quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

É triste ver o descaso com o meio ambiente e com a saúde humana pelo mundo e em nosso país.

A manutenção da qualidade dos corpos d’ água é fundamental para o bem estar da população do entorno ou até mesmo da região que muitas vezes depende econômica ou socialmente deste recurso natural.

Temos aqui no Brasil situações gritantes que nos deixam por vezes desesperançosos achando que não tem solução, mas é tudo questão de alinhar o conhecimento técnico, a vontade da população e o maior desafio: a vontade política.

Sabemos que apesar de a questão ambiental estar ganhando cada vez mais força e espaço na sociedade, ainda não é a prioridade da grande maioria.

Estamos vendo o nosso município criar projetos de revitalização da área portuária e outras áreas hoje abandonadas e marginalizadas. Este momento deveria ser aproveitado para devolver ao Rio de Janeiro os lindos rios que antes compunham a nossa beleza natural.

Segue um exemplo de pleno sucesso que mostra que é sim possível aliar boas práticas de arquitetura, urbanização e recuperação ambiental. O Rio Cheonggyecheon em Seul, Coréia do Sul, passou por um processo de despoluição e vejam o que ele hoje representa à população do entorno.

Na primeira foto nem é possível ver o rio que passa por baixo da rodovia e do viaduto. Nesta ocasião o corpo d’água não era reconhecido pela população como um recurso natural que faz parte do ecossistema onde todos estão inseridos.


Rio Cheonggyecheon, em Seul, na Coréia do Sul antes da demolição do viaduto que cobria o canal


Para chegar a este resultado a prefeitura foi muito ousada demolindo o viaduto e investindo milhões, mas não há como discordar que valeu a pena.
Observem nesta segunda foto o mesmo local, após o projeto de revitalização do rio. Vejam como o local ficou mais bonito e valorizado, proporcionando à população uma área de lazer e a convivência com o recurso natural. Ganha o meio ambiente, mas, sobretudo ganha muito toda a população.
 


Rio Cheonggyecheon, em Seul, na Coréia do Sul, após ser recuperado pela prefeitura do local


SAIBA MAIS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário