segunda-feira, 1 de abril de 2013

Ciclo de Palestras: Diferentes Visões sobre Natureza e Sustentabilidade


Mais Informações


Local: Unidade Gávea

Período de Aulas: 04/04/2013 a 09/05/2013

Terças, quartas e quintas-feiras, das 19h30 às 21h30 e um sábado (05/05, das 10h às 12h).

Introdução


PÓS-GRADUAÇÃO:
“SUSTENTABILIDADE NO PROJETO: DO OBJETO À CIDADE”
CICLO DE PALESTRAS
"Visões de Natureza e Sustentabilidade no Contexto da Mudança Climática"

Está em andamento a especialização em Sustentabilidade no Projeto, oferecida pelo curso de Arquitetura e Urbanismo e pelo departamento de Artes e Design da PUC-Rio.

O primeiro módulo (que dá o tom à pós – é a quarta turma), além de 9 aulas teórico-práticas, inclui um Ciclo de Palestras com personalidades de diferentes áreas de conhecimento, que virão falar sobre Sustentabilidade sob o ponto de vista de suas áreas, tais como:
Emílio La  Rovere (Energia), Marina Grossi (Setor Produtivo), Paulo Gusmão(Mudanças Climaticas), Flávia Vivácqua (Arte e Cultura), Rosane Araújo(Modelos Mentais), Carlos Frederico Loureiro (Educação), Felipe Guanaes(Universidade), Marta Irving (Preservacionismo), André Trigueiro(Comunicação), Thais Corral (Inovação Social), Luiz Alberto Oliveira (Cosmos),Walter De Simoni (Economia Verde).
As palestras terão início em 4 de abril, no campus da Gávea, e serão abertas a todos os interessados, além dos alunos da pós-graduação. O curso oferece, ainda, certificado de extensão para os interessados no ciclo completo, mediante inscrição prévia na CCE.

