quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Lançamento do livro do Curso de Direito Ambiental da OAB-RJ

Evento gratuito sobre Sistema de Gestão de Integrado dia 13 de Setembro no Rio de Janeiro



Por que investir em um Sistema de Gestão Integrado - SGI? - Normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001

13 de Setembro - das 08h00 às 11h30
08h00
Credenciamento
08h15
Aline Oliveira - Coordenadora Comercial - BSI Brasil
Vivian Garcia - Divisão Treinamento -
  BSI Brasil
Institucional - BSI Brasil
08h45
Angela Boa Sorte - Instrutora BSI Brasil
Benefícios e características de um Sistema de Gestão Integrado - Normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001
10h00
Coffee Break
10h30
Angela Boa Sorte - Instrutora BSI Brasil
Benefícios e características de um Sistema de Gestão Integrado - Normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001
11h30
Encerramento

Vagas limitadas!
Inscreva-se

Sobre o Palestrante

Angela Boa Sorte
Experiência profissional na área da Qualidade e Meio Ambiente, focando nas normas QS 9000, ISO/TS 16949, ISO 9001, ISO 14001); Responsável pela implantação de Sistemas e auditorias de Sistema e de Processo, com base nas normas ISO 9001, ISO/TS 16949, ISO 14001, VDA 6.3; Auditora especializada em Peças de Segurança (peças D e TLD – Sistema VW), auditorias de housekeeping (5S), QSB e auditorias escalonadas (Sistema GM), MMSA e MSA (MS 9000 - Sistema Ford).

Ficha Técnica do Evento
Data: 13 de Setembro de 2012
Horário: 08h00 às 11h30
Local: 
Espaço Rio 
Endereço: 
Avenida Rio Branco, 81 / 18º Andar – Centro - Rio de Janeiro
Estacionamento no local.

Público-alvo: Gestores e representantes da direção das áreas da Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança Ocupacional, Segurança e Tecnologia da Informação, entre outras áreas de sistemas de gestão relacionadas as normas ISO.

Informações adicionais: Najla Polisel- najla.polisel@bsigroup.com - 11-2148-9613

Para obter informações sobre os próximos eventos da BSI Brasil, acesse a área de eventos gratuitos no site.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

REAMAR Urca: Educação Ambiental na Praia


Consulta pública proposta de amplicação Parque Estadual da Serra da Tiririca

Águas Subterrâneas no Estado do Rio de Janeiro - Situação Atual e Perspectivas (DRM-RJ)

Participarão do encontro representantes e pesquisadores da UFRJ, UFRuralRJ e Comitê Guandu. 

A próxima edição do Ciclo de Palestras do DRM-RJ / Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro está programado para o dia 30 de agosto de 14 às 17h, no auditório da Instituição, em parceria com a Associação Brasileira de Águas Subt

errâneas - ABAS-RJ. O tema será “Águas Subterrâneas no Estado do Rio de Janeiro - Situação Atual e Perspectivas”, com três apresentações. 





A primeira abordará “O Estado da Arte do Conhecimento sobre Águas Subterrâneas no Estado”; a segunda, “O Projeto Avaliação dos Aquíferos da Formação Emboré, em Campos e São João da Barra – RJ - Um estudo de caso” e a terceira, “Diagnóstico e Perspectivas das Águas Subterrâneas no Estado do Rio de Janeiro”. Participarão do Ciclo de Palestras, além do DRM-RJ e ABAS-RJ, representantes e pesquisadores da UFRJ, UFRuralRJ e Comitê Guandu. O auditório do DRM-RJ está situado na rua Marechal Deodoro 351, Centro, Niterói. Inscrições já podem ser feitas com os coordenadores do evento pelos emails elisabf@drm.rj.gov.br ou drm@drm.rj.gov.br.






Encontro anual sobre Geotecnologias na Gestão Pública












DATA: 3, 4 e 5  de setembro

LOCAL: Auditório 11, 1° andar, Bloco F - UERJ

Geotecnologias na Gestão Pública objetiva constituir-se em espaço privilegiado para a troca de experiências entre os entes públicos federais, estaduais e municipais.
Gestores e técnicos nas áreas de planejamento, segurança, meio ambiente, saúde, desastres naturais, legislação, energia e outras áreas poderão debater seus projetos, suas idéias, seus avanços e desafios no uso das informações geográficas na gestão de suas respectivas áreas.

Neste ano o evento será dividido em três dias. No primeiro dia teremos mini-cursos com o objetivo de levar capacitação e atualização aos agentes públicos e privados sobre temas recentes da área das Geotecnologias.
No segundo dia ocorrerão seções de palestras com apresentações de cases de órgãos públicos, trazendo casos de sucesso e inovações em assuntos como meio-ambiente, planejamento urbano e rural, fiscalização e regulação, integração de agentes públicos, legislação, entre outros.
No terceiro dia serão debatidos em palestras as tendências, desafios e novas tecnologias da aplicação das Geotecnologias no setor público. Os principais temas serão: tecnologias Web, nova agência espacial brasileira, novos sensores remotos, VANT's, desafios no monitoramento do Brasil em macro ou micro escala.
As inscrições aos dias de palestras são gratuitas, bastando registrar-se por intermédio deste link. Há duas modalidades de inscrição: presencial e pela Web. O evento ocorrerá presencialmente no Auditório 11, localizado no 1° andar do Pavilhão João Lira Filho, UERJ, com capacidade para 240 pessoas. Todo o evento também será transmitido ao vivo pela Web.
Coordenação: Rui Alberto Azevedo dos Santos - rui@uerj.br
Coordenação-Técnica: José Augusto Sapienza Ramos - sapienza@labgis.uerj.br

Programação de Palestras e Minicursos

As inscrições para assistir as palestras são gratuitas e as inscrições nos minicursos possuem
um valor de investimento.

Dias 31 de agosto, 01 e 03 de setembro - Minicursos
Clique no título do curso abaixo para mais informações e inscrições.




Este curso será apenas presencial.
Neste curso de 6 horas, o aluno terá contato com ferramentas de SIG para determinar áreas de proteção permanente (APP), zona de amortecimento, reserva legal e jurisdição do licenciamento com base na extensão e intensidade do impacto ambiental. Saiba mais...


Este curso terá modalidade presencial e online.
Esse curso tem como objetivo discutir e exemplificar mediante a cases didáticos sobre um vasto conjunto de métodos de modelagem e análise espacial para apoio à decisão. Saiba mais...


Este curso terá modalidade presencial e online.
São introduzidas e abordadas tecnologias recentes de sensoriamento remoto como radar, laser escaner, veículos aéreos não tripulados (VANT) e novos sensores ópticos. O curso traz também cases de aplicação dessas tecnologias na gestão pública da área rural e urbana. Saiba mais...

Dia 04 de setembro - Cases da Gestão Pública
As inscrições nas palestras são gratuitas, clique aqui para se inscrever!
09:30 - 10:00 | Credenciamento e Abertura

Retirada do material do participante e cerimônia de abertura.

10:00 - 11:00 | Inovação e Integração dos Agentes Públicos

Na gestão pública envolvendo Geotecnologias é fundamental a inovação e integração entre diversos agentes públicos e privados. Esta seção tratará de exemplos de como alguns grupos estão trabalhando no sentido da integração.
Palestrante:
Luiz Roberto Arueira da Silva - Gerente de Geoprocessamento da Diretoria de Informações da Cidade do Instituto Pereira Passos da Prefeitura do Rio de Janeiro.

11:00 - 12:00 | Segurança, Mobilidade e Saúde - Planejamento de Prefeituras

Como as Geotecnologias podem apoiar o planejamento de grandes centros urbanos em franca expansão em várias dimensões? Principalmente quanto grandes eventos internacionais se aproximam.
Palestrantes:
Marcos Vinicius de Barros Pinheiro - Epidemiologista da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.
João Grand Júnior - Diretoria de Informações da Cidade do Instituto Pereira Passos da Prefeitura do Rio de Janeiro.
12:00 - 13:30 | Almoço


13:30 - 14:30 | Desafios do Monitoramento Socioeconômico no Brasil

O Brasil possui dimensões continentais e 190 milhões de habitantes sobre as realidades mais diversificadas. Como monitorar eficientemente a socioeconomia para subsidiar políticas públicas?
Palestrante:
Miriam Mattos Barbuda - Coordenadora de Estruturas Territoriais do IBGE.

14:30 - 15:30 | Geotecnologias Aplicadas a Área de Energia e de Óleo&Gás

As agências do governo e também distribuidoras se apoiam hoje em sistemas de informações geográficas para monitorar, planejar, fiscalizar e gerir outros processos internos. A ANP e a Light (concessionária de energia em 31 municípios no Estado do Rio de Janeiro) trarão exemplos de como estão se apoiando no uso das Geotecnologias em seus processos.
Palestrantes:
Jocely Brasiliense Roza - Engenheira da Superintendência de Gestão e Obtenção de Dados Técnicos da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
Bruno Ceotto - Analista de Sistemas GIS da Light S.A
15:30 - 16:00 | Coffee Break


16:00 - 17:00 | Desafios no Monitoramento Nacional e Regional do Meio Ambiente

O tema meio-ambiente está cada vez mais em voga na sociedade. Os órgãos de monitoramento já se valem das Geotecnologias para auxiliar no processo de fiscalização, prevenção e projetos de sustentabilidade.
Palestrantes:
Brasiliano Vito Fico - Gerente de Monitoramento Territorial da Coordenadoria de Monitoramento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.
Luiz Gilberto Dall'Igna - Coordenadoria de Operações do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM)

17:00 - 18:00 | Legislação + Geotecnologias

Qual o estágio atual da legislação da área de Cartografia e das Geotecnologias em geral? Como as Geotecnologias podem apoiar a legislação de diversas áreas afins?
Palestrantes:
Moema de Carvalho Augusto - Assistente da Diretora de Geociências do IBGE e Coordenadora do Coordenadora do Grupo de Trabalho de Difusão da Implantação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais
Hesley da Silva Py - Coordenador do Comitê de Implantação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais

Dia 05 de setembro - Tendências e Novas Tecnologias para a Gestão Pública
As inscrições nas palestras são gratuitas, clique aqui para se inscrever!
09:30 - 10:00 | Credenciamento e Abertura

Retirada do material do participante e cerimônia de abertura.

10:00 - 11:00 | A Nova Política Espacial Brasileira

Recentemente o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) recomendou investimentos no setor espacial. Em paralelo, já está desanhado uma fusão entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O que muda neste setor com esta fusão?
Palestrante:
José Raimundo Coelho - Presidente da Agência Espacial Brasileira

11:00 - 12:00 | Mapeamento das Fronteiras Brasileiras e de Grandes Territórios

A atualização da cartografia no território brasileiro tem sido um projeto buscado por vários órgãos públicos de diversas esferas. Nessa seção serão trazidos os avanços do mapeamento das fronteiras nacionais, da Amazônia e de outros grandes territórios brasileiros.
Palestrantes:
Ten Felipe Ferrari - 5ª DL da Diretoria de Serviço Geográfico do Exército
12:00 - 13:30 | Almoço


13:30 - 15:30 | Soluções de Dados e Serviços Online - GISWeb e Cloud GIS

Hoje a tecnologia Web tem se mostrado importante para o avanço de novas fronteiras tecnologias em soluções com informações geográficas. Os palestrantes vão trazer novidades e soluções envolvendo GISWeb e também Cloud GIS.
Palestrantes:
Fábio Andreotti - Gerente de Vendas Geo & Search da Google Enterprise
Vagner Sacramento - Diretor de P&D&I da Cuia Internet Brasil
Humberto Figliuolo Junior - Gerente de Marketing Vertical para Governo Municipal da Imagem Soluções de Inteligência Geográfica
15:30 - 16:00 | Coffee Break


16:00 - 17:00 | VANT's e Novas Possibilidades

Os veículos aéreos não transportados (VANT) já são uma realidade no mercado brasileiro. Todavia as potencialidades dessa tecnologia ainda não são de conhecimento de todos os profissionais e a legislação brasileira carece de regulamentação específica. Esse e outros pontos serão debatidos nesta seção.
Palestrantes:
Gustavo Galante Streiff - Gerente de Vendas da Santiago&Cintra Consultoria

17:00 - 18:00 | Sensoriamento Remoto em Oceanos e Plataformas Continentais

Com o pré-sal e a constante produção de petróleo offshore, o governo e as empresas necessitam estudar a plataforma continental brasileira. Conheça as tecnologias que estão sendo aplicadas para esse fim.
Palestrantes:
Cristina Maria Bentz - Gerencia de Avaliação e Monitoramento Ambiental do CENPES/Petrobras

As inscrições nas palestras são gratuitas, clique aqui para se inscrever!



sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Seminário Política Nacional de resíduos sólidos: A lei na prática


Fortalecendo a construção de um território agroecológico na Região Metropolitana do Rio de Janeiro



O avanço da construção da agroecologia na regão Metropolitana do Rio de Janeiro já é uma realidade. Inúmeras são as experiências agroecológicas protagonizadas por famílias agricultoras (rurais, urbanas e periurbanas), pescadoras ou descendentes de quilombolas. É com o objetivo de fazer convergir esses processos sociais e construir um território agroecológico como uma unidade geográfica e estratégica de lutas e sobretudo de resistências que será realizado, nos dias 31 de agosto e 1 e 2 de setembro o II Encontro Metropolitano de Agroecologia. Espera-se 300 participantes para Encontro que acontecerá na Igreja de Santo Antônio em Rio do Ouro, Distrito Agrícola de Magé (RJ).
Na abertura do evento, os agricultores, pescadores, técnicos, estudantes, grupos e entidades do campo da Agroecologia participarão da construção do Mapa dos conflitos e resistências na Região Metropolitana. O aprofundamento tanto dos conflitos provocados pelos diferentes projetos de desenvolvimento em curso na região quanto das formas de organização das populações frente aos desafios será o passo fundamental para materializar um espaço comum e de referência identitária.
Dentro do Encontro, ainda será realizado o Seminário Estadual sobre Feiras que buscará analisar as estratégias de venda nos circuitos de comercialização e acesso a mercados para fortalecimento das experiências agroecológicas.
Na programação, também haverá o lançamento do filme “A Agricultura Mora em Mim: a face invisível da cidade”, além da apresentação e debate do filme “O veneno está na mesa”, numa atividade da Campanha contra os Agrotóxicos e pela Vida.
O II Encontro é uma realização da AARJ e do Projeto Semeando Agroecologia, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Desenvolvimento e Cidadania.
Data: 31 de agosto, 1 e 2 de setembro de 2012
Local: Igreja de Santo Antônio, Rio do Ouro, Distrito Agrícola, Magé, RJ
Endereço: Estrada Municipal, 5.612 – Referência: Em frente à Padaria do Rio do Ouro

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

2a edição do Festival Internacional do Audiovisual Ambiental

Rio de Janeiro – 31 de agosto a 6 de setembro de 2012

Entrada Franca

EXIBIÇÕES:
Centro Cultural da Justiça Federal
Itaú Cinema (antigo Arteplex)
Instituto Moreira Salles
Museu do Meio Pró Ambiente




terça-feira, 21 de agosto de 2012

Abertas na UFCG inscrições para mestrado em Engenharia Civil e Ambiental


Inscrições vão até o dia 31 de agosto
Encontram-se abertas na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, em nível de mestrado.
Estão sendo oferecidas cinco vagas para a área de concentração em Engenharia de Recursos Hídricos e Sanitária, distribuídas entre as linhas de pesquisa Gestão de Recursos Hídricos e Hidrologia do Semiárido, e cinco vagas para a área de concentração Geotécnica, que serão distribuídas entre as seguintes linhas de pesquisa: Estudo dos Solos Tropicais, de Materiais de Construção Convencionais e Alternativos, e Mecânica e Gerência de Pavimentos.
Poderão participar da seleção graduados em Engenharia ou em áreas afins ou correlatas às áreas de concentração de Geotécnica e de Engenharia de Recursos Hídricos e Sanitária.
As inscrições serão realizadas até o dia 31 de agosto na secretaria da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, localizada no Bloco CM, campus de Campina Grande. O horário de atendimento será das 08h30 às 12h. Serão aceitas inscrições via Correios desde que postadas até o dia 29 de agosto.
A seleção dos candidatos acontecerá de 03 a 06 de setembro e constará de prova escrita, entrevista, redação de uma carta de intenções e avaliação do Currículum Vitae, incluindo Histórico Acadêmico e cartas de recomendação.
O resultado final será divulgado até o dia 14 de setembro e as aulas começam no dia 1º de outubro.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Inscrições prorrogadas: curso EaD Capacitação Básica em Defesa Civil


Inscrições prorrogadas: curso EaD Capacitação Básica em Defesa Civil

15.08.2012 | por imprensaj
As inscrições para a 2ª edição do curso à distância Capacitação Básica em Defesa Civil foram prorrogadas até 31 de agosto. Os interessados podem fazer sua pré-inscrição pelo site http://www.defesacivil.cursoscad.ufsc.br/form/inscricao.php. Após as pré-inscrições, caso haja um número maior de interessados do que o número de vagas oferecidas haverá uma seleção.

Com o objetivo de capacitar dois mil agentes de defesa civil, o curso é aberto a toda comunidade interessada e não requer pré-requisito ou formação básica. Esse é o 1º módulo do Plano de Formação Continuada em Defesa Civil: Aspectos Estruturantes em Defesa Civil.

A data de início do EaD também foi prorrogada, devido ao prosseguimento da greve de servidores e professores na Universidade Federal de Santa Catarina. A previsão é que o curso se inicie em 17/09, podendo ser novamente prorrogado caso a greve persista. Fique atento às atualizações no nosso site ceped.ufsc.br, ou pelotwitter.com/cepedufsc.

Promovido em parceria entre a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) e o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina, CEPED UFSC, o curso é gratuito e dispõe de um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA), no qual o aluno tem acesso ao conteúdo em forma de teleconferências; videoaulas; livro-texto digital (em formato PDF), além de serviço de tutoria.
As pré-inscrições serão confirmadas através do e-mail cadastrado. O curso completo tem carga horária total de 30 horas/aula e fornece certificado pela Universidade Federal de Santa Catarina para os alunos que completarem as atividades do curso no tempo estipulado.
Esta é a segunda edição do curso de Curso de Capacitação Básica em Defesa Civil, dado pela primeira vez em 2011. Este curso é o primeiro módulo, Aspectos Estruturantes em Defesa Civil, do Plano de Formação Continuada em Defesa Civil, que prevê seis módulos de capacitação. Em comparação à primeira edição do curso, realizado em 2011, o conteúdo é basicamente o mesmo, com atualizações das mudanças legais que ocorreram em 2012, e redimensionamento dos capítulos.
PLANO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Módulo 01: Aspectos Estruturantes em Defesa Civil
Este módulo apresenta os conteúdos introdutórios relacionados à atuação em Defesa Civil, com enfoque na legislação, na Política Nacional de Defesa Civil e nos estudos dos desastres no Brasil. Apresenta, também, a estrutura do Sistema Nacional de Defesa Civil, o ciclo de gestão em Defesa Civil, e a implantação e atribuições da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC).

1. Defesa Civil no Brasil:
1.1 Histórico

1.2 Conceitos

1.3 Política Nacional de Defesa Civil

1.4 Legislação

2. Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC)
2.1 Objetivo e finalidade do SINDEC

2.2 Estrutura do SINDEC

2.3 Atribuições dos órgãos de Defesa Civil

2.4 Políticas de governo associadas às ações de Defesa Civil

3. Ciclo de Gestão de Defesa Civil
3.1 Prevenção

3.2 Mitigação

3.3 Preparação

3.4 Resposta (cartão de pagamento)

3.5 Reconstrução

4. Estudo dos desastres (Conceitos e Classificação)
4.1 Conceito de desastres, de risco, de ameaça e de vulnerabilidade

4.2 Classificação, tipologia e codificação de desastres

4.3 Análise e classificação de danos e prejuízos

4.4 Reflexão sobre desastres e aplicação de medidas preventivas

5. Implantação e operacionalização de uma Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC)
5.1 Conceito de COMDEC

5.2 Requisitos mínimos para a formalização de COMDEC

5.3 Passos para a formalização

5.4 Órgãos que constituem uma COMDEC

5.5 Principais atribuições de uma COMDEC

5.6 Atuação Integrada (articulação intersetorial)

5.7 Critérios para caracterização de situação de emergência e estado de calamidade pública

5.8 Registro de ocorrências e fluxos de dados

5.9 NOPRED e AVADAN

(CEPED UFSC, 15/08/2012)

Inscrições abertas para 5 cursos gratuitos da ANA do Projeto "Água: conhecimento para gestão"



Hoje pela manhã foram abertas inscrições para mais 5 cursos do Projeto "Água: conhecimento para gestão".

Fornecer informações sobre os diversos aspectos que dizem respeito à outorga de recursos hídricos.

Fornecer maior compreensão e entendimento das ferramentas matemáticas para simulação de qualidade da água que auxiliam na tomada de decisões no processo de gestão integrada de recursos hídricos.

 O curso tem como objetivo aplicar técnicas de comunicação para produção de spots de rádio e conteúdos radiojornalísticos, além do uso e manuseio da Plataforma Web Rádio Água, com vistas ao fortalecimento das ações promovidas pelos Comitês de Bacias Hidrográficas.

Capacitar profissionais para o entendimento e aplicação de técnicas de hidrologia básica, contemplando fundamentos teóricos e práticos, em situações que condizem com as necessidades da gestão de recursos hídricos.

Fornecer maior compreensão sobre a qualidade da água em reservatórios para aperfeiçoar a tomada de decisão.

Todos os cursos são gratuitos. Porém, para aqueles que preveem aulas presenciais, as despesas com passagens, hospedagem e diárias são de responsabilidade do aluno ou de sua instituição. A relação dos cursos pode ser acessada no link http://www.aguaegestao.com.br/pt-br/cursos/abertos

domingo, 19 de agosto de 2012

Diversas vagas para atuar em UCs do INEA (currículo até 24/08)


O ITPA – INSTITUTO TERRA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL:

Garantir que a SUSTENTABILIDADE seja construída com Democracia Participativa, Valorização da Diversidade Cultural e Preservação da Biodiversidade é a missão do ITPA.
Fundado em 1998 por um grupo de ambientalistas, o ITPA é hoje uma das principais organizações não governamentais com sede no Estado Rio de Janeiro. Com uma atuação diversificada e objetiva, se consolida a cada ano no cenário político e na construção de projetos inovadores que reúnem economia e ecologia.

Objetividade e pragmatismo, valorização das diferenças, trabalho em rede, solidariedade, democracia, integração do saber popular com o saber científico e resultado com qualidade, são nossos princípios.

O PROJETO:
O projeto “Fortalecimento e implantação da gestão do uso público para o incremento da visitação nos parques estaduais do Rio de Janeiro” aborda a contratação de serviços para o cumprimento das metas de gestão institucional do uso público para as 12 unidades de conservação (UC) de proteção integral do estado do Rio de Janeiro, em especial, os chamados “Parques da Copa 2014″: PE Três Picos, PE Pedra Branca e PE Tiririca.

As principais atividades a serem implementadas com este projeto, baseiam-se em três eixos: 1) PLANEJAMENTO – planejamento estratégico, integração com planos de manejo e planos emergenciais, construção de projetos; 2) OPERACIONAL- contratação e capacitação de recursos humanos; e 3) GESTÃO E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO – sistematização contínua de dados, banco de dados, produção de manuais e instrumentos legais.

Objetivo Geral
Incrementar a visitação segura e de qualidade nos parques estaduais do Rio de Janeiro, a partir da implantação de metas estratégicas de gestão do uso público em nível institucional, que promovam essas unidades de conservação como destino turístico e indutores de desenvolvimento local.

Objetivos Específicos
a) Consolidar os programas de uso público dos parques estaduais e subsidiar as Reservas Biológicas e Estações Ecológicas;
b) Prover as UC de recursos operacionais, bem como capacitação, adequada para atingir as metas de incremento e finalidade da visitação;
c) Criar um marco regulatório institucional para concessões, permissões e autorizações de serviços de apoio à visitação nos parques;
d) Levantar informações, oportunidades e desafios e elaborar um planejamento estratégico para o tema “visitação nos parques estaduais” até 2016;
e) Revisar e regulamentar instrumentos legais e elaborar manuais de procedimentos técnicos relacionados ao tema “uso público em unidades de conservação”;
f) Prover a GEPRO e as unidades de conservação de novas iniciativas, disponibilizando pessoal qualificado para implantar os serviços previstos no TdR nº 04/2012.

Diversas vagas estão sendo oferecidas para atuar neste projeto. Vejam abaixo.

Coordenador de Projeto – Políticas e Monitoramento 
DESCRIÇÃO DO CARGO:
O profissional contratado para o cargo desenvolverá as atividades no Estado do Rio de Janeiro, sediado na sede do Instituto Estadual do Ambiente – INEA, no município do Rio de Janeiro. Suas atribuições estarão relacionadas ao planejamento, desenvolvimento e execução de projetos ligados a conservação da natureza, com enfoque em planejamento ambiental, restauração florestal e compensação de carbono em diversos municípios do Estado.
O coordenador atuará diretamente em conjunto com a Secretaria Executiva e Diretoria Técnica da Instituição, desenvolvendo e garantindo o planejamento e a implementação de ações de campo e gabinete, coordenação de equipes multidisciplinares e o monitoramento das metas e atividades previstas nos projetos, assim como, a sistematização e a difusão dos resultados, métodos e tecnologias utilizadas.
FUNÇÕES / ATIVIDADES:
- Coordenação executiva de projetos;
- Relacionamento institucional com parceiros e financiadores da instituição;
- Participar e apoiar a organização e realização de Encontros e Oficinas que tenham por objetivo informar, capacitar e promover o planejamento participativo com atores locais;
- Participar de atividades conjuntas da equipe do projeto (reuniões de avaliação e planejamento);
- Coordenar e orientar o dimensionamento e a manutenção de equipamentos necessários ao cumprimento das atividades;
- Realizar e contribuir para a sistematização de informações para a composição de relatórios;
- Produzir relatórios de cumprimento de atividades;
ACOMPANHAMENTO:
O profissional contratado receberá acompanhamento direto por parte da secretaria executiva do ITPA, assim como pela equipe de trabalho constituída pelos parceiros institucionais do projeto.
REQUISITOS TÉCNICOS DESEJÁVEIS PARA O CARGO:
- formação profissional superior e pós graduação stricto sensu na área de turismo, geografia, biologia, agronomia, ou com ênfase em áreas naturais protegidas;
- conhecimento sobre gestão de áreas naturais protegidas, turismo, planejamento ambiental;
- experiência comprovada de pelo menos 5 (cinco) anos com coordenação de projetos multidisciplinares;
- inglês fluente.
REQUISITOS GERAIS DESEJÁVEIS PARA O CARGO
- capacidade de bom relacionamento com pessoas e resolução de conflitos;
- iniciativa, senso de responsabilidade e capacidade de tomar decisões.
- disciplina, detalhismo e organização para realizar tarefas em simultaneidade.
- interesse pela área ambiental.
- disponibilidade para trabalhar nos finais de semana, em esquema de plantões, quando necessário;
- ter disponibilidade para trabalhar no interior, em locais com pouca infraestrutura;
- ter disponibilidade para realizar atividades externas (viagens) freqüentes;
- habilidade para produção de textos, análises gráficas e relatórios;
- facilidade em trabalhar em equipe multidisciplinar e em parceria com órgãos públicos e ONGs.
SALÁRIO:
O profissional contará com rendimentos compatíveis com o mercado, com ajuda alimentação, plano de saúde e odontológico, seguro de vida coletivo e em regime de CLT.
PROCESSO DE SELEÇÃO:
Os candidatos devem enviar currículo por e-mail, manifestando a sua pretensão salarial.
Os pré-selecionados serão convocados para entrevista.
Não serão aceitos currículos enviados sem pretensão salarial.
Os candidatos deverão enviar currículo até dia 24/08/2012 para o e-mail: rh@itpa.org.br
Indicar CARGO PRETENDIDO no campo assunto (no e-mail)

Auxiliar de Coordenação Geral I (2 Vagas)
DESCRIÇÃO DO CARGO:
O (A) profissional contratado para o cargo desenvolverá as atividades no Estado do Rio de Janeiro. Um ficará sediado na sede do ITPA e o outro na Sede do Instituto Estadual do Ambiente – INEA. Ambos deverão fazer visitas periódicas às Unidades de Conservação envolvidas no projeto. Suas atribuições estarão relacionadas ao planejamento, desenvolvimento e execução do projeto FORTALECIMENTO E IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DO USO PÚBLICO PARA O INCREMENTO DA VISITAÇÃO NOS PARQUES ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO.
O Auxiliar de Coordenação Geral atuará diretamente em conjunto com a Coordenação Geral do ITPA, DIBAP/GEPRO e equipes das Unidades de Conservação. Suas atividades deverão ser desenvolvidas na sede da contratada, no INEA e nas Unidades de Conservação, bem como seu entorno. As atividades principais terão como foco a visitação, desenvolvendo e garantindo o planejamento e a implementação de ações de campo e o monitoramento das metas e atividades previstas no projeto, assim como, a sistematização e a difusão dos resultados, métodos e tecnologias utilizadas.
FUNÇÕES / ATIVIDADES:
- Auxiliar a Coordenação executiva nas atividades planejadas no âmbito do projeto;
- Relacionamento institucional com parceiros e visitantes da Unidade de Conservação;
- Organização e realização de Cursos, Oficinas e Encontros que tenham por objetivo informar, capacitar e promover o planejamento participativo com atores locais;
- Organizar e participar de atividades conjuntas da equipe do projeto (reuniões de avaliação, planejamento, etc.);
- Coordenar e orientar o dimensionamento e a manutenção de equipamentos necessários ao cumprimento das atividades;
- Realizar e contribuir para a sistematização de informações para a composição de relatórios;
- Produzir relatórios de cumprimento de atividades;
- Contribuir com o desenvolvimento institucional do ITPA.
ACOMPANHAMENTO:
O profissional contratado receberá acompanhamento direto por parte da diretoria técnica do ITPA, assim como pela equipe de trabalho constituída pelos parceiros institucionais dos projetos.
REQUISITOS DESEJÁVEIS PARA O CARGO:
- formação profissional superior na área de turismo, geografia, biologia, agronomia ou áreas afins;
- desejável pós-graduação;
- experiência comprovada em turismo e áreas naturais protegidas;
- experiência com coordenação de projetos multidisciplinares;
- conhecimento e habilidade com pacote MS Office®;
- conhecimento sobre legislação ambiental, em especial o Sistema Nacional de Unidades de Conservação;
- conhecimento de planejamento ambiental;
- capacidade de bom relacionamento com pessoas e resolução de conflitos;
- Iniciativa, senso de responsabilidade e capacidade de tomar decisões;
- disciplina, detalhismo e organização para realizar tarefas em simultaneidade;
- interesse pela área ambiental;
- ter disponibilidade para trabalhar em locais com pouca infraestrutura em atividades externas (viagens);
- disponibilidade para trabalhar nos finais de semana, em esquema de plantões, quando necessário;
- pró-atividade;
- habilidade para produção de textos, análises gráficas e relatórios;
- facilidade em trabalhar em equipe multidisciplinar e em parceria com órgãos públicos e ONGs;
- Inglês fluente;
SALÁRIO:
R$ 4.000,00 (Quatro mil reais)
O profissional contará com ajuda alimentação, plano de saúde e odontológico, seguro de vida coletivo e em regime de CLT.
PROCESSO DE SELEÇÃO:
Os candidatos devem enviar currículo por e-mail.
Os pré-selecionados serão convocados para entrevista.
Os candidatos deverão enviar currículo até dia 24 de agosto de 2012 para e-mail: rh@itpa.org.br
Indicar CARGO PRETENDIDO no campo assunto (no e-mail)

Auxiliar de Campo de Coordenação Geral (4 Vagas)
DESCRIÇÃO DO CARGO:
O (A) profissional contratado para o cargo desenvolverá as atividades no Estado do Rio de Janeiro, sediado na sede da contratada ou na sede do INEA. Eventualmente poderão ter de realizar atividades nas Unidades de Conservação listadas no projeto. Suas atribuições estarão relacionadas ao planejamento, desenvolvimento e execução do projeto FORTALECIMENTO E IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DO USO PÚBLICO PARA O INCREMENTO DA VISITAÇÃO NOS PARQUES ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO.
O Auxiliar de Campo da Coordenação Geral atuará diretamente em conjunto com a Coordenação Geral ITPA, DIBAP/GEPRO e equipes das Unidades de Conservação. Suas atividades deverão ser desenvolvidas na sede da contratada e do INEA com foco no monitoramento da visitação, desenvolvendo e garantindo o planejamento e a implementação de ações de campo e o monitoramento das metas e atividades previstas no projeto, assim como, a sistematização e a difusão dos resultados, métodos e tecnologias utilizadas.
FUNÇÕES / ATIVIDADES:
- Auxiliar a Coordenação executiva nas atividades planejadas no âmbito do projeto;
- Relacionamento institucional com parceiros e visitantes da Unidade de Conservação;
- Interagir diretamente com os Auxiliares de Coordenação Geral;
- Participar do planejamento e manejo de trilhas e interpretação ambiental de atrativos;
- Participar e apoiar a organização e realização de Cursos, Oficinas e Encontros que tenham por objetivo informar, capacitar e promover o planejamento participativo com atores locais;
- Participar de atividades conjuntas da equipe do projeto (reuniões de avaliação, planejamento, etc.);
- Coordenar e orientar o dimensionamento e a manutenção de equipamentos necessários ao cumprimento das atividades;
- Realizar e contribuir para sistematização de informações para a composição de relatórios;
- Realizar e apoiar atividades administrativas em geral;
- Produzir relatórios de cumprimento de atividades;
- Contribuir com o desenvolvimento institucional do ITPA.
ACOMPANHAMENTO:
O profissional contratado receberá acompanhamento direto por parte da diretoria técnica do ITPA, assim como pela equipe de trabalho constituída pelos parceiros institucionais dos projetos.
REQUISITOS DESEJÁVEIS PARA O CARGO:
- formação profissional técnica ou superior na área de turismo, administração, geografia, biologia, agronomia ou áreas afins;
- Experiência em atividades de secretariado;
- conhecimentos sobre turismo e gestão de áreas naturais protegidas;
- conhecimento e habilidade com pacote MS Office®;
- experiência em elaboração de formulários, banco de dados;
- capacidade de bom relacionamento com pessoas e resolução de conflitos;
- Iniciativa, senso de responsabilidade e capacidade de tomar decisões;
- disciplina, detalhismo e organização para realizar tarefas em simultaneidade;
- interesse pela área ambiental;
- ter disponibilidade para trabalhar em locais com pouca infraestrutura em atividades externas (viagens);
- disponibilidade para trabalhar nos finais de semana, em esquema de plantões, quando necessário;
- pró-atividade;
- habilidade para produção de textos, análises gráficas e relatórios;
- facilidade em trabalhar em equipe multidisciplinar e em parceria com órgãos públicos e ONGs.
SALÁRIO:
R$ 2.500,00 (Quatro mil reais)
O profissional contará com ajuda alimentação, plano de saúde e odontológico, seguro de vida coletivo e em regime de CLT.
PROCESSO DE SELEÇÃO:
Os candidatos devem enviar currículo por e-mail.
Os pré-selecionados serão convocados para entrevista.
Os candidatos deverão enviar currículo até dia 24 de agosto de 2012 para e-mail: rh@itpa.org.br
Indicar CARGO PRETENDIDO no campo assunto (no e-mail)

Coordenador de Campo (12 vagas)
Unidade de Conservação – Vagas
Parque Estadual da Pedra Branca – PEPB (01)
Parque Estadual da Serra da Tiririca – PESET (01)
Parque Estadual da Ilha Grande – PEIG (01)
Parque Estadual da Costa do Sol – PECS (01)
Parque Estadual Cunhambebe – PEC (01)
Parque Estadual dos Três Picos – PETP (01)
Parque Estadual da Serra da Concórdia – PESC (01)
Parque Estadual do Desengano – PED (01)
Reserva Ecológica da Juatinga – REJ (01)
Reserva Biológica de Araras – RBA (01)
Reserva Biológica de Guaratiba – RBG (01)
Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba – EEEG (01)
DESCRIÇÃO DO CARGO:
O (A) profissional contratado para o cargo desenvolverá as atividades no Estado do Rio de Janeiro, sediado nas Unidades de Conservação supra listadas. Suas atribuições estarão relacionadas ao planejamento, desenvolvimento e execução do projeto FORTALECIMENTO E IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DO USO PÚBLICO PARA O INCREMENTO DA VISITAÇÃO NOS PARQUES ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO.
O Coordenador de Campo atuará diretamente em conjunto com a Coordenação Geral ITPA, DIBAP/GEPRO e equipes das Unidades de Conservação. Suas atividades deverão ser desenvolvidas nas Unidades de Conservação e seu entorno com foco na visitação, desenvolvendo e garantindo o planejamento e a implementação de ações de campo e o monitoramento das metas e atividades previstas no projeto, assim como, a sistematização e a difusão dos resultados, métodos e tecnologias utilizadas.
FUNÇÕES / ATIVIDADES:
Gerais:
- Coordenação executiva das atividades planejadas no âmbito do projeto;
- Relacionamento institucional com parceiros e visitantes da Unidade de Conservação;
- Participar e apoiar a organização e realização de Cursos, Oficinas e Encontros que tenham por objetivo informar, capacitar e promover o planejamento participativo com atores locais;
- Participar de atividades conjuntas da equipe do projeto (reuniões de avaliação, planejamento, etc.);
- Coordenar e orientar o dimensionamento e a manutenção de equipamentos necessários ao cumprimento das atividades;
- Realizar e contribuir para a sistematização de informações para a composição de relatórios;
- Produzir relatórios de cumprimento de atividades;
- Contribuir com o desenvolvimento institucional do ITPA.
Específicas:
- Elaboração de planos estratégicos emergenciais de uso público;
- Orientação e capacitação de guarda-parques dos procedimentos de uso público;
- Ações do programa de voluntariado e guias e condutores;
- Ações junto aos usuários do parque (controle, cadastro, perfil e satisfação de guias, condutores, empresas e demais visitantes e ações para interação com os mesmos);
- Ações de planejamento e manejo de trilhas;
- Ações de interpretação ambiental (com escolas do entorno, universidades, visitantes, etc.);
- Ações de comunicação social do parque (divulgação do parque);
- Ações de relacionamento com o trade turístico;
- Ações das câmaras técnicas de turismo do conselho consultivo do parque;
- Alimentação do banco de dados;
- Relatório com dados mensais e cumulativos das ações executadas.
ACOMPANHAMENTO:
O profissional contratado receberá acompanhamento direto por parte da diretoria técnica do ITPA, assim como pela equipe de trabalho constituída pelos parceiros institucionais dos projetos.
REQUISITOS DESEJÁVEIS PARA O CARGO:
- formação profissional superior na área de turismo, geografia, biologia, agronomia ou áreas afins;
- pós-graduação;
- experiência comprovada em turismo e áreas protegidas;
- conhecimento sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação
- conhecimento sobre Uso Público (visitação, manejo de trilhas, turismo, recreação, etc.)
- experiência com coordenação de projetos multidisciplinares;
- conhecimento e habilidade com pacote MS Office®;
- conhecimento de planejamento ambiental;
- capacidade de bom relacionamento com pessoas e resolução de conflitos;
- Iniciativa, senso de responsabilidade e capacidade de tomar decisões;
- disciplina, detalhismo e organização para realizar tarefas em simultaneidade;
- interesse pela área ambiental;
- ter disponibilidade para trabalhar em locais com pouca infraestrutura em atividades externas (viagens);
- disponibilidade para trabalhar nos finais de semana, em esquema de plantões, quando necessário;
- pró-atividade;
- habilidade para produção de textos, análises gráficas e relatórios;
- facilidade em trabalhar em equipe multidisciplinar e em parceria com órgãos públicos e ONGs;
- bom condicionamento físico;
- inglês;
- ter domicílio no município da Unidade de Conservação.
SALÁRIO:
R$ 4.000,00 (Quatro mil reais)
O profissional contará com ajuda alimentação, plano de saúde e odontológico, seguro de vida coletivo e em regime de CLT.
PROCESSO DE SELEÇÃO:
Os candidatos devem enviar currículo por e-mail.
Os pré-selecionados serão convocados para entrevista.
Os candidatos deverão enviar currículo até dia 24 de agosto de 2012 para e-mail: rh@itpa.org.br
Indicar CARGO PRETENDIDO e Unidade de Conservação de interesse no campo assunto do e-mail.
Auxiliar de Campo da Coordenação de Campo (3 vagas)
Unidade de Conservação Vagas
Parque Estadual da Pedra Branca – PEPB (01)
Parque Estadual da Serra da Tiririca – PESET (01)
Parque Estadual dos Três Picos – PETP (01)
DESCRIÇÃO DO CARGO:
O (A) profissional contratado para o cargo desenvolverá as atividades no Estado do Rio de Janeiro, sediado nas Unidades de Conservação supra listadas. Suas atribuições estarão relacionadas ao planejamento, desenvolvimento e execução do projeto FORTALECIMENTO E IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DO USO PÚBLICO PARA O INCREMENTO DA VISITAÇÃO NOS PARQUES ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO.
O Auxiliar de Campo do Coordenador de Campo atuará diretamente com o Coordenador de Campo e a Coordenação Geral ITPA, DIBAP/GEPRO e equipes das Unidades de Conservação. Suas atividades deverão ser desenvolvidas nas Unidades de Conservação dos Parque supracitados e seu entorno, com foco na visitação, desenvolvendo e garantindo o planejamento e a implementação de ações de campo e o monitoramento das metas e atividades previstas no projeto, assim como, a sistematização e a difusão dos resultados, métodos e tecnologias utilizadas.
FUNÇÕES / ATIVIDADES:
- Auxiliar a coordenação executiva nas atividades planejadas no âmbito do projeto;
- Relacionamento institucional com parceiros e visitantes da Unidade de Conservação;
- Participar do manejo de trilhas e interpretação ambiental de atrativos;
- Participar e apoiar a organização e realização de Cursos, Oficinas e Encontros que tenham por objetivo informar, capacitar e promover o planejamento participativo com atores locais;
- Participar de atividades conjuntas da equipe do projeto (reuniões de avaliação, planejamento, etc.);
- Coordenar e orientar o dimensionamento e a manutenção de equipamentos necessários ao cumprimento das atividades;
- Realizar e apoiar as equipes das Unidades de Conservação em atividades de manejo de trilhas, sinalização e interpretação ambiental;
- Realizar e contribuir para a sistematização de informações para a composição de relatórios;
- Produzir relatórios de cumprimento de atividades;
- Contribuir com o desenvolvimento institucional do ITPA.
ACOMPANHAMENTO:
O profissional contratado receberá acompanhamento direto por parte da diretoria técnica do ITPA, assim como pela equipe de trabalho constituída pelos parceiros institucionais dos projetos.
REQUISITOS DESEJÁVEIS PARA O CARGO:
- formação profissional superior na área de turismo, geografia, biologia, agronomia ou áreas afins;
- experiência comprovada em turismo e áreas protegidas;
- experiência comprovada em manejo de trilhas e interpretação ambiental;
- bom condicionamento físico;
- conhecimento e habilidade com pacote MS Office®;
- conhecimento de planejamento ambiental;
- capacidade de bom relacionamento com pessoas e resolução de conflitos;
- Iniciativa, senso de responsabilidade e capacidade de tomar decisões;
- disciplina, detalhismo e organização para realizar tarefas em simultaneidade;
- interesse pela área ambiental;
- ter disponibilidade para trabalhar em locais com pouca infraestrutura em atividades externas (viagens);
- disponibilidade para trabalhar nos finais de semana, em esquema de plantões, quando necessário;
- pró-atividade;
- habilidade para produção de textos, análises gráficas e relatórios;
- facilidade em trabalhar em equipe multidisciplinar e em parceria com órgãos públicos e ONGs;
- Inglês;
- ter domicílio no município da Unidade de Conservação.
SALÁRIO:
R$ 2.500,00 (Quatro mil reais)
O profissional contará com ajuda alimentação, plano de saúde e odontológico, seguro de vida coletivo e em regime de CLT.
PROCESSO DE SELEÇÃO:
Os candidatos devem enviar currículo por e-mail.
Os pré-selecionados serão convocados para entrevista.
Os candidatos deverão enviar currículo até dia 24 de agosto de 2012 para e-mail: rh@itpa.org.br
Indicar CARGO e a UNIDADE DE CONSERVAÇÃO pretendidos no campo assunto do e-mail.

