sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

ASSISTENTE DE PESQUISA INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSISTA GRADUADO - ASSISTENTE DE PESQUISA
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL- IDSM-OS/MCTI


APRESENTAÇÃO
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), está selecionando profissional graduado em ciências biológicas, ou outras áreas ambientais afins, para participar como Assistente de Pesquisa do projeto "As distâncias da produção pesqueira no Médio Solimões, por microrregião", atuando no apoio às atividades técnicas e científicas do Grupo de Pesquisa Ecologia e Biologia de Peixes, na região do Médio Solimões, Amazonas. Assim como das atividades do Programa de Manejo de Pesca.
O IDSM é uma Organização Social com Contrato de Gestão assinado com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e atua no desenvolvimento de pesquisa, monitoramento e extensão visando a Conservação da Biodiversidade da Amazônia por intermédio do uso sustentado e participativo dos recursos naturais e do manejo de unidades de conservação. A atuação do IDSM pode ser vista com maiores detalhes em www.mamiraua.org.br ou nas publicações da instituição.

O DESEMBARQUE PESQUEIRO
Inserido no Programa de Manejo de Pesca, o desembarque pesqueiro tem sido monitorado diariamente pelo IDSM no município de Tefé. Dados biométricos das espécies de peixes desembarcadas passaram a ser coletado a partir de 1999. Os dados são de extrema relevância para controle do total de pescado desembarcado nestes municípios, determinação das localidades de pesca, principais espécies explotadas, tamanhos médios e formas de captura, sendo constantemente solicitados pelos pescadores envolvidos e órgãos ambientais.

PERFIL DESEJADO DO CANDIDATO
1. Graduado em curso de Ciências Biológicas, ou em outras áreas ambientais afins;
2. Experiência em projetos de pesquisa de campo;
3. Capacidade de coordenar equipes em campo, de trabalhar em grupo e com equipes multidisciplinares;
4. Conhecimentos em Sistema de Informação Geográfica (SIG), ArcView, ArcGis, editores de texto e planilhas eletrônicas;
5. É desejável que o candidato possua experiência com pesca na Amazônia e/ou com comunidade ribeirinhas.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
O bolsista atuará como assistente de pesquisa junto às atividades do desembarque pesqueiro no Médio Solimões. O candidato atuará no georeferenciamento das principais áreas de pesca. Assim como elaboração de mapas destas áreas e apoio às atividades técnicas do Programa de Manejo de Pesca.
As atividades de campo serão desempenhadas principalmente nas áreas do Entorno das Reservas Mamirauá e Amanã, em condições rústicas.
O bolsista deve ter disponibilidade para residir em Tefé (AM) e para viajar para as comunidades ribeirinhas toda vez que se fizer necessário.
Os candidatos devem preferencialmente conhecer o contexto da pesca na Amazônia. É fundamental ter habilidade e pró-atividade para trabalhar em equipe e para atuar junto a pescadores e comunidades ribeirinhas tradicionais. Além de boa capacidade de escrita e pontualidade com os prazos.

BOLSA-AUXÍLIO:
O IDSM oferece uma bolsa-auxílio no valor de R$1.700,00/mês e alimentação básica no campo. O IDSM não dispõe de alojamento em Tefé, e arranjos de residência na cidade devem ser feitos pelo próprio bolsista. O deslocamento do bolsista de sua cidade de origem até Tefé fica a cargo do mesmo.
O candidato selecionado se responsabilizará pelas vacinas necessárias para a região. Ao chegar a Tefé deverá assinar o Termo de Compromisso do IDSM, o que implicará na concordância com as disposições do mesmo.

PROCESSO SELETIVO
Até 13 de fevereiro 2013: Recebimento das inscrições.
Até 09 de março de 2013: Os nomes dos(as) candidatos(as) pré-selecionados(as) serão listados no sitewww.mamiraua.org.br, e os mesmos serão contatados por e-mail para agendamento da entrevista via skype.
Até 13 de março 2013: Os(as) candidatos(as) pré-selecionados serão entrevistados.
Até 15 de março 2013: divulgação do resultado final via email.
Início das atividades: A partir de 15 de Abril de 2013
Duração da Bolsa: 6 a 12 meses

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO:
Curriculum vitae resumido (2 páginas) com o link para Currículo Lattes.
Carta de intenção (não de encaminhamento): com um resumo de suas experiências profissionais (referindo-se especificamente aos itens do "Perfil do Candidato"), expectativas quanto ao preenchimento da vaga e motivação para este tipo de atividade. Explicando claramente por que deseja se candidatar à vaga, descrevendo seu perfil acadêmico e/ou profissional, descrevendo a relevância de participar nas atividades propostas neste edital. Na carta, o candidato, deverá listar duas referências acadêmicas ou profissionais e formas de contato (email e telefone). O Candidato deverá incluir seus próprios meios de contato (endereço, telefone, email, skype). A carta não poderá ultrapassar 2 páginas.
Os documentos deverão ser enviados apenas via correio eletrônico para poliana@mamiraua.org.br.
As mensagens de inscrição deverão ser identificadas pelo Assunto "Inscrição ASSISTENTE DE PESQUISA+ Nome do candidato"
Mensagens enviadas com outro cabeçalho e submissões incompletas não serão consideradas.

Tefé, 16 de janeiro de 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário