segunda-feira, 15 de abril de 2013

HIDROEX lança e-books que contam de forma poética a história do rio São Francisco


e-book geral

O Rio São Francisco, apelidado de “rio da integração nacional”, é um dos cursos d’água  de maior importância  para o  Brasil e  América do Sul, reconhecido pelos seus recursos naturais e pela riqueza de sua diversidade cultural. Uma prova disto são as recentes publicações: O Velho Chico: na levada da serra; nas malhas do sertão e na pancada do mar. Estes são os três títulos dos e-books lançado pelo HIDROEX durante as comemorações do último Dia Mundial da Água, que neste ano fazem parte do Ano Internacional de Cooperação pela Água, da ONU.
A trilogia conta a história do rio São Francisco na forma de livros interativos, permeados de poesia e visualidade deslumbrante, características do artista visual Demóstenes Vargas, laureado com o prêmio Jabuti de ilustração infanto-juvenil, somado à poesia de Raimundo de Carvalho e a trilha sonora de Marku Ribas (falecido recentemente) e Matheus Braga.
Em sua essência, os livros são uma grande panorâmica percorrendo a trajetória do rio São Francisco, pontuado em suas passagens mais significativas.
Estas aplicações, desenvolvidas pelo Centro de Pesquisas, Experimentação em Sistemas Multimodais da Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade da UFMG, foram organizadas como uma grande trilogia sobre o rio, abrangendo desde sua nascente, percurso e foz
 e-book livro 1
  • A sua primeira parte, denominada “O Velho Chico: na levada da serra”, abrange a nascente do rio até o seu percurso em todo estado de Minas Gerais.
e-book livro 2
  • A segunda parte da trilogia, intitulada “O Velho Chico: nas malhas do sertão”, descreve a trajetória de transição entre a caatinga mineira e o sertão da Bahia.
 e-book livro 3
  • O trabalho é finalizado com o tema “O Velho Chico: na pancada do mar”, com a narração do trajeto final do rio até a sua foz, que deságua no Oceano Atlântico, em Alagoas.
Utilizando os recursos técnicos dos dispositivos móveis, esta aplicação, que é rica em elementos animados, músicas e sons temáticos, apresenta diversas formas de interação, experimentando com as técnicas narrativas para as novas mídias, sendo, portanto, uma aplicação artística plena, devido à convergência de diversas formas de expressão, como ilustração, animação, música e games.
A aplicação é bilíngue (português/inglês) e apresenta melhor experiência visual em tablets, funcionando, contudo, em smartphones, sendo indicada para todos os públicos e idades. Para baixar, visite o “Google Play” aqui ou vá diretamente para página de apps do HIDROEX.

Um comentário:

  1. Richtig schön! Ach wie süß und kreativ. Kannst du nicht auch Chemie oder Mathematik so illustrieren? Octane Booster in kleinen Kügelchen und Rollen als Atome? https://c4-chemicals.evonik.com/product/performance-intermediates/en/markets/fuel-components/

    ResponderExcluir