Monitor Ambiental (11 vagas)
Unidade de Conservação Vagas
Parque Estadual da Pedra Branca – PEPB (01)
Parque Estadual da Serra da Tiririca – PESET (01)
Parque Estadual da Costa do Sol – PECS (01)
Parque Estadual Cunhambebe – PEC (01)
Parque Estadual dos Três Picos – PETP (01)
Parque Estadual da Serra da Concórdia – PESC (01)
Parque Estadual do Desengano – PED (01)
Reserva Ecológica da Juatinga – REJ (01)
Reserva Biológica de Araras – RBA (01)
Reserva Biológica de Guaratiba – RBG (01)
Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba – EEEG (01)
DESCRIÇÃO DO CARGO:
O (A) profissional contratado para o cargo desenvolverá as atividades no Estado do Rio de Janeiro, sediado nas Unidades de Conservação supra listadas. Suas atribuições estarão relacionadas ao planejamento, desenvolvimento e execução do projeto FORTALECIMENTO E IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DO USO PÚBLICO PARA O INCREMENTO DA VISITAÇÃO NOS PARQUES ESTADUAIS DO RIO DE JANEIRO.
O Monitor atuará em conjunto com a o Coordenador de Campo, o Auxiliar de Coordenação de Campo, o Auxiliar de Coordenação Geral e a Coordenação Geral ITPA bem como o DIBAP/GEPRO e as equipes das Unidades de Conservação. Suas atividades deverão ser desenvolvidas nas Unidades de Conservação e seu entorno com foco na visitação desenvolvendo e garantindo o planejamento e a implementação das ações de campo e o monitoramento das metas e atividades previstas no projeto, assim como, a sistematização e a difusão dos resultados, métodos e tecnologias utilizadas.
FUNÇÕES / ATIVIDADES:
- Executar as atividades planejadas no âmbito do projeto;
- Participar das capacitações e repassar os conhecimentos;
- Relacionamento institucional com parceiros e visitantes da Unidade de Conservação, incluindo recepção, orientação e condução;
- Participar e apoiar a organização e realização de Cursos, Oficinas e Encontros que tenham por objetivo informar, capacitar e promover o planejamento participativo com atores locais e visitantes;
- Participar de atividades conjuntas da equipe do projeto (reuniões de avaliação, planejamento, etc);
- Cooperar com a manutenção de equipamentos necessários ao cumprimento das atividades;
- Realizar e apoiar as equipes das Unidades de Conservação em atividades de manejo de trilhas, sinalização e interpretação ambiental;
- Realizar e contribuir para a sistematização de informações para a composição de relatórios;
- Produzir relatórios de cumprimento de atividades;
- Contribuir com o desenvolvimento institucional do ITPA.
ACOMPANHAMENTO:
O profissional contratado receberá acompanhamento direto por parte da Coordenação técnica do ITPA, assim como pela equipe de trabalho constituída pelos parceiros institucionais dos projetos.
REQUISITOS DESEJÁVEIS PARA O CARGO:
- formação profissional: graduando ou nível técnico;
- conhecimentos de informática com pacote MS Office®;
- experiência comprovada com turismo;
- conhecimentos em conservação da natureza;
- conhecimento da Unidade de Conservação desejada para trabalhar;
- conhecimentos em coleta, tabulação e análise de dados e informações;
- bom condicionamento físico;
- capacidade de bom relacionamento com pessoas e resolução de conflitos;
- facilidade de comunicação e expressão de idéias;
- facilidade de mobilização de pessoas;
- habilidade para receber, orientar e conduzir visitantes;
- Iniciativa, senso de responsabilidade e capacidade de tomar decisões;
- disciplina, detalhismo e organização para realizar tarefas em simultaneidade;
- interesse pela área ambiental;
- ter disponibilidade para trabalhar em locais com pouca infraestrutura em atividades externas (viagens);
- disponibilidade para trabalhar nos finais de semana, em esquema de plantões, quando necessário;
- habilidade para produção de textos, análises gráficas e relatórios;
- facilidade em trabalhar em equipe multidisciplinar e em parceria com órgãos públicos e ONGs;
- ter domicílio no município da Unidade de Conservação.
SALÁRIO:
R$ 1.500,00 (Quatro mil reais)
O profissional contará com ajuda alimentação, plano de saúde e odontológico, seguro de vida coletivo e em regime de CLT.
PROCESSO DE SELEÇÃO:
Os candidatos devem enviar currículo por e-mail.
Os pré-selecionados serão convocados para entrevista.
Os candidatos deverão enviar currículo até dia 24 de agosto de 2012 para e-mail: rh@itpa.org.br
Indicar CARGO PRETENDIDO e Unidade de Conservação de interesse no campo assunto do e-mail.