quarta-feira, 27 de março de 2013

Encontros com a Pesquisa - Museu do Meio Ambiente 02/04/2013 10h

Encontros com a Pesquisa acontece na terça-feira, 02.04, às 10h.

Na próxima edição da série Encontros com a Pesquisa, o diretor da Climate Policy Initiative Juliano Assunção debate o desmatamento da Amazônia. No encontro, o especialista discute a agenda política brasileira para conservação e desenvolvimento da região e reflete sobre os agentes financeiros de incentivo à mitigação e controle dos desgastes.
Economista e diretor da unidade brasileira da organização internacional Climate Policy Initiative (CPI), Juliano Assunção dedica parte de sua vida acadêmica a estudar mecanismos de redução de desmatamento na Amazônia.
Na próxima edição da série Encontros com a Pesquisa, o pesquisador faz um panorama do histórico de desmatamentos na maior floresta tropical do planeta, reflete sobre os agentes financeiros de incentivo à mitigação e controle e discute a agenda política brasileira para conservação e desenvolvimento da região.
A partir da metade da década de 2000, verificamos uma redução substancial na taxa de desmatamento da Amazônia brasileira. Estudos da CPI coordenados por Assunção apontam que políticas de proteção incentivaram a aplicação da legislação ambiental e impediram a perda de cerca de 60 mil km2 de florestas. Entre as medidas, a obrigatoriedade de cumprimento de normas ambientais para a obtenção de crédito rural, estratégias de monitoramento de áreas vulneráveis e fatores econômicos vêm colaborando para a melhoria do quadro.
Juliano Assunção é doutor em economia e professor da PUC-Rio, onde realiza pesquisa centrada em economia agrícola. Atualmente, exerce o cargo de diretor da Climate Policy Initiative no Rio de Janeiro.
http://museudomeioambiente.jbrj.gov.br/noticia/especialista-apresenta-estudos-que-explicam-reducao-de-desmatamento-na-amazonia


Nenhum comentário:

Postar um comentário