sexta-feira, 30 de novembro de 2012

II SEMANA DE CAPACITAÇÃO E ATUALIZAÇÃO AMBIENTAL (SOBRADE)


A Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas - SOBRADE, promoverá a II SEMANA DE CAPACITAÇÃO E ATUALIZAÇÃO AMBIENTAL,  com cursos de 12 ou 16 horas de duração (manhã e tarde), a serem realizados entre 10 e 18 de dezembro de 2012 na Cidade de Curitiba-PR, conforme relação a seguir:

1 - Geoprocessamento Aplicado a Projetos Ambientais
Capacitador: Prof. Pyramon Accioly - PUC
Data: 10/dez (tarde) e 11/dez/2012 (manhã e tarde)

2 - Avaliação de Impacto Ambiental
Capacitadora: Bióloga Sandra Mara Queiroz - Consultora
Data: 11/dez (tarde) e 12/dez/2012 (manhã e tarde)

3 - Licenciamento Ambiental
Capacitadora: Bióloga Sandra Mara Queiroz - Consultora
Data: 13/dez (tarde) e 14/dez/2012 (manhã e tarde)

4 - Recuperação de Áreas Degradadas
Capacitador: Prof. Mauricio Balensiefer - UFPR
Dias 11/dez (manhã e tarde) e 12/dez/2012 (manhã e tarde)

5 - Adequação Legal e Ambiental de Propriedades Rurais

Capacitador: Eng. Florestal Luciano Montoya - Embrapa Florestas
Data: 17/dez (manhã e tarde) e 18/dez/2012 (manhã e tarde)

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES: Através de e-mail para cursos@sobrade.com.br 
ou através do telefone (41) 3360-4256 ou fax (41) 3360-4255.

Comissão Organizadora
 

Realização:


Apoio:

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PREPARE-SE PARA OS CONCURSOS DO IBAMA, DNIT e ANP



Não perca a oportunidade de estudar com Mestres e Doutores com larga experiência na área e conquiste a sua vaga no Ibama, DNIT, ANP e outros órgãos ambientais.

As aulas começam em 07/12. Faça já a sua inscrição!

VAGAS LIMITADAS


Coordenação: Profª Viviane Japiassú 
Supervisão Geral: Prof Jorge Rios

LOCAL:
Local: Clube de Engenharia - Av. Rio Branco, 124, 18° andar, Centro - Rio de Janeiro
(esquina com Rua 7 de Setembro – Perto Metro Carioca).

HORÁRIO: 
Sábados - Manhã: 8h às 12h30min / Tarde: 13h30min às 18h / Sextas - Noite: 18h às 22h

CONTATO: 
Telefone: (21) 2178-9261 (Lenice) / 8820-5767 (Viviane)
E-mail: concursomeioambiente@gmail.com 

MATERIAL: Apostilas, testes e algumas provas de concursos em meio digital

Sustentabilidade: O mundo sustentável (André Trigueiro) - 29/11


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Geologia - Uma área em expansão com grande demanda do mercado

A Geologia é a ciência que estuda a formação, origem, estrutura e a composição da crosta terrestre e suas mudanças ao longo dos anos. O profissional em Geologia estuda a ação e consequência das forças da natureza sobre o Planeta Terra e seus efeitos, como a sedimentação, glaciação e erosão, através da identificação de rochas, fósseis e minerais. O geólogo pesquisa as rochas e a topografia da Terra, do fundo do mar e do subsolo e ainda faz o levantamento da topografia de terrenos, além de muitas outras funções.

Se você pretende estudar Geologia no Rio de Janeiro, diversas faculdades oferecem o curso a você, para estudar e se profissionalizar na profissão. 

A Universidade Federal do Rio de Janeiro oferece o curso para que você estude a graduação em um renomado órgão de ensino.

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro oferece o curso de Geologia, e a instituição oferta toda a infra-estrutura de altíssima qualidade para os seus alunos, como sete laboratórios.

Acesse os sites abaixo e confira mais informações sobre as instituições de ensino de Geologia no RJ:


Fonte: http://www.icursosonline.com/faculdade-de-geologia-no-rj/

Palestra "Geoparques - Promovendo o Desenvolvimento Sustentável e Geoconservação"


Treinamento em Prevenção de Desastres associados a Escorregamentos nos municípios fluminenses

O Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) com a missão de auxiliar a formação profissional de Geocientistas em complemento ao ensino realizado nas instituições universitárias promoverá um curto treinamento online com o tema “Prevenção de Desastres associados a Escorregamentos nos municípios fluminenses”

O treinamento pretende contribuir no esforço dos cursos superiores de preparar ou dar competência nesta área de conhecimento interdisciplinar que compõe a Geotecnia (Geologia de Engenharia, Mecânica dos Solos e Mecânica das Rochas). 

O público alvo são estudantes de graduação em Geociências (Geologia e Geografia), obrigatoriamente residentes ou de passagem por cidades fluminenses (com exceção da capital), no período de 17 de Dezembro de 2012 a 06 de Janeiro de 2013.

 O treinamento integra o Plano de Contingência de Verão 2012-2013 do Núcleo de Análise e Diagnósticos de Escorregamentos (NADE) e será GRATUITO. As inscrições no treinamento deverão ser realizadas através do email  nade@drm.rj.gov.br   com o título de email "Treinamento em Prevenção de Desastres" onde deverá ser anexado (1) o formulário de inscrição (download no site do DRM-RJ) e (2) um curriculum vitae. 

As inscrições terão início em 13 de Novembro e se encerram em 5 de Dezembro. Ao final do treinamento, no dia 07 de Janeiro de 2013, cada participante deverá apresentar um relatório final sobre as atividades realizadas para obterem o Grau de Aprovação. No dia 15 de Fevereiro, no DRM, será entregue a cada participante um Certificado de Conclusão do Treinamento DRM-RJ.


segunda-feira, 26 de novembro de 2012

VAGAS DO DIA 26/11/2012

Técnico Ambiental
Empresa especializada no Gerenciamento de Resíduos Industriais, com objetivo de fornecer soluções ambientais integradas,contrata
OPORTUNIDADE EFETIVA
REQUISITOS:
- Superior Completo em Administração de Empresas ou Gestão /Tecnologia Ambiental ou Logística.
- Imprescindível experiência anterior com Supervisão de projetos relativos ao gerenciamento de resíduos industriais e serviços de controle ambiental para o setor privado.
Local de Trabalho: Campo Grande - RJHorário: 8:00h às 17:48h (Segunda a sexta).
Salário: Estamos trabalhando com pretensão Salarial
Benefícios:Alimentação no Local, VT, Cesta Básica, Convenio Odontológico, Seguro de Vida. 
Coordenador de Segurança e Meio Ambiente
- Ensino Superior completo e Engenharia Elétrica ou Engenharia de Meio Ambiente.
- Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.
- Vivência na indústria metal-mecânica.
- Conhecimentos em sistemas de segurança, ambiental, saúde, ergonomia e hig. ocupacional, legislação e normas brasileiras regulamentadoras, sistema ERP, informática, ferramentas de melhoria da qualidade além proatividade e boa capacidade de comunicação.
- Fluência em inglês.
Responsabilidades:
- Coordenar os processos relativos ao cumprimento dos programas e procedimentos de segurança, higiene do trabalho, controle ambiental, licenciamentos e autorizações legais. Representar a empresa nas atividades de Segurança e Meio Ambiente, visando troca de informações e experiências. Participar de reuniões da articulação dos processos de comunicação entre diversas áreas e de gestão de treinamentos técnicos.
- Participar dos Comitês, gerando e preparando as informações relativas a Segurança e Meio Ambiente. Compilar os resultados obtidos em segurança e meio ambiente e divulgar através divulgação em reuniões, focal points e registro em sistemas corporativos. Desenvolver e elevar a capacidade de segurança e preservação ambiental, mediante a implantação de normas, medidas, programas de conscientização e atendimento a exigências legais, a custo compatível com orçamento da empresa.
- Contribuir na antecipação de Riscos de Acidentes do Trabalho e Ambientais através da participação em projetos de novas áreas, aquisição de novos equipamentos e/ou desenvolvimento de novas atividades para instrução. Auxiliar as áreas na correção de riscos de acidentes e ao meio ambientes identificados nos processos, suportando através de registros, soluções técnicas adequadas.
- Estabelecer e recomendar as medidas de contenção adequadas para o atendimento às Emergências, através da divulgação e capacitação de colaboradores no atendimento a estas emergências.
Local da Vaga: Rio de Janeiro – RJ
Cadastro no LINK 

Coordenador de HSE
Requisitos:
- Ensino Superior em Engenharia ou áreas afins. Pós-Graduação em Segurança do Trabalho.
- Experiência na área de Segurança, Saúde e Meio Ambiente.
- Bom relacionamento interpessoal, gestão de equipes, dinamismo, determinação, orientação para resultados e forte resiliência.
- Inglês fluente será um diferencial.
Responsabilidades:
- Coordenar e manter diversos processos, tais como: PPR, PCA, PCMSO, PGRSS, PPRA. Supervisionar os programas de auditorias dos processos industriais nas áreas de produção.
- Coordenar as especificações e distribuição de EPI’s. Efetuar projetos de otimização dos recursos ambientais com foco em sustentabilidade;
- Realizar a gestão e manter processos de HSE. Garantir o desenvolvimento dos planos de treinamento em HSE.
Local da Vaga: Zona Oeste – RJ
Cadastro no LINK

PROFISSIONAL DE MEIO AMBIENTE 
NÍVEL: COORDENAÇÃO DE REMEDIAÇÃO 
Onde: Santo André - São Paulo 
Postado por: Carolina no dia 19/10/2012 às 08:24
Descrição: Perfil Profissional: Formação em curso superior de Engenharia, Geologia, Química e afins, e registro no respectivo conselho de classe.
Desejável: Pós Graduação na área ambiental. O exercício das atividades requer no mínimo 04 anos de experiência profissional. Necessário ter experiência com trabalhos de remediação. Conhecimentos em informática, pacote Office e AutoCAD.
Descrição da Vaga: Coordenar equipe, tomar decisões e desenvolver todos trabalhos conforme especificado por leis e normas. Possuir bom conhecimento técnico quanto ao gerenciamento de áreas contaminadas, sobre meio físico e sobre comportamento de contaminantes em subsuperfície. Conhecimento teórico e prático quanto a sistemas e técnicas de remediação. Prática na elaboração de projetos e relatórios de remediação.
Salário: a combinar
Contatar: Carolina
Currículos para o e-mail: adm@kopf.eng.br
Validade do anúncio: 19/12/2012

Palestra de Maurice Strong, uma das maiores autoridades do mundo em desenvolvimento sustentável e mentor da Rio 92


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Seminário Clima e Biodiversidade 26/11


Nas Trilhas da Pedra Branca


Curso de Contratações Públicas Sustentáveis (para servidores)


CURSO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ESPÉCIES FLORESTAIS

Contrução de viveiros Florestais de baixo custo 
Processo de semeadura, replicagem e transplante de plântulas 
Irrigação, adubação e controle fitossanitário de viveiros. 

Data: 01 e 02 de dezembro de 2012 
Horário: 08:00 hs as 18:00 hs 
Endereço: RPPN Sitio Fim da Picada Rodovia Saturnino Braga Km 31 km 

Os interessados deverão se inscrever até o dia 29/11 na sede do Instituto Terra - Escola Municipalizada Rio das Pedras - Lídice, pelo telefone (24) 9915-7888 ou
viveirosesementes@itpa.org.br .