Programa

Palestras:Dia 04/04 (quinta-feira) Energia e Meio Ambiente: A Mitigação das Mudanças Climáticas.
PalestranteEmílio La RovereMestre em Engenharia de Sistemas e Computação (UFRJ); Doutor em Economia (École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris); professor da COPPE/UFRJ; coordena o Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente e o Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (UFRJ); membro do IPCC (Prêmio Nobel).
--------------------------------------------------------------
Dia 09/04 (terça-feira) A visão do setor produtivo.
Palestrante: Marina GrossiEconomista; Presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável; ex-Coordenadora do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas; atuou nas negociações do Protocolo de Quioto; representou o G77 mais China na área de Mecanismo Financeiro; fundou e presidiu a empresa de consultoria em sustentabilidade Fábrica Éthica Brasil.
--------------------------------------------------------------
Dia 10/04 (quarta-feira) Mudanças Climáticas e a vulnerabilidade dos municípios do RJ
Palestrante: Paulo GusmãoGraduado em Administração Pública (FGV); pós-graduado em Gestão e Planejamento Ambiental (University College, London); Mestre em Planejamento Urbano e Regional (COPPE/UFRJ); Doutor em Geografia (UFRJ); professor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ (disciplinas de Políticas Públicas e Gestão Ambiental); ênfase nas áreas do desenvolvimento regional, ordenamento ambiental dos territórios, estudos de impacto ambiental e avaliações ambientais estratégicas.
-------------------------------------------------------------------
Dia 16/04 (terça-feira) Arte/Cultura e Sustentabilidade
Palestrante: Flavia VivacquaArtista e Designer Cultural para Sustentabilidade. Exposições, performances, intervenções, instalações e fotografias em diversas cidades no Brasil e no exterior. Criadora e Articuladora da Rede CORO – Coletivos em Rede e Organizações (desde 2003). Designer Cultural, realiza festivais, intercâmbios e curadorias. Prêmios Cultura e Pensamento 2006, Conexões Artes Visuais 2007 e Interações Estéticas 2008 para projetos de Residência Artística e Arte e Ecologia. Diretora Fundadora da Nexo Cultural, Agência de Designer Cultural e Sustentabilidade.
-------------------------------------------------------------------
Dia 17/04 (quarta-feira) Urbanismo, modelos mentais.
Palestrante: Rosane AraujoMestre e Doutora em Urbanismo (UFRJ); Presidente da Associação Cultural Univercidade de Deus; coordenadora do Centro de Estudos Tecnologias da Mente /UERJ; pesquisadora do Centro de Estudos Transitivos do Contemporâneo (CNPq/UFJF); membro do Comitê Editorial da Editora NOVAMENTE.
-------------------------------------------------------------------
Dia 24/04 (quarta-feira) Sustentabilidade e Educação.
Palestrante: Carlos Frederico Loureiro Mestre em Educação (PUC); Doutor em Serviço Social (UFRJ); professor da Faculdade de Educação da UFRJ; professor dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (UFRJ); líder do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (UFRJ); autor de diversos livros e artigos sobre Educação Ambiental.
---------------------------------------------------------------------
Dia 25/04 (quinta-feira) Sustentabilidade e Universidade: a visão da PUC.
Palestrante: Felipe GuanaesGraduado em Geografia e Meio Ambiente (PUC); Doutor em Recursos Naturais (Alemanha); professor do Departamento de Geografia da PUC; Diretor do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente da PUC.
---------------------------------------------------------------------
Dia 30/04 (terça-feira) Governança e gestão da biodiversidade: ressignificando a relação natureza e sociedade.
Palestrante: Marta IrvingGraduada em Biologia (UFRJ) e Psicologia (UERJ); Mestre em Oceanografia Biológica (Universidade de Southampton, UK); Doutora em Oceanografia Biológica (USP); pós Doutora na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais,Paris e no Departamento de Ecologia e Gestão da Biodiversidade do Museu de História Natural de Paris; consultora sênior de instituições nacionais e internacionais em planejamento e gestão de projetos de conservação ambiental e desenvolvimento; professora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (UFRJ).
------------------------------------------------------------------
Dia 04/05 (sábado) Sustentabilidade e Comunicação.
Palestrante: André TrigueiroJornalista; pós-graduado em Gestão Ambiental (COPPE/UFRJ); professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ; autor e coordenador editorial de livros sobre Sustentabilidade; repórter e apresentador do Jornal das Dez (Globo News), onde produziu, roteirizou e apresentou programas sobre a temática socioambiental (“Cidades e Soluções”), tendo recebido diversos prêmios; comentarista da Rádio CBN; presidiu o júri de edições do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás; atualmente na TV Globo.
-----------------------------------------------------------------------
Dia 07/05 (terça-feira) Sustentabilidade e inovação social.
Palestrante: Thais CorralInovadora social com três décadas de trabalho no Terceiro Setor; fundadora da empresa social SINAL do Vale (Sincronicidade, Inovação e Alegria); participação no movimento de mulheres,onde criou um dos mais premiados projetos de comunicação, a Rede de Mulheres no Radio; entre as precursoras do trabalho sobre mulheres e sustentabilidade no Brasil, é uma das organizadoras do Planeta Fêmea; graduada em Administração Pública (Universidade de Harvard).
---------------------------------------------------------------------
Dia 08/05 (quarta-feira) O Cosmos e a Sustentabilidade.
Palestrante: Luiz Alberto OliveiraGraduado em Física (UFRJ); Mestre e Doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas; pesquisador Adjunto do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas; curador do Museu do Amanhã. 
----------------------------------------------------------------------------
Dia 09/05 (quarta-feira) Sustentabilidade e a Economia Verde.
Palestrante: Walter De SimoniFormado em Economia e Ciências Ambientais (Universidade de Tufts, EUA); Superintendente de Economia Verde do Estado do Rio de Janeiro. A Subsecretaria de Economia Verde foi criada em 2011, com o objetivo de desenvolver novas ferramentas para a implementação do desenvolvimento sustentável no Estado do Rio. 
Observação: o aluno só terá direito ao Certificado de Participação no Ciclo de Palestras se obtiver 75% de presença.

Matrícula

Até 03/04/2013
O aluno cujo curso for custeado por uma empresa deverá, depois de efetuar a matrícula, enviar a carta de compromisso da empresa para o emaildocumentocce@puc-rio.br, no prazo de 24 horas. Posteriormente enviaremos, à empresa, a nota fiscal e a ficha de compensação.

Investimento

Aceita-se pagamento com cartões de crédito American Express, Mastercard e Visa.
O curso poderá ser pago em 2 parcelas de R$ 100,00 sendo a primeira no ato da matricula e a restante no mês subsequente.

Obs.: O aluno da CCE e DAR poderá pagar em 2 parcelas de R$75,00 sendo a primeira no ato da matricula e a restante no mês subsequente. Neste caso o aluno só poderá efetuar a sua matricula no balcão de atendimento da CCE ou pelo nosso 0800 970 9556.

Observações

Vagas limitadas.

A realização do curso está sujeita à quantidade mínima de matrículas.

Bolsas de Estudos: devido à natureza autofinanciada dos cursos oferecidos pela CCE, não há viabilidade financeira para a concessão de bolsas de estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário