técnico, entre outras atividades demandadas para a execução do projeto.

Coordenador Administrativo 
Escolaridade: Diploma de formação superior, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Experiência profissional mínima de 2 (dois) anos na área de coordenação administrativa de projetos socioambientais, organização de documentações, verificação de conformidades de contratos de prestação de serviços de pessoa física e jurídica.
Atribuições: O profissional desenvolverá a organização e execução das atividades relacionadas à documentação, organização, e arquivamento dos documentos elaborados no âmbito do projeto, para subsidiar a elaboração dos relatórios técnicos e financeiros, prestação de contas. Organização de documentação dos profissionais e empresas prestadoras de serviço, produtos entregues e relatórios de contratos. Emissão de certidões e outros documentos solicitados pelo SICONV. Fará o gerenciamento dos
contratos junto à área administrativa da instituição e financeira do projeto, entre outras atividades demandadas para a execução do projeto.

Coordenador Financeiro 
Escolaridade: Diploma de formação superior, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Experiência profissional por 2 anos na área de administração, ou preferencialmente coordenação financeira de projetos socioambientais, emissão de ordem de pagamento, elaboração de orçamentos, pagamento de pessoal, e outras atividades que envolvam a execução financeira de recursos orçamentários de projetos.
Atribuições: Para execução financeira do projeto o profissional contratado deverá se atentar para a legislação pertinente quanto ao gasto de recursos públicos. Além disso, para pagamento de pessoal, diárias e outros procedimentos que envolvam o fluxo interno da instituição, o profissional também seguirá as deliberações do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, bem como os procedimentos administrativos para abertura de processos, pagamentos, entre outros. A área financeira do projeto estará diretamente ligada a Coordenação Administrativa da instituição, que realizará reuniões periódicas junto ao profissional.

Assistente Técnico 
Escolaridade: Diploma, devidamente registrado no conselho de classe, nas áreas de Engenharia Florestal, Agronômica, Ambiental, Agrícola, Recursos Hídricos, Biologia, Geografia expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Experiência profissional mínima de 2 anos na área de levantamentos cadastrais e de dados primários em campo para elaboração de diagnósticos socioambientais, interpretação de mapas, análise de dados secundários.
Atribuições: Serão contratados três assistentes técnicos que ficarão sob a responsabilidade do Coordenador Geral do projeto. Para o cumprimento das etapas do projeto, a área da bacia hidrográfica do alto curso do rio Macaé será dividida em quadrantes sob os quais será feito o planejamento da execução das atividades previstas. Cada técnico ficará responsável pelo levantamento de informações e cadastramento nas áreas definidas e contará com o apoio de um técnico de campo a ser também contratado, sob a supervisão do Coordenador Geral. Os profissionais participarão de reuniões periódicas com a equipe técnica da instituição, para avaliação do trabalho desenvolvido. Deverão ser entregues dois relatórios técnicos de execução das atividades.

Técnico de campo 
Escolaridade: Diploma, devidamente registrado no conselho de classe, de nível médio ou técnico, nas áreas florestal, agrícola, agronômica e ambiental, expedido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Experiência profissional de no mínimo 1 ano na área de elaboração de diagnósticos ambientais e projetos socioambientais, levantamentos cadastrais e de dados primários, interpretação de
mapas, análise de dados secundários.
Atribuições: Serão contratados dois técnicos de campo que ficarão sob a responsabilidade do coordenador Geral do projeto. Para o cumprimento das etapas do projeto, a área da bacia hidrográfica do alto curso do rio Macaé será dividida em quadrantes sob os quais será feito o planejamento da execução das atividades previstas. Cada técnico de campo auxiliará os assistentes técnicos no levantamento de informações e cadastramento nas áreas definidas, sob a supervisão do Coordenador Geral. Os profissionais participarão de reuniões periódicas com a equipe técnica da instituição, para avaliação do trabalho desenvolvido. Deverão ser entregues dois relatórios técnicos de execução das atividades.