quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Encontro anual sobre Geotecnologias na Gestão Pública












DATA: 3, 4 e 5  de setembro

LOCAL: Auditório 11, 1° andar, Bloco F - UERJ

Geotecnologias na Gestão Pública objetiva constituir-se em espaço privilegiado para a troca de experiências entre os entes públicos federais, estaduais e municipais.
Gestores e técnicos nas áreas de planejamento, segurança, meio ambiente, saúde, desastres naturais, legislação, energia e outras áreas poderão debater seus projetos, suas idéias, seus avanços e desafios no uso das informações geográficas na gestão de suas respectivas áreas.

Neste ano o evento será dividido em três dias. No primeiro dia teremos mini-cursos com o objetivo de levar capacitação e atualização aos agentes públicos e privados sobre temas recentes da área das Geotecnologias.
No segundo dia ocorrerão seções de palestras com apresentações de cases de órgãos públicos, trazendo casos de sucesso e inovações em assuntos como meio-ambiente, planejamento urbano e rural, fiscalização e regulação, integração de agentes públicos, legislação, entre outros.
No terceiro dia serão debatidos em palestras as tendências, desafios e novas tecnologias da aplicação das Geotecnologias no setor público. Os principais temas serão: tecnologias Web, nova agência espacial brasileira, novos sensores remotos, VANT's, desafios no monitoramento do Brasil em macro ou micro escala.
As inscrições aos dias de palestras são gratuitas, bastando registrar-se por intermédio deste link. Há duas modalidades de inscrição: presencial e pela Web. O evento ocorrerá presencialmente no Auditório 11, localizado no 1° andar do Pavilhão João Lira Filho, UERJ, com capacidade para 240 pessoas. Todo o evento também será transmitido ao vivo pela Web.
Coordenação: Rui Alberto Azevedo dos Santos - rui@uerj.br
Coordenação-Técnica: José Augusto Sapienza Ramos - sapienza@labgis.uerj.br

Programação de Palestras e Minicursos

As inscrições para assistir as palestras são gratuitas e as inscrições nos minicursos possuem
um valor de investimento.

Dias 31 de agosto, 01 e 03 de setembro - Minicursos
Clique no título do curso abaixo para mais informações e inscrições.




Este curso será apenas presencial.
Neste curso de 6 horas, o aluno terá contato com ferramentas de SIG para determinar áreas de proteção permanente (APP), zona de amortecimento, reserva legal e jurisdição do licenciamento com base na extensão e intensidade do impacto ambiental. Saiba mais...


Este curso terá modalidade presencial e online.
Esse curso tem como objetivo discutir e exemplificar mediante a cases didáticos sobre um vasto conjunto de métodos de modelagem e análise espacial para apoio à decisão. Saiba mais...


Este curso terá modalidade presencial e online.
São introduzidas e abordadas tecnologias recentes de sensoriamento remoto como radar, laser escaner, veículos aéreos não tripulados (VANT) e novos sensores ópticos. O curso traz também cases de aplicação dessas tecnologias na gestão pública da área rural e urbana. Saiba mais...

Dia 04 de setembro - Cases da Gestão Pública
As inscrições nas palestras são gratuitas, clique aqui para se inscrever!
09:30 - 10:00 | Credenciamento e Abertura

Retirada do material do participante e cerimônia de abertura.

10:00 - 11:00 | Inovação e Integração dos Agentes Públicos

Na gestão pública envolvendo Geotecnologias é fundamental a inovação e integração entre diversos agentes públicos e privados. Esta seção tratará de exemplos de como alguns grupos estão trabalhando no sentido da integração.
Palestrante:
Luiz Roberto Arueira da Silva - Gerente de Geoprocessamento da Diretoria de Informações da Cidade do Instituto Pereira Passos da Prefeitura do Rio de Janeiro.

11:00 - 12:00 | Segurança, Mobilidade e Saúde - Planejamento de Prefeituras

Como as Geotecnologias podem apoiar o planejamento de grandes centros urbanos em franca expansão em várias dimensões? Principalmente quanto grandes eventos internacionais se aproximam.
Palestrantes:
Marcos Vinicius de Barros Pinheiro - Epidemiologista da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.
João Grand Júnior - Diretoria de Informações da Cidade do Instituto Pereira Passos da Prefeitura do Rio de Janeiro.
12:00 - 13:30 | Almoço


13:30 - 14:30 | Desafios do Monitoramento Socioeconômico no Brasil

O Brasil possui dimensões continentais e 190 milhões de habitantes sobre as realidades mais diversificadas. Como monitorar eficientemente a socioeconomia para subsidiar políticas públicas?
Palestrante:
Miriam Mattos Barbuda - Coordenadora de Estruturas Territoriais do IBGE.

14:30 - 15:30 | Geotecnologias Aplicadas a Área de Energia e de Óleo&Gás

As agências do governo e também distribuidoras se apoiam hoje em sistemas de informações geográficas para monitorar, planejar, fiscalizar e gerir outros processos internos. A ANP e a Light (concessionária de energia em 31 municípios no Estado do Rio de Janeiro) trarão exemplos de como estão se apoiando no uso das Geotecnologias em seus processos.
Palestrantes:
Jocely Brasiliense Roza - Engenheira da Superintendência de Gestão e Obtenção de Dados Técnicos da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
Bruno Ceotto - Analista de Sistemas GIS da Light S.A
15:30 - 16:00 | Coffee Break


16:00 - 17:00 | Desafios no Monitoramento Nacional e Regional do Meio Ambiente

O tema meio-ambiente está cada vez mais em voga na sociedade. Os órgãos de monitoramento já se valem das Geotecnologias para auxiliar no processo de fiscalização, prevenção e projetos de sustentabilidade.
Palestrantes:
Brasiliano Vito Fico - Gerente de Monitoramento Territorial da Coordenadoria de Monitoramento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.
Luiz Gilberto Dall'Igna - Coordenadoria de Operações do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM)

17:00 - 18:00 | Legislação + Geotecnologias

Qual o estágio atual da legislação da área de Cartografia e das Geotecnologias em geral? Como as Geotecnologias podem apoiar a legislação de diversas áreas afins?
Palestrantes:
Moema de Carvalho Augusto - Assistente da Diretora de Geociências do IBGE e Coordenadora do Coordenadora do Grupo de Trabalho de Difusão da Implantação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais
Hesley da Silva Py - Coordenador do Comitê de Implantação da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais

Dia 05 de setembro - Tendências e Novas Tecnologias para a Gestão Pública
As inscrições nas palestras são gratuitas, clique aqui para se inscrever!
09:30 - 10:00 | Credenciamento e Abertura

Retirada do material do participante e cerimônia de abertura.

10:00 - 11:00 | A Nova Política Espacial Brasileira

Recentemente o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) recomendou investimentos no setor espacial. Em paralelo, já está desanhado uma fusão entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O que muda neste setor com esta fusão?
Palestrante:
José Raimundo Coelho - Presidente da Agência Espacial Brasileira

11:00 - 12:00 | Mapeamento das Fronteiras Brasileiras e de Grandes Territórios

A atualização da cartografia no território brasileiro tem sido um projeto buscado por vários órgãos públicos de diversas esferas. Nessa seção serão trazidos os avanços do mapeamento das fronteiras nacionais, da Amazônia e de outros grandes territórios brasileiros.
Palestrantes:
Ten Felipe Ferrari - 5ª DL da Diretoria de Serviço Geográfico do Exército
12:00 - 13:30 | Almoço


13:30 - 15:30 | Soluções de Dados e Serviços Online - GISWeb e Cloud GIS

Hoje a tecnologia Web tem se mostrado importante para o avanço de novas fronteiras tecnologias em soluções com informações geográficas. Os palestrantes vão trazer novidades e soluções envolvendo GISWeb e também Cloud GIS.
Palestrantes:
Fábio Andreotti - Gerente de Vendas Geo & Search da Google Enterprise
Vagner Sacramento - Diretor de P&D&I da Cuia Internet Brasil
Humberto Figliuolo Junior - Gerente de Marketing Vertical para Governo Municipal da Imagem Soluções de Inteligência Geográfica
15:30 - 16:00 | Coffee Break


16:00 - 17:00 | VANT's e Novas Possibilidades

Os veículos aéreos não transportados (VANT) já são uma realidade no mercado brasileiro. Todavia as potencialidades dessa tecnologia ainda não são de conhecimento de todos os profissionais e a legislação brasileira carece de regulamentação específica. Esse e outros pontos serão debatidos nesta seção.
Palestrantes:
Gustavo Galante Streiff - Gerente de Vendas da Santiago&Cintra Consultoria

17:00 - 18:00 | Sensoriamento Remoto em Oceanos e Plataformas Continentais

Com o pré-sal e a constante produção de petróleo offshore, o governo e as empresas necessitam estudar a plataforma continental brasileira. Conheça as tecnologias que estão sendo aplicadas para esse fim.
Palestrantes:
Cristina Maria Bentz - Gerencia de Avaliação e Monitoramento Ambiental do CENPES/Petrobras

As inscrições nas palestras são gratuitas, clique aqui para se inscrever!



Nenhum comentário:

Postar um comentário