VAGAS LIMITADAS

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

CURSO PARA PROVA DO IBAMA - INÍCIO EM 24/11 - INSCREVA-SE


CURSO BÁSICO PARA CONCURSO DO IBAMA
Este curso aborda os conteúdos básicos exigidos no concurso público do Ibama e para outros órgãos ambientais (Inea, ANA, Secretarias Estaduais e Municipais) apresentando aos candidatos os principais temas exigidos nos editais.
VAGAS LIMITADAS
MÓDULO
PROFESSOR
DATA
Português I - Gramática
Dra. Carmen Lúcia
UERJ
24/NOV e 01/DEZ (MANHÃ)
Política e legislação de meio ambiente
Me. Jorge Rios
ABES / CEFET
24/NOV e 01/DEZ (TARDE)
Português II – Compreensão de textos e redação
Dra. Carmen Lúcia
UERJ
08/DEZ e 15/DEZ (MANHÃ)
Atualidades Ambientais
Me Viviane Japiassú
UERJ
08/DEZ e 15/DEZ (TARDE)
Preservação e conservação ambiental (SNUC)
Dr. Evandro Sathler
UFVJM
22/DEZ (MANHÃ E TARDE)
Conservação da biodiversidade (ecologia)
Dr. Marcelo Rocha
CEFET
29/DEZ (MANHÃ E TARDE)
Licenciamento ambiental
Me. Viviane Japiassú
UERJ
05/JAN (MANHÃ E TARDE)
Monitoramento e auditoria ambiental
Me. André Leone
INEA
12/JAN e 19/JAN (MANHÃ)
Controle da qualidade ambiental e remediação ambiental
Me. André Leone
INEA
12/JAN e 19/JAN (TARDE)
Coordenação: Profª Viviane Japiassú                       Supervisão Geral: Prof Jorge Rios
LOCAL E HORÁRIO:
Local: Clube de Engenharia - Av. Rio Branco, 124, 18° andar, Centro - Rio de Janeiro
(esquina com Rua 7 de Setembro – Perto Metro Carioca).
Horário: Sábados - Manhã: 8h às 12h30min / Tarde: 13h30min às 18h

CONTATO:        Telefone: (21) 2178-9261 / 8662-2884 (Lenice)       / 8820-5767 (Viviane)

MATERIAL: Apostilas, testes e algumas provas de concursos em meio digital.

CUSTO: Preço por módulo: R$ 180,00
  Preço total (9 módulos): R$1.620,00 - Desconto de 15% para pacote completo (R$1.377,00) / Parcelamento em 3x sem juros.

INSCRIÇÃO E PAGAMENTO: A inscrição deverá ser realizada através de pagamento e preenchimento de ficha de inscrição.
SERÁ CONSIDERADO INSCRITO O ALUNO QUE REALIZAR O PAGAMENTO E PREENCHER A FICHA DE INSCRIÇÃO.


OBS.:       A Coordenação se reserva o direito de dirimir todas as dúvidas técnicas e administrativas sobre o funcionamento dos cursos.
Não havendo número suficiente de inscritos o MÓDULO SERÁ CANCELADO.

VAGAS DO DIA 21/11/2012


ngenheiro Ambiental
Estamos procurando engenheiro ambiental morador do Espirito Santo para atuar em obra de rodovia no ES. Interessados enviar CV com pretensão salarial para hugoleodias1980@gmail.com

Biólogo
Código da vaga:v644625
Nível hierárquico: Sênior
Local: Belo Horizonte / MG / BR
Data de expiração:12 de Dezembro de 2012
Atividades:
- Desenvolver e programar campanhas educativas de ampla abrangência ambiental.
- Acompanhamento na FEAM do processo de licenciamento da empresa.
- Fomentar ações que gerem interface ainda maior entre o Condomínio e a comunidade do entorno.
- Acompanhar a aprovação de projetos de obras pela Diretoria de Meio Ambiente, bem como trabalhos de poda/corte de árvores, avaliação de supressão de sub-bosque.
- Acompanhar os trabalhos de licenciamento junto ao IEF para as obras em áreas comuns do Condomínio.
- Acompanhar os trabalhos de renovação de outorga da Água.
- Implantação de parcerias junto aos órgãos ambientais, universidades, empresas ligadas na área.
Formação: Superior completo em Biologia, Ciências Biológicas ou Engenheiro Ambiental.
Requisitos técnicos:
- Experiência com atividades correlatas.
Local de trabalho: Brumadinho - MG
Remuneração: Salário fixo + Benefícios (Plano de saúde Unimed 50% custeado, Cesta básica, VT, Transporte até o condomínio, Restaurante no local).

3 vagas supervisor ambiental (coleta dos recicláveis) 
Local: Rio de Janeiro
Requisitos:
Ensino Superior cursando o último período ou recém-formado na Área Ambiental para trabalhar em ecoponto do Light Recicla.
- Atuará atendendo ao público e supervisionando ajudante e logística de coleta dos recicláveis entregues pela população.
Código da Vaga: 904580
Salário: R$ 850,00 por mês
Cadastro no LINK

Engenheiro de Terrenos
Requisitos:
- Profissional com Ensino Superior em Engenharia Florestal, Agronômica ou Ambiental e Geografia.
- Buscamos um perfil de profissional que tenha habilidade com ferramentas cartográficas (AutoDCAD, método GIS), conhecimento da legislação ambiental, conhecimento de georreferenciamento e facilidade de comunicação.
- Conhecimento de legislação urbana (lei do uso do solo) e de legalização de terrenos (regularização fundiária, desapropriação, hipoteca , espólio etc) Conhecimento do mercado – valor e tributos dos terrenos. Perfil comercial o negociador.
Responsabilidades:
- Análise desde o ponto de vista ambiental dos novos terrenos. Contatos com distintas instituições e órgãos ambientais para obtenção de licenças para a implantação dos parques eólicos.
- Apoio Técnico na realização de “Due Dilligence” para análise de oportunidades de aquisição. Preparação de documentos para habilitação em leilões. Disponibilidade para trabalhos em campo e viagens frequentes.
- Facilidade de relacionamento e comunicação com proprietários de terrenos, com diferentes níveis sociais.
- Mapeamento de áreas identificadas, construção de plantas e análise de registros dos terrenos. Licitação e coordenação de contratos de terrenos, controle de orçamento e gastos de gestão e de investimento.
Local da Vaga: Rio de Janeiro (RJ)
Cadastro no LINK

Coordenador de SGI
Requisitos:
- Ensino Superior completo em Engenharia de Segurança do Trabalho, Produção ou áreas afins. Desejável Pós-Graduação.
- Bons conhecimentos do Pacote Office.
- Sólida vivência em políticas de QSMS.
- Conhecimento de certificações ISO.
Responsabilidades:
- Coordenação de todas as atividades relacionadas à gestão de QSMS. Planejamento e supervisão de programas ambientais, de segurança e qualidade, de acordo com a legislação vigente, garantindo as certificações da companhia.
- Implementação de ações corretivas e preventivas. Realização e atendimento à auditorias internas e externas. Realização de treinamentos QSMS. Condução de processos de licenciamento ambiental, assim como aprovação junto aos órgãos competentes.
Local da Vaga: Rio de Janeiro – RJ (1 vaga)

Analista de Meio Ambiente
Requisitos:
- Profissional com Ensino Superior completo.
- Elaboração de Termo de Referência e Especificação de Serviços Técnicos. Gerenciamento de contratos e gestão de consultorias socioambientais.
- Capacidade de coordenação e supervisão das atividades de gestão ambiental conduzidas pelo Técnico de Meio Ambiente residente na obra/ usina.
Horário: Período Integral
Regime de Contratação: Efetivo – CLT
Local da Vaga: Rio de Janeiro – RJ
Cadastro no LINK

Analista Ambiental
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional.
Empresa do setor Transporte de Cargas Rodoviárias, localizada em Rio de Janeiro - RJ, de porte Pequeno (até 200 funcionários)
Sobre a vaga
Salário: R$ 2.000,00 a R$ 5.000,00 (Bruto mensal)
Descrição
- Área e especialização profissional: Meio Ambiente, Ecologia - Gestão Ambiental
- Nível hierárquico: Analista
- Número de vagas: 5
- Local de trabalho: Rio de Janeiro, RJ
- Regime de contratação de tipo Efetivo – CLT
- Jornada Período Integral
Exigências
- Escolaridade Mínima: Ensino Superior
- Português (Nativo)
Cadastro no LINK

Estágio Engenharia Ambiental
Empresa com mais de 20 anos de experiência no ramo de Construção Civil contrata:
Estagiários de Serviço Social, Engenharia Civil e Ambiental - R$ 850,00 - Magé
Descrição:
- Auxiliar na fiscalização da obra e na elaboração de levantamentos;
- Ter vontade de aprender e expandir profissionalmente;
- Ambos os sexos;
Pré-requisito: 
- Estudantes cursando do 4º ao 8° período;
- Disponibilidade para trabalhar no horário de 08h às 15h;
- Disponibilidade para início imediato;
- Residir próximo a Magé;
Remuneração: 
- Bolsa no valor de R$850,00
Benefícios:
- Vale Transporte;
- Vale Refeição no valor de R$8,00 (dia);
Local de trabalho: Consórcio Magé – Rua Paraná, s/n, Bairro Maria Conga
Os interessados deverão enviar currículo para lsantos@emissao.com.br e/ou imarques@emissao.com.br, com o título Estagiário de Engenharia. 

Técnico em meio ambiente.
Empresa de navegação contrata:
Para atuar no Centro do Rio, horário comercial.
Empresa oferece salário + VT + VR + AM + AO.
Atividades: Execução e acompanhamento os processos de licenciamento e autorização ambiental;
Acompanhar o cumprimento das medidas mitigadoras dos impactos ambientais;
Emissão de Manifestos de Resíduos;
Participação em auditorias, inspeções e vistorias na sua área de atuação, entre outras.
CV com pretensão salarial para: vagasnorh2013@gmail.com, colocando no assunto meio ambiente.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Curso para o Concurso do IBAMA (início em 24/11) - GARANTA A SUA VAGA

Em função do feriado o início do curso preparatório para concursos ambientais E PARA RECICLAGEM foi adiado para o dia 24/11.

O curso conterá 9 módulos, conforme cronograma em anexo, custando R$180 cada módulo com 15% de desconto para quem fechar o pacote completo (parcelamento em até 3 x).

Abaixo os links para acesso aos editais do próximos concursos com vagas na área ambiental, cujos conteúdo serão contemplados no curso.

NÃO PERCA A OPORTUNIDADE E GARANTA JÁ A SUA VAGA.

VAGAS LIMITADAS


Este curso aborda os conteúdos básicos exigidos no concurso público do Ibama e para outros órgãos ambientais (Inea, ANA, Secretarias Estaduais e Municipais) apresentando aos candidatos os principais temas exigidos nos editais.

MÓDULO
PROFESSOR
DATA
Português I - Gramática
Dra. Carmen Lúcia
UERJ
24/NOV e 01/DEZ (MANHÃ)
Política e legislação de meio ambiente
Me. Jorge Rios
ABES / CEFET
24/NOV e 01/DEZ (TARDE)
Português II – Compreensão de textos e redação
Dra. Carmen Lúcia
UERJ
08/DEZ e 15/DEZ (MANHÃ)
Atualidades Ambientais
Me Viviane Japiassú
UERJ
08/DEZ e 15/DEZ (TARDE)
Preservação e conservação ambiental (SNUC)
Dr. Evandro Sathler
UFVJM
22/DEZ (MANHÃ E TARDE)
Conservação da biodiversidade (ecologia)
Dr. Marcelo Rocha
CEFET
29/DEZ (MANHÃ E TARDE)
Licenciamento ambiental
Me. Viviane Japiassú
UERJ
05/JAN (MANHÃ E TARDE)
Monitoramento e auditoria ambiental
Me. André Leone
INEA
12/JAN e 19/JAN (MANHÃ)
Controle da qualidade ambiental e remediação ambiental
Me. André Leone
INEA
12/JAN e 19/JAN (TARDE)
Coordenação: Profª Viviane Japiassú                       Supervisão Geral: Prof Jorge Rios

LOCAL E HORÁRIO:
Local: Clube de Engenharia - Av. Rio Branco, 124, 18° andar, Centro - Rio de Janeiro
(esquina com Rua 7 de Setembro – Perto Metro Carioca).
Horário: Sábados - Manhã: 8h às 12h30min  / Tarde: 13h30min às 18h

CONTATO:  Telefone: (21) 2178-9261 / 8662-2884 (Lenice)  / 8820-5767 (Viviane)

MATERIAL: Apostilas, testes e algumas provas de concursos em meio digital.

CUSTO: Preço por módulo: R$ 180,00
  Preço total (9 módulos): R$1.620,00 - Desconto de 15% para pacote completo (R$1.377,00) / Parcelamento em 3x sem juros.

INSCRIÇÃO E PAGAMENTO: A inscrição deverá ser realizada através de pagamento e preenchimento de ficha de inscrição.
*SERÁ CONSIDERADO INSCRITO O ALUNO QUE REALIZAR O PAGAMENTO E PREENCHER A FICHA DE INSCRIÇÃO.

Edital Ibama (108 vagas - inscrições até 26/11)
Edital DNIT (25 vagas - inscrições até 30/11)
Edital SEMA e Inema -BA (179 vagas - inscrições até 16/11)