terça-feira, 22 de janeiro de 2013

CACHOEIRAS DE MACACU GANHA PRIMEIRO PARQUE FLUVIAL DO ESTADO E UNIDADE DE POLICIAMENTO AMBIENTAL (UPAM)


Com efetivo de 22 policiais militares, nova UPAm combaterá crimes ambientais na maior Unidade de Conservação do Rio de Janeiro

A Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) inaugurou hoje (18/12) o primeiro parque fluvial do Rio de janeiro no município de Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana do Rio, com investimentos de R$ 2,8 milhões, oriundos do Fundo da Mata Atlântica. Com oito hectares, o equivalente a oito campos de futebol, o parque fluvial visa à preservação da Bacia do Rio Macacu e ao incentivo ao lazer e ao ecoturismo com seis km de ciclovia e de trilha para caminhadas e área reflorestada com espécies de Mata Atlântica.

Na mesma solenidade, foi inaugurada a sede da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual da Bacia do Rio Macacu, a Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual dos Três Picos - a quarta instalada só este ano em Unidades de Conservação estaduais.

Ao participar da solenidade, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, destacou que o Governo do Estado, ao criar as UPAms, dá um importante passo para intensificar o combate aos crimes ambientais. Com um efetivo de 22 policiais militares, a UPAm do Parque dos Três Picos irá atuar em três frentes de trabalho: no combate aos crimes ambientais dentro da Unidade de Conservação; no entorno do parque, em ações de prevenção a crimes ambientais; e na região onde o parque está situado, como por exemplo, no apoio às ações de repressão a crimes ambientais.

“Além de reforçar ações de preservação ambiental e combater crimes ambientais, as UPAms auxiliam a incentivar a prática do ecoturismo, por exemplo. Em quatro anos, o nosso objetivo é quadruplicar o número de visitantes nos nossos parques, passando de 220 mil para 800 mil”, ressaltou o secretário.

Ao destacar que o Parque dos Três Picos é a maior Unidade de Conservação do Estado, com 60 mil hectares, abrangendo Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Teresópolis, Silva Jardim e Guapimirim, Minc virou-se para os 22 policiais militares que vão integrar a UPAm dos Três Picos e disse:

“Estamos falando do maior parque do Estado do Rio de janeiro. A joia da nossa coroa está nas mãos de vocês. Isso não é pouca coisa”, destacou o secretário Carlos Minc, ressaltando que o município de Cachoeiras de Macacu é um dos campeões de ICMS Verde, devido a ações ambientais como acabar com o seu lixão e a criação de Unidades de Conservação Ambiental que somam seis mil hectares de área protegida.

Presente à cerimônia, a presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, destacou que o parque fluvial irá incentivar o ecoturismo e garantir mais quantidade e qualidade de água para consumo da população, fortalecer os corredores verdes de Mata Atlântica, restaurar a biodiversidade, evitando o assoreamento dos rios.

“Então, o parque fluvial e sede da APA estadual, tudo isso complementa o trabalho de reflorestamento feito a ônus na Bacia do Rio Macacu”, destacou Marilene Ramos.

Também estiveram presentes à cerimônia de inauguração o prefeito de Cachoeiras de Macacu, Rafael Muzzi, o secretário municipal de Meio Ambiente de Cachoeiras de Macacu, Paulo Schiavo, o comandante do Comando de Polícia Ambiental (CPAm), coronel Eduardo Frederico de Oliveira, entre outros. Na mesma solenidade, o capitão Jorge Luís Claudio foi empossado comandante da UPAm do Parque Estadual dos Três Picos